Navegação Navegação

Mestrado
O Programa de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB), Conceito 4 - CAPES, se destaca por ser uma ação voltada à formação de professores que atuam no ensino fundamental, médio e na educação de jovens e adultos. Visa o aprimoramento das atividades dos referidos professores na educação de cidadãos sensíveis ao seu papel no contexto socioambiental. Este programa conta com a participação de 9 instituições de ensino superior, sendo coordenado pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (Rede PROFCIAMB: www.profciamb.eesc.usp.br/).
23/12/2020 - Edital de Seleção Discente 2021 [PUBLICADO] - Inscrições em Janeiro
15/10/2020 - Edital de Credenciamento Docente 2021-2024
13/10/2020 - Calendário Disciplinas 2020.2 - Encontros Síncronos
28/09/2020 - Preparação para o Semestre 2020.2 [Em breve, calendário detalhado]
31/08/2020 - Início dos Trabalhos da Comissão de Auto-Avaliação PROFCIAMB/UFPE
19/08/2020 - Diálogo com a Turma 2019: 27/08/2020 | 14h - Informações
09/07/2020 - A disciplina de "Planejamento de Projetos em Educação Ambiental (PPEA)" gerará créditos de carbono
Edital 2021
Edital Publicado - Aqui
Formulário de Isenção de Taxa de Inscrição - Até 25 de janeiro de 2021
Resultado da Isenção de Taxa de Inscrição - 26 de janeiro de 2021
Formulário de Inscrição - Inscrições de 11 a 31 de janeiro de 2021
Bibliografia Básica [Avaliação de Conhecimento (NA)]
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação. 2018.
CAPES. Produção Técnica. Brasília: CAPES. 2019.
UN - UNITED NATIONS. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. New York: UN. 2015.
Orientadores vs. Vagas
ADRIANE PEREIRA WANDENESS (1 vaga)
ALINEAUREA FLORENTINO SILVA (1 vaga)
BRUNO SEVERO GOMES (1 vaga)
DIJANAH COTA MACHADO (1 vaga)
CECILIA PATRÍCIA ALVES COSTA (1 vaga)
HELOTONIO CARVALHO (1 vaga)
JARCILENE SILVA DE ALMEIDA (1 vaga)
KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO (1 vaga)
LAURA MESQUITA PAIVA (1 vaga)
LUCIVÂNIO JATOBÁ DE OLIVEIRA (1 vaga)
MARIA APARECIDA GUILHERME DA ROCHA (1 vaga)
OTACILIO ANTUNES SANTANA (1 vaga)
PAULO EUZÉBIO CABRAL FILHO (1 vaga)
RANYÉRE SILVA NÓBREGA (1 vaga)
THAIS EMANUELLE MONTEIRO DOS SANTOS SOUZA (1 vaga)
VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA (1 vaga)
WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARAES (1 vaga)
TURMA 2019
Defesas - até 26/02/2021
TURMA 2020
Qualificação - até 30/04/2021
TURMA 2021
Aula Inaugural - até 04/03/2021
Área de Avaliação da CAPES: Ciências Ambientais
Área de Concentração: Ensino das Ciências Ambientais
Envolvendo pesquisas em diferentes procedimentos e metodologias do ensino de ciências ambientais, a área de concentração Ensino de Ciências Ambientais propõe reunir linhas de pesquisa articuladas aos saberes, processos e práticas pedagógicas no ensino médio e fundamental, permeando estudos em diferentes concepções, sejam práticas, sejam teóricas, formais ou não formais. As pesquisas e o ensino no contexto desta proposta versarão sobre aspectos relativos aos sistemas naturais proporcionando conhecimentos acerca de suas dinâmicas, bem como relativos aos impactos das atividades antrópicas no ambiente natural e estratégias de adequação ambiental.
