Voltar

Coordenadores da UAB-UFPE participam do Encontro do Fórum Estadual dos Polos UAB de Pernambuco

O evento realizado em Caruaru, reuniu coordenadores e representantes de mais de 20 Polos de apoio presencial, além de coordenadores UAB e adjuntos das Instituições Públicas de Ensino Superior de Pernambuco - IPES/PE, coordenadores de Tutoria, coordenadores de curso e demais agentes do sistema UAB

 

Participantes do Encontro do Fórum Estadual dos Polos UAB de Pernambuco. Foto: Núcleo de Comunicação SPREAD

A Coordenação geral da UAB-UFPE, por meio do coordenador Francisco Kennedy e do coordenador adjunto André Felippe, juntamente com a assistente administrativa UAB, Ana Carolina Carvalho, a comunicadora social UAB, Danielle Lins, a coordenadora do curso de Ciências Biológicas EAD, Simey Magnata, a assistente administrativa do curso, Raíssa Oliveira, e os coordenadores dos Polos associados da UFPE, Augusto Santiago (Polo Vitória de Santo Antão - CAV) e Ana Paula Freitas (Polo Caruaru - CAA), participaram do Encontro do Fórum Estadual dos Polos UAB de Pernambuco – FEPUAB/PE 2022, no último dia 20 de outubro, realizado no auditório da Gerência Regional de Educação do Agreste Centro Norte/GRE, no município de Caruaru. 

Esta edição do Encontro, com o tema “Digo que fico e vou até o final, eu sou Universitário UAB”, teve o objetivo divulgar e (re)elaborar ações de combate à evasão dos cursos ofertados no sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB, no âmbito do estado de Pernambuco, visto que iniciou-se um novo ciclo de ofertas de cursos de acordo com o Edital nº 09/2022 (Capes), e o retorno das atividades após o período pandêmico, necessitando de ações conjuntas para a permanência dos estudantes.

O evento, destinado aos coordenadores de Polos UAB, mantenedores, assistentes à docência, coordenadores UAB e adjuntos das Instituições Públicas de Ensino Superior de Pernambuco - IPES/PE, coordenadores de curso, coordenadores de Tutoria e demais agentes do sistema UAB, reuniu na cerimônia de abertura, presidida pelo presidente do FEPUAB/PE, Wantuir Queiroz, o coordenador geral da UAB-UFPE, Francisco Kennedy, o coordenador geral da UAB-UFRPE, Temístocles Ferreira, a coordenadora dos Polos UAB-PE, Vera Soares, e a coordenadora do Polo Tabira, Lyedja Syméa. 

Após o desfecho da formação da mesa de abertura, ocorreu a palestra do professor Adalberto Teles Marques, doutor em Psicologia Cognitiva pela UFPE, com o tema: “Faça dar certo: a vida é sua”, focada na afetividade da criação do vínculo entre as pessoas. Em seguida, o presidente do FEPUAB/PE, Wantuir Queiroz, fez uma apresentação do cenário do sistema UAB em Pernambuco, com o detalhamento de dados atuais do quantitativo de números de IPES, Polos de apoio presencial, cursos ativos, estudantes matriculados e as previsões de ofertas. 

Palestra "Faça dar certo: a vida é sua" do professor Adalberto Teles Marques. Foto: Núcleo de Comunicação SPREAD

No período da tarde, o coordenador Francisco Kennedy, representando a UAB-UFPE, integrou a formação da Mesa redonda com as IPES do sistema UAB de Pernambuco, composta pelos demais coordenadores Temístocles Ferreira (UAB-UFRPE) e Vitória Ribas (UAB-UPE), com a finalidade de apresentar as ações de combate à evasão e dar espaço para discussões e perguntas entre os participantes. “Uma das questões que precisamos tratar diante da discussão sobre evasão é entender o conceito: O que é evasão? O que é o aluno evadido? Para podermos fazer a intervenção, traçar as estratégias para uma compreensão realmente do assunto. Este é um espaço de diálogo que o Fórum passa a construir a partir dessa temática que eu diria acessória porque é necessário darmos conta de outras; desde a formação do professor à instrumentalização, pois tudo isso está envolvido dentro da construção do conceito de evasão”, esclareceu Francisco Kennedy.

Integrantes da Mesa redonda para discutir as ações de combate à evasão Foto: Núcleo de Comunicação SPREAD

Por fim, a última atividade prevista para o evento antes do encerramento foi a elaboração de um documento, a partir da técnica de Brainstorming (tempestade de ideias), para reunir as ações de combate à evasão já vivenciadas pelos Polos, além das ideias propostas para pré-ingresso, permanência, reintegração e complemento apresentadas pelos participantes. 

FEPUAB-PE
O Fórum Estadual dos Polos UAB de Pernambuco foi criado em julho de 2017, com o objetivo de fortalecer o sistema UAB com a participação ativa dos coordenadores de Polos de apoio presencial para colaborar com a integração de todos os envolvidos na Universidade Aberta do Brasil.

UAB na UFPE
A Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFPE coordena e acompanha as atividades dos cursos ofertados pela Universidade no âmbito do sistema UAB; elabora as diretrizes internas e assessora os coordenadores de cursos na gestão das atividades acadêmicas e administrativas, supervisionando a implantação e desenvolvimento dos cursos a distância nos Polos de apoio presencial. Também, gerencia registros e controles de bolsistas, em conjunto com os coordenadores de cursos, além de fazer a prestação de contas dos recursos descentralizados pela UAB/Capes.

 


Redação: Danielle Lins - comunicadora social 
Facebook: Educação a Distância - UFPE /ufpeead
Instagram: @ufpeead


Contatos Contatos

Biblioteca Central da UFPE, 1º andar
Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária
Recife - PE - CEP: 50670-901

(81) 2126-8631

Biblioteca Central da UFPE, 1º andar
Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária
Recife - PE - CEP: 50670-901

(81) 2126-8631