Comissão de Ética (CET)
Comissão de Ética (CET)
Comissão de Ética lança evento para a comunidade acadêmica da UFPE
A Comissão de Ética da Universidade Federal de Pernambuco (CET-UFPE) realizará, no próximo dia 05 de junho, a Roda de Conversa "Ética e UFPE: desafios éticos nas relações interpessoais no contexto atual". O evento acontecerá no Miniauditório 02 do Centro de Artes e Comunicação (CAC).
A proposta da roda de conversa partiu da observação feita pela CET quanto à natureza das denúncias recebidas. Entendeu-se, então, a necessidade de discutir com a comunidade acadêmica as relações interpessoais e seus rebatimentos éticos.
Para oportunizar as participações do campus do Agreste e do campus de Vitória, o evento será transmitido pelo Canal Oficial da UFPE (https://www.youtube.com/@UFPEoficial).
As inscrições serão feitas virtualmente no momento do evento e, posteriormente, fornecida declaração de participação.
Na programação, estão previstas falas do Magnífico Reitor Alfredo Gomes e da presidenta da Comissão de Ética da UFPE, Karla Monteiro. Em seguida, haverá a roda de conversa com o professor de Design do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), Charles Leite, como mediador, e com a assistente social do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e membro titular da CET, Angela Nascimento, e com o professor de Filosofia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Érico Andrade, como debatedores.
Para maiores informações, diretamente com a CET, através do contato (81) 3879-5988.
CONSAD aprova Regimento Interno da CET
No dia 16 de maio de 2023, a partir das 09:00h, no Auditório "Reitor João Alfredo", o Conselho de Administração da Universidade Federal de Pernambuco se reuniu para deliberar, dentre outros pontos de pauta, sobre o Regimento Interno da Comissão de Ética (CET) da UFPE.
Compareceram, representando a CET, a conselheira e presidente Karla Monteiro e o secretário-executivo Denilson de Santana.
Diante da exposição feita ao pleno pela Comissão de Ética sobre sua natureza e suas atividades, o regimento interno foi apreciado pelos presentes e aprovado por unanimidade. E, no dia 18 de maio, foi publicado no Boletim Oficial da UFPE.
O regimento interno é um documento que estabelece normas para regulamentar o funcionamento da Comissão, como composição, atribuições, reuniões e ritos. A aprovação e publicação deste instrumento é uma conquista para a CET, pois consolida o trabalho de gestão que já vem sendo feito.
Para acessar o Regimento Interno da Comissão de Ética da UFPE, clique aqui.
O que é a CET-UFPE ?
A Comissão de Ética da UFPE é uma equipe que integra o Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal e está administrativamente ligada ao Gabinete do Reitor da Universidade, mas subordinada à Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República. A sua finalidade é orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público.
Quando foi instituída a CET-UFPE ?
Esta comissão foi instituída em 2014 com o trabalho incansável do Professor José Policarpo Júnior, desbravador inquieto que se dedicou diuturnamente para construir os seus alicerces importantes, posicionar seus direcionamentos e angariar voluntários para esta tarefa inicial.
Quais as funções da Comissão de Ética?
Educativa, consultiva, preventiva, conciliatória e apuradora.
Como ela é composta?
É composta por 6 (seis) membros, 3 (três) titulares e 3 (três) suplentes, escolhidos e designados pelo Reitor dentre os servidores da UFPE, de reconhecida idoneidade moral e reputação ilibada.
Quem pode procurar a Comissão de Ética?
Qualquer cidadão, agente público, pessoa jurídica de direito privado, associação ou entidade de classe que deseje a apuração de infração ética imputada a agente público, órgão ou setor específico de ente estatal.
Quando procurar?
Quando houver suposta infração ética promovida por algum agente público, órgão ou setor específico.
Como fazer uma denúncia à Comissão de Ética?
A denúncia pode ser encaminhada por meio eletrônico, via postal ou ser protocolada diretamente na sede da Comissão de Ética.
O que deve conter numa denúncia?
- A descrição clara e objetiva da conduta; (Evitar julgamentos prévios);
- Indicação do autor da conduta que se suponha infracional;
- A apresentação dos elementos de prova ou indicação de onde podem ser encontrados;
A decisão final sobre a investigação de conduta ética pode resultar em arquivamento, censura, recomendação ou em acordo de conduta pessoal e profissional (ACPP).
Contato:
E-MAIL: cet@ufpe.br
SITE: www.ufpe.br/cet
TELEFONE / WHATSAPP: (81) 3879.5988