Recursos naturais e tecnologia
Esta linha de atuação investiga os processos de ensino e aprendizagem em ciências ambientais, relacionando as práticas formativas e suas conexões com a caracterização e compreensão do meio ambiente e os usos múltiplos dos recursos naturais, voltados à reflexão sobre as relações de apropriação dos bens naturais e as possibilidades de construção de sociedades sustentáveis. As pesquisas relacionadas à esta temática devem ter associação com a praxis pedagógica, culminando em melhoria e inovação no processo de ensino-aprendizagem, levando à reflexão-ação. Contempla pesquisas sobre os sistemas e tecnologias ambientais e os processos associados, abordando temas como água, solo, ar, clima, energia, geobiodiversidade, usos múltiplos de recursos naturais, construções sustentáveis, entre outros. Os projetos inseridos na Linha de Atuação 1: Recursos Naturais e Tecnologia irão de forma geral investigar como o ensino sobre os recursos naturais, seus impactos e formas de mitigação estão sendo inseridos e operacionalizados no ensino básico, sejam em atividades dentro da sala de aula, nos laboratórios ou em atividades de campo. Também irão investigar e desenvolver ferramentas, procedimentos, guias para que fomentar e ampliar a inserção do tema desta Linha de Atuação. Assim, os diversos projetos incluem melhorias e inovações em atividades e experiências para ambientes de laboratórios, material para uso em sala de aula, bem como aprimoramento e desenvolvimento de atividades de campo que fortaleçam o ensino das ciências ambientais.
Ambiente e sociedade
Esta linha de atuação investiga os processos de ensino e aprendizagem em ciências ambientais, relacionando as práticas formativas e suas conexões com a questão do desenvolvimento e seus impactos no ambiente e sociedade, de forma a contribuir na melhor identificação de fatores determinantes da degradação ambiental associada com a perda da qualidade ambiental e de vida. As pesquisas voltadas à esta temática devem estar associadas com a praxis pedagógica, culminando em reflexões e ações sobre a temática, bem como em melhoria e inovação no processo de ensino-aprendizagem. Contempla pesquisas sobre padrões de consumo e produção, e sua influência na qualidade ambiental e nas relações sociais, caracterização de seus impactos, gestão de conflitos socioambientais e participação social, bem como a institucionalização de uma cultura de sustentabilidade. Os projetos inseridos na Linha de Atuação 2: Ambiente e Sociedade irão de forma geral investigar como o ensino da gestão dos recursos naturais nos aspectos das políticas ambientais, participação em conselhos de meio ambiente e desenvolvimento, e diversos outros instrumentos e suas interfaces com a questão dos padrões de consumo e de produção da sociedade, analisando de que forma estão sendo inseridos e operacionalizados no ensino básico, sejam em atividades dentro da sala de aula, nos laboratórios ou em atividades de campo. Também irá investigar e desenvolver ferramentas, procedimentos, guias para fomentar e ampliar a inserção do tema desta Linha de Atuação. Os diversos projetos incluem melhorias e inovações em atividades e experiências para uso em sala de aula, bem como aprimoramento e desenvolvimento de atividades de campo que fortaleçam o ensino das ciências ambientais.
ADRIANE PEREIRA WANDENESS - adriane.wandeness@ufpe.br
ALINEAUREA FLORENTINO SILVA - alineaurea2012@hotmail.com
BRUNO SEVERO GOMES - bruno.severo@ufpe.br
DIJANAH COTA MACHADO - dijanah.machado@ufpe.br
CECILIA PATRÍCIA ALVES COSTA - cecilia.costa@ufpe.br
HELOTONIO CARVALHO - helotonio.carvalho@ufpe.br
JARCILENE SILVA DE ALMEIDA - jarcilene.almeida@ufpe.br
KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO - aquino@ufpe.br
