- UFPE/
- Institucional/
- Orgãos Suplementares/
- Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB/
- Notícias/
- Chamada de Artigos: Dossiê temático Judith Butler
Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB
- Sobre o SIB
- Biblioteca Central
- Bibliotecas Setoriais
- Laboratório de Acessibilidade - LABC
- E-books e Ferramentas para pesquisa
- Serviços
- Graduação - Ficha eletrônica e Autodepósito de TCC
- Pós-graduação - Ficha catalográfica e Normalização
- Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - BDTD
- Repositório ATTENA
- Portal de Periódicos da UFPE
- Memorial Denis Bernardes
- Notícias
Notícias Notícias
Voltar
Chamada de Artigos: Dossiê temático Judith Butler
Judith Butler: corpos políticos e políticas da linguagem
04/07/2023 15:45 SIB
Judith Butler é notoriamente uma das filósofas mais relevantes da atualidade. Seus trabalhos são influentes nas áreas de estudos de gênero, teoria crítica e filosofia política. De certa forma, é possível dizer que suas reflexões se concentram sobre o dilema do plural. Muito por causa do dilema do plural, Butler aborda questões das diversas minorias que lutam para ocupar o espaço do jogo democrático. Luta que pode assumir a forma de luta pelo direito à vida, luta por ser reconhecível como passível de luto público ou, até mesmo, a luta pelo direito de cantar o estado nação. Ao abordar a luta de diversas minorias, Butler entrecruza linguagem, poder e subjetividade. Tal entrecruzamento denúncia como a linguagem é usada para disciplinar corpos e identidades, reforçando normas e hierarquias sociais, mas também sinaliza para a possibilidade de uso da linguagem de maneira subversiva e contestadora, para desestabilizar as normas e abrir espaço para a diversidade e a liberdade. Nesse sentido, as reflexões butlerianas acabam sendo uma constante defesa da ação emancipatória e da radicalização da democracia.
Com base nesse quadro de conceitos e de problemas, o presente número da Revista Perspectiva Filosófica convida os pesquisadores e pesquisadoras a submeterem artigos a fim de fomentar a discussão sobre o pensamento butleriano.
Tópicos de interesse incluem, mas não se limitam aos seguintes:
Deadline: 30/11/2023
Previsão de publicação: 01/03/2024
As submissões podem ser realizadas diretamente pelo sistema da revista (https://periodicos.ufpe.br/ revistas/ perspectivafilosofica/author/ submit/1), na seção do Dossiê ou pelo e-mail do editor (alberico.sialneto@ufpe.br), seguindo os mesmos critérios de submissão do sistema
Editores convidados:
Albérico Araújo Sial Neto (UFPE) | E-mail: alberico.sialneto@ufpe.br
Reginaldo Clecio dos Santos (UFPB) | E-mail: regiscleciosantos@gmail.com
Com base nesse quadro de conceitos e de problemas, o presente número da Revista Perspectiva Filosófica convida os pesquisadores e pesquisadoras a submeterem artigos a fim de fomentar a discussão sobre o pensamento butleriano.
Tópicos de interesse incluem, mas não se limitam aos seguintes:
- Performatividade de Gênero
- Identidade e Subjetividade
- Teoria Queer
- Política e Ética da Resistência
- Corpo e Materialidade Política
- Radicalização da Democracia
- Emancipação
- Políticas da Linguagem
- Precariedade e Vulnerabilidade
Deadline: 30/11/2023
Previsão de publicação: 01/03/2024
As submissões podem ser realizadas diretamente pelo sistema da revista (https://periodicos.ufpe.br/
Editores convidados:
Albérico Araújo Sial Neto (UFPE) | E-mail: alberico.sialneto@ufpe.br
Reginaldo Clecio dos Santos (UFPB) | E-mail: regiscleciosantos@gmail.com
Data da última modificação: 04/07/2023, 15:47
496 Visualizações