Sobre Sobre

O Laboratório de Soldagem do Departamento de Engenharia Mecânica (Soldamat) da Universidade Federal de Pernambuco é um laboratório de ensino e pesquisa na área de soldagem e metalurgia de soldagem, dedicado aos cursos de graduação em Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica e Engenharia Naval e Programas de Pós-graduação pertinentes à sua atuação com o de Engenharia Mecânica.

Suas atividades foram iniciadas em 2017 com a inauguração do Prédio Anexo de Engenharia Mecânica e, apesar disso, já conta com enormes desafios na área de soldagem e metalurgia de soldagem e áreas interrelacionadas, visto que se trata de um campo do conhecimento interdisciplinar.

O espaço conta um equipamento avançado de soldagem multiprocessos permitindo a execução dos processos de soldagem a arco com eletrodo revestido (SMAW), arco metálico com atmosfera gasosa (GMAW), arco tungstênio com atmosfera gasosa (GTAW/TIG), corte a plasma e máquinas de soldagem TIG/eletrodo revestido. Estes processos convencionais estão presentes na indústria metal-mecânica, naval, gás e óleo, automobilística e aeronáutica. Além disso, o laboratório conta com um forno tubular para estudos de cinética de transformações de fases e tratamentos térmicos pré- e pós-soldagem.