LAURA MESQUITA PAIVA - laura.paiva@ufpe.br
LUCIVÂNIO JATOBÁ DE OLIVEIRA - lucivanio.oliveira@ufpe.br
MARIA APARECIDA GUILHERME DA ROCHA - maria.guilherme@ufpe.br
OTACILIO ANTUNES SANTANA - otacilio.santana@ufpe.br
PAULO EUZÉBIO CABRAL FILHO - paulo.euzebio@ufpe.br
RANYÉRE SILVA NÓBREGA - ranyere.nobrega@ufpe.br
THAIS EMANUELLE MONTEIRO DOS SANTOS SOUZA - thais.monteirosantos@ufpe.br
VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA - valeria.ocosta@ufpe.br
WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARAES - walma.guimaraes@ufpe.br
V Seminário Regional de Formação Profissional em Meio Ambiente e Recursos Hídricos
FlashBack 2020
FlashBack 2019
FlashBack 2018
FlashBack 2017

Corpo Discente
Corpo Discente
Turma 2020
Turma 2019
Turma 2018
André Luiz Ferreira Dantas de Melo - andrelfdmel@gmail.com
Orientadora: Kátia Aparecida da Silva Aquino
Ezequiel França dos Santos - ezequielsantosgeo@gmail.com
Orientadora: Valéria Sandra de Oliveira Costa
Co-Orientador: Otacilio Antunes Santana
Eliude Maria de Melo - eliudemello@gmail.com
Orientadora: Cecília Patrícia Alves Costa
Co-Orientador: Otacilio Antunes Santana
Klyvia Leuthier dos Santos - klyvia14@hotmail.com
Orientadora: Walma Nogueira Ramos Guimaraes
Cristiane Jussara da Silva - cris.jussara@hotmail.com
Orientador: Helotonio Carvalho
Co-Orientadora: Kátia Aparecida da Silva Aquino
Susana Carvalho de Souza - susana07@yahoo.com.br
Orientador: Otacilio Antunes Santana
Álison Bruno da Silva Santos - alisonbssantos@gmail.com
Orientadora: Laura Mesquita Paiva
Vilmar da Silva Nascimento - vsn6@msn.com
Orientador: Paulo Euzébio Cabral Filho
Co-Orientadora: Valéria Sandra de Oliveira Costa
Marcílio Ricardo Valeriano Ferreira - marcilioferreira.bio@gmail.com
Orientador: Ranyére Silva Nóbrega
Co-Orientadora: Cecília Patrícia Alves Costa
Fabiana do Carmo Santana - santanafcr@gmail.com
Orientadora: Jarcilene Silva de Almeida Cortez
Co-Orientador: Otacilio Antunes Santana
Xênia de Santana Alves - xd.alves@hotmail.com
Orientadora: Adriane Pereira Wandeness
Co-Orientadora: Walma Nogueira Ramos Guimaraes
Bruno Marcelo Lardião de Souza - lardiao@gmail.com
Orientadora: Alineaurea Florentino Silva
Eduardo Gomes da Silva - edwardevangelico@hotmail.com
Orientador: Otacilio Antunes Santana
Victor Hugo Moreira de Lima - victor.hg.ml@hotmail.com
Orientadora: Thais Emanuelle Monteiro dos Santos
Co-Orientador: Otacilio Antunes Santana
Felipe Conceição Aragão Pereira - felipearagao10@hotmail.com
Orientadora: Walma Nogueira Ramos Guimaraes
Henágio José da Silva - henagio.silva@ipa.br
Orientadora: Alineaurea Florentino Silva
Co-Orientador: Lucivânio Jatobá de Oliveira
Turma 2017
Claudiane Ferreira dos Santos Rocha - clau.ane@gmail.com
Orientador: Ranyere da Silva Nóbrega
Maciara Gomes Leite da Silva maciaragomes@bol.com.br
Orientadora: Valéria Sandra de Oliveira Costa
Co-Orientador: Cláudio Jorge Moura Castilho
Rárimilkrai Lima de Morais rarik.lima@hotmail.com
Orientadora: Weronica Meira de Souza
Co-Orientadora: Valéria Sandra de Oliveira Costa
Myllena Matias da Silva myllebep@hotmail.com
Orientadora: Patrícia Smith Cavalcante
Raquel Bernardo de Melo raquelbernardom@gmail.com
Orientador: Otacilio Antunes Santana
Orientadora: Katia Viana Cavalcante - UFAM
José Antônio Bezerra de Oliveira j.antoniobezerra@gmail.com
Orientador: Paulo Tadeu Ribeiro de Gusmão
Co-Orientadora: Kátia Aparecida da Silva Aquino
Giselly de Andrade Alencar Cairrão gsllaa@hotmail.com
Orientadora: Valéria Sandra de Oliveira Costa
Co-Orientadora: Patrícia Smith Cavalcante
Iraci Kátia Saueressig Souza iraci.saueressig@gmail.com
Orientadora: Laura Mesquita Paiva
Co-Orientador: Lucivânio Jatobá de Oliveira
Carla Valéria de Miranda Costa Duarte carlavmcduarte@hotmail.com
Orientador: Otacilio Antunes Santana
Adilson Francisco da Silva adilfs@hotmail.com
Orientadora: Alineaurea Florentino Silva
Co-Orientador: Lucivânio Jatobá de Oliveira
Clodoaldo de Lima aldomblima@gmail.com
Orientador: Otacilio Antunes Santana
Misael José da Silva misaellogistica@hotmail.com
Orientadora: Josicleda Domiciano Galvincio
Co-Orientadora: Valéria Sandra de Oliveira Costa

Infraestrutura e Espaços de Atuação
Infraestrutura e Espaços de Atuação
Administrativa
Secretaria do PROFCIAMB - Local: Centro de Biociências (UFPE)
Salas de Aula
Sala de Aula do PROFCIAMB - Local: Centro de Biociências (UFPE)
Coordenadoria de Ensino de Ciências do Nordeste (CECINE)
Laboratórios
Biofísica Ambiental - Departamento de Biofísica e Radiobiologia (UFPE)
Espaço Ciência | Museu Interativo de Ciência - Olinda PE
Laboratório de Interações Multitróficas - Departamento de Botânica (UFPE)
Laboratório de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento (UFPE)
Laboratório de Biofísica Química (UFPE)
Centro de Pesquisa Ageu Magalhães - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-UFPE)
Núcleo Sociedade e Natureza (UFPE)
Embrapa Semiárido
Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA)
INCT-Herbário Virtual da Flora e dos Fungos (INCT Flora Brasil)
Herbário UFP - Geraldo Mariz
Laboratório de Pesquisa e Prática em Educação, Metodologias e Tecnologias (UFPE)
Espaços de Atuação Profissional
Colégio de Aplicação da UFPE (Recife - PE)
Casa Padre Melotto (Recife - PE)
Colégio Anglo Líder (Camaragibe)
Colégio Pentecostal (Cabo de Santo Agostinho - PE)
Colégio Sagrado Coração (Caruaru - PE)
EMTI Professor José da Costa Porto (Recife - PE)
EREM Alberto Tôrres (Recife - PE)
EREM João Bezerra (Brasília Teimosa)
EREM Justa Barbosa de Sales (Vertente do Lério-PE)
EREM Luiz Alves da Silva (Santa Cruz do Capibaribe - PE)
Erem Maestro Nelson Ferreira (Paulista – PE)
Erem Prof. Agamenon Magalhães (Recife - PE)
EREM Professora Eurídice Cadaval Gomes (Itapissuma - PE)
EREM Tristão Ferreira Bessa (Lagoa de Itaenga - PE)
Escola Antônio Correia da Silva e Escola Marechal Costa e Silva (Olinda - PE)
Escola Estadual Cacilda Almeida (Pesqueira - PE)
Escola Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva (Recife - PE)
Escola Estadual Professor Felisberto Carvalho (Caruaru - PE)
Escola Estadual Professor Nelson Chaves (Camaragibe - PE)
Escola Estadual Zequinha Barreto (Jaboatão dos Guararapes - PE)
Escola Municipal Compostor Capiba e Escola Municipal Pro Menor (Recife - PE)
Escola Municipal de Artes João Pernambuco (Recife - PE)
Escola Municipal Hugo Gerdau (Recife - PE)
Escola Municipal José Inácio Cavalcanti da Silva (Brejo M. Deus - PE)
Escola Poeta Manuel Bandeira (Recife - PE)
Espaço Ciência (Olinda - PE)

Projetos Estruturantes - Grupos de Pesquisa
Projetos Estruturantes - Grupos de Pesquisa
1) Tecnologias e mídia na Educação
Este projeto estruturante apresenta os seguintes objetivos, a partir das pesquisas interdisciplinares geradas no PROFCIAMB: 1. Mapear e gerar dados estatísticos inerentes as questões socioambientais de diversos recortes espaciais brasileiros. 2. Elaborar Museus Virtuais, com catalogação de bens naturais (fauna e flora) com base no levantamento de geoinformações e com a entrada de dados aberta. 3. Construir jogos e mídias que auxiliem o profissional no ensino das Ciências Ambientais. 4. Utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) capazes de melhorar a relação ensino e aprendizagem no que concerne ao ensino das Ciências Ambientais na educação básica e em espaços não-formais nas diversas regiões do país. 5. Expor os materiais produzidos nas escolas (feiras de ciências e outros espaços), de modo que possa proporcionar melhorias na qualificação e nas condições de trabalho do professor.
KATIA APARECIDA DA SILVA AQUINO [Grupo de Pesquisa CNPq: GEPAS-Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Aprendizagem Significativa]
WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARAES [Grupo de Pesquisa CNPq: Grupo de Estudos em Novas Tecnologias e Educação - GENTE]
2) Escolas Sustentáveis
Este projeto estruturante proporcionará um olhar integrado e diferenciado para o papel da escola (gestores, comunidade escolar, colaboradores) enquanto instituição na busca pela sustentabilidade e tem como objetivos: 1. Estimular a busca de alternativas com base na Ecotécnica capazes de tornar o ambiente escolar sustentável e proporcionar um melhor nível educacional para os alunos; 2. Utilizar materiais recicláveis e reutilizáveis para diversas atividades educativas e de pesquisa; 3. Criar espaços educadores sustentáveis para promover a sustentabilidade da escola (hortas, projetos de captação de água da chuva, projetos de reciclagem, dentre outros); 4. Promover atividades e produção de recursos que possam contribuir para diminuir o desperdício de energia, água, materiais e alimentos. 5. Elaboração e aplicação da Agenda 21 da escola.
ADRIANE WANDEWESS PEREIRA [Grupo de Pesquisa CNPq: Invertebrados Marinhos e Estuarinos]
JARCILENE SILVA DE ALMEIDA [Grupo de Pesquisa CNPq: METAs: Metabolismo Secundário Vegetal]
THAIS EMANUELLE MONTEIRO DOS SANTOS [Grupo de Pesquisa CNPq: Manejo Agro-ambiental de Água e Solo]
VALERIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA [Grupo de Pesquisa CNPq: SERGEO-Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento]
3) Comunidades, Saúde e Ambiente
Considerando as inter-relações entre a qualidade ambiental e de saúde da comunidade, este projeto estruturante tem como base estabelecer estudos e pesquisas que visem promover a construção e a efetivação do desenvolvimento de projetos educacionais interdisciplinares nas instituições escolares e não escolares, estimulando a parceria entre diferentes setores sociais. Assim, tem como objetivos: 1. Proporcionar ações de ensino e pesquisa em comunidades rurais, comunidades ribeirinhas, assentamentos, populações tradicionais e em outros espaços de convivência social, a exemplo dos serviços de saúde pública, transporte, habitação, unidade de conservação. 2. Estimular o processo de alfabetização científica na educação básica a partir de questões socioambientais que repercutem sobre a qualidade ambiental e de vida local, regional ou global. 3. Contribuir com o processo de sensibilização priorizando relação entre escola, comunidade, saúde e ambiente. 4. Produzir materiais didático-pedagógico capazes de contribuir com o processo de sensibilização e conscientização ambiental. 5. Estimular o protagonismo dos sujeitos envolvidos na comunidade escolar.
BRUNO SEVERO GOMES [Grupo de Pesquisa CNPq: Coleção de Culturas de Fungos]
DIJANAH COTA MACHADO [Grupo de Pesquisa CNPq: Biofísica das Membranas]
HELOTONIO CARVALHO [Grupo de Pesquisa CNPq: Poluição e saúde humana]
LAURA MESQUITA PAIVA [Grupo de Pesquisa CNPq: Coleção de Culturas de Fungos]
MARIA APARECIDA GUILHERME DA ROCHA
PAULO EUZEBIO CABRAL FILHO [Grupo de Pesquisa CNPq: Nanotecnologia Biomédica]
4) Instituições e Ambiente
Este projeto estruturante fomenta a elaboração e desenvolvimento de projeto/ações interdisciplinares que envolvam diferentes instituições que trabalhem com a temática ambiental, efetivando parcerias com o PROFCIAMB. Desta forma, tem como objetivos: 1. Produzir protótipos para auxiliar na produção do conhecimento e na busca por soluções que possam minimizar os problemas locais. 2. Construir materiais didáticos capazes de contribuir com o processo de formação cidadã. 3. Desenvolver ações efetivas na busca por soluções sustentáveis em diferentes contextos escalares. 4. Ampliar a parceria instituição e comunidade.
ALINEAUREA FLORENTINO SILVA [Grupo de Pesquisa CNPq: Estruturação e Dinâmica Atual de Paisagens]
LUCIVANIO JATOBA DE OLIVEIRA [Grupo de Pesquisa CNPq: Estruturação e Dinâmica Atual de Paisagens]
RANYERE SILVA NOBREGA [Grupo de Pesquisa CNPq: TROPOCLIMA - Climatologia Tropical]
5) Epistemologia, Diversidade e Formação Humana
Promover a elaboração e desenvolvimento de projetos interdisciplinares com vistas para a alfabetização científica na escola, considerando as reflexões teórico-epistemológicas de valoração humana e ambiental. Neste contexto, tem como objetivos: 1. Inserir tanto na formação do mestrando quanto em diferentes locus de atuação debates acerca das epistemologias, diversidades e formação humana priorizando o exercício da cidadania. 2. Formular o uso de ferramentas didático-pedagógicas para democratizar o processo educativo na busca de reflexões sobre as necessidades e demandas que são impostas aos indivíduos contemporâneos. 3. Buscar ações sustentáveis relativas ao consumismo. 4. Criar espaço de reflexão e ação sobre as diversidades sociais e ambientais no âmbito escolar, fomentando a elaboração de Observatório das Ciências Ambientais no contexto teórico e metodológico da formação.
CECILIA PATRICIA ALVES COSTA [Grupo de Pesquisa CNPq: Sócioeconomia Verde no Bioma Caatinga frente às Mudanças Climáticas - ECOLUME]
OTACILIO ANTUNES SANTANA [Grupo de Pesquisa CNPq: Educometria] @educometry

Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Disciplinas Obrigatórias:
Ambiente, Sociedade e Educação
Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais
Metodologia Científica e Desenvolvimento de Projetos em Educação nas Ciências Ambientais
Disciplinas Eletivas:
Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário
Dinâmica e Avaliação Ambiental
Ecologia e Conservação de Fauna Silvestre
Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Indicadores para Avaliação de Desenvolvimento Sustentável
Mudanças Climáticas e Meio Ambiente
Natureza, Cultura e Territorialidades
Planejamento de Projetos em Educação Ambiental
Transporte Público Urbano e Meio Ambiente
Áreas Naturais Especialmente Protegidas

Próximas Qualificações - Defesas
Próximas Qualificações - Defesas
Defesas
Em breve!

Formulários - Documentos
Formulários - Documentos
Em atualização....

Egressos
Egressos
Dissertações: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30210
01. Clodoaldo de Lima
Título: Pré-Diagnóstico da Esquistossomose no Semiárido: Régua Antropométrica e Aplicativo Colaborativo
Orientador: Otacilio Antunes Santana
Período: 01/03/2017 - 09/07/2018
02. José Antônio Bezerra de Oliveira
Título: Flex-Água: ferramenta para o ensino de água na perspectiva da Aprendizagem Significativa Crítica na Educação Básica
Orientador: Paulo Tadeu Ribeiro de Gusmão
Coorientadora: Kátia Aparecida da Silva Aquino
Período: 01/03/2017 - 30/08/2018
03. Rarikmilkrai Lima de Morais
Título: O uso de aplicativo sobre Aquecimento Global na Educação Básica
Orientadora: Weronica Meira de Souza
Coorientadora: Valéria Sandra de Oliveira Costa
Período: 01/03/2017 - 31/08/2018
04. Misael José da Silva
Título: Acesso aos Recursos Hídricos no Município do Cabo de Santo Agostinho – PE: Construção de Cartilha para Apoio Pedagógico
Orientadora: Josiclêda Domiciano Galvíncio
Coorientadora: Valéria Sandra de Oliveira Costa
Período: 01/03/2017 - 03/12/2018
05. Raquel Bernardo de Melo
Título: Biofísica Ambiental do Semiárido: Quadro Paradidático para Educação Básica
Orientador: Otacilio Antunes Santana
Coorientadora: Katia Viana Cavalcante (UFAM)
Período: 01/03/2017 - 03/12/2018
06. Maciara Gomes Leite da Silva
Título: Água, conhecimento e ação local: cartilha como instrumento de aprendizagem
Orientadora: Valéria Sandra de Oliveira Costa
Coorientador: Cláudio Jorge Moura Castilho (PRODEMA/UFPE)
Período: 01/03/2017 - 03/12/2018
07. Carla Valéria de Miranda Costa Duarte
Título: Educação Patrimonial e Recursos Hídricos: Um guia para os municípios de Olinda e Recife
Orientador: Otacilio Antunes Santana
Período: 01/03/2017 - 03/12/2018
08. Claudiane Ferreira dos Santos Rocha
Título: Torneio Virtual para o Desenvolvimento de Práticas no Ensino sobre a Temática Água
Orientador: Ranyére Silva Nóbrega
Período: 01/03/2017 - 06/12/2018
09. Adilson Francisco Silva
Título: Construção da consciência ambiental com alunos da EREM Tristão Ferreira Bessa, Lagoa de Itaenga – PE, através do processo de desenvolvimento de Calendário Agroambiental
Orientador: Alineaurea Florentino Silva
Coorientador: Lucivânio Jatobá de Oliveira
Período: 01/03/2017 - 21/02/2019
10. Iraci Kátia Saueressig Souza
Título: O uso da Cartilha Digital: “Nosso Capibaribe: Conhecendo para Preservar
Orientadora: Laura Mesquita Paiva
Coorientador: Lucivânio Jatobá de Oliveira
Período: 01/03/2017 - 25/02/2019
11. Giselly de Andrade Alencar Cairrão
Título: Conforto Térmico no Ambiente Escolar: Análise Metacognitiva com aplicação de uma Cortinha Térmica Sustentável
Orientadora: Valéria Sandra de Oliveira Costa
Coorientadora: Patricia Smith Cavalcante
Período: 01/03/2017 - 27/02/2019
12. Myllena Matias da Silva
Título: Aplicativo sobre Água e Saúde: Uma Proposta Educativa
Orientadora: Patricia Smith Cavalcante
Período: 01/03/2017 - 28/02/2019
13. Susana Carvalho de Souza
Título: Curta-Metragem: O paradidatismo teatral no Ensino das Ciências Ambientais
Orientador: Otacilio Antunes Santana
Período: 01/03/2018 - 19/06/2019
14. Ezequiel França dos Santos
Título: História em quadrinhos como recurso didático para conservação das nascentes
Orientadora: Valéria Sandra de Oliveria Costa
Coorientador: Otacilio Antunes Santana
Período: 01/03/2018 - 03/07/2019
15. Henágio José da Silva
Título: Proteção de Brejos de Exposição e Fortalecimento do Processo de Ensino e Aprendizagem em Ciências Ambientais com Uso de Aplicativo para Smartphones
Orientadora: Alineaurea Florentino da Silva
Coorientador: Lucivânio Jatobá de Oliveira
Período: 01/03/2018 - 01/08/2019
16. Cristiane Jussara da Silva
Título: Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o estudo da Água e Poluição Hídrica na Educação Básica
Orientador: Helotonio Carvalho
Coorientadora: Kátia Aparecida da Silva Aquino
Período: 01/03/2018 - 22/08/2019
17. André Luiz Ferreira Dantas de Melo
Título: Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o estudo da Interação Animal com a Poluição Hídrica
Orientadora: Kátia Aparecida da Silva Aquino
Período: 01/03/2018 - 22/08/2019
18. Victor Hugo Moreira de Lima
Título: Roteiro Instrucional para o Ensino das Ciências Ambientais: uma Proposta do Uso da Flexquest para a Educação e a Conservação dos Recursos Hídricos
Orientadora: Thais Emanuelle Monteiro dos Santos Souza
Coorientador: Otacílio Antunes Santana
Período: 01/03/2018 - 30/08/2019
19. Eliude Maria de Melo
Título: Sequências Didáticas para Educação Ambiental: Uma abordagem interdisciplinar no estudo da água
Orientadora: Cecília Patrícia Alves Costa
Coorientador: Otacílio Antunes Santana
Período: 01/03/2018 - 05/11/2019
20. Eduardo Gomes da Silva
Título: Estratégia Educacional com Base na Captação e Reutilização da Água no Ambiente Escolar e Social
Orientador: Otacílio Antunes Santana
Período: 01/03/2018 - 18/12/2019
21. Vilmar da Silva Nascimento
Título: Revitalização de Hortas Escolares com Plantas Medicinais como Cenário Pedagógico
Orientador: Paulo Euzébio Cabral Filho
Coorientadora: Valéria Sandra de Oliveira Costa
Período: 01/03/2018 - 19/12/2019
22. Xênia de Santana Alves
Título: “Águas de um rio”: uso de um aplicativo como ferramenta metodologica ao ensino híbrido
Orientadora: Adriane Pereira Wandeness
Período: 01/03/2018 - 10/01/2020
23. Klyvia Leuthier dos Santos
Título: CAPIBARIBEXP: Uma Experiência Imersiva Gamificada no Desenvolvimento de um Game Educacional sobre Água
Orientadora: Walma Nogueira Ramos Guimarães
Coorientadora: Betânia Cristina Guilherme
Período: 01/03/2018 - 11/02/2020
24. Felipe Conceição Aragão Pereira
Título: Aplicativo educacional nas práticas pedagógicas do Ensino de História e Educação Ambiental
Orientadora: Walma Nogueira Ramos Guimarães
Período: 01/03/2018 - 18/02/2020
25. Alison Bruno da Silva Santos
Título: Multimediação como Objeto de Aprendizagem para Conservação do Rio Ipojuca
Orientadora: Laura Mesquita Paiva
Coorientador: Otacílio Antunes Santana
Período: 01/03/2018 - 27/02/2020
26. Fabiana do Carmo Santana
Título: Espaço Mangal: Plataforma Virtual como Objeto de Ensino de Impactos Antrópicos em Água de Manguezais
Orientadora: Jarcilene Silva de Almeida Cortez
Coorientador: Otacílio Antunes Santana
Período: 01/03/2018 - 28/02/2020
27. Bruno Marcelo Lardião de Souza
Título: Sequência Didática para Ensino de Ciências Ambientais utilizando a infiltração em solo como Tema Norteador
Orientadora: Alineaurea Florentino Silva
Período: 01/03/2018 - 28/02/2020
28. Marcílio Ricardo Valeriano Ferreira
Título: Natureza Educadora: Uso de aplicativo como Instrumento de Apoio à inserção da Educação Ambiental Vivencial no Ensino Básico
Orientador: Ranyere Silva Nobrega
Co-Orientadora: Cecília Patrícia Alves Costa
Período: 01/03/2018 - 03/03/2020
29. Josefa Guedes de Lima Albino
Título: Lixeira Informativa: a Relação do Dado com a Práxis Ambiental
Orientador: Otacilio Antunes Santana
Coorientadora: Josiclêda Domiciano Galvíncio
Período: 01/03/2019 - 20/03/2020
30. Garuda das Braga
Título: Centro de Massa e Exercícios Físicos na Pandemia: Modelo Interativo para o Ensino Fundamental
Orientador: Otacilio Antunes Santana
Período: 01/03/2019 - 25/08/2020
31. Areli da Silva Andrade
Título: Gincana sobre Resíduos Sólidos: a interação entre a geografia e a educação ambiental
Orientadora: Thais Emanuelle M. Santos Souza
Coorientadora: Walma Nogueira Ramos Guimarães
Período: 01/03/2019 - 25/09/2020
32. Bárbara Alves de Sousa
Título: Aplicativo nas Trilhas da APA de Santa Cruz/PE: Informação e Formação para Educação Básica
Orientador: Otacilio Antunes Santana
Período: 01/03/2019 - 28/09/2020
33. Marcelo Henrique de Melo Rocha
Título: Hidrocast: Podcast como recurso didático para a sensibilização do uso sustentável da água
Orientador: Bruno Severo Gomes
Período: 01/03/2019 - 09/10/2020
34. Sandra Razana Silva do Monte
Título: O Empate Ambiental das Heroínas do Tejucupapo: Ensino por História em Quadrinhos
Orientador: Otacilio Antunes Santana
Coorientadora: Valéria Sandra de Oliveira Costa
Período: 01/03/2019 - 14/10/2020
35. Paula Priscila Pinheiro de Andrade
Título: Podcasts como Recurso Online de Aprendizagem: Prática de Integração da Educação Ambiental em Sala de Aula
Orientador: Paulo Euzébio Cabral Filho
Coorientadora: Walma Nogueira Ramos Guimarães
Período: 01/03/2019 - 19/10/2020
36. Gabriela da Silva Freitas
Título: Uso de Sequência Didática como Ferramenta para o entendimento dos Impactos do Plástico na Vida Marinha
Orientador: Helotonio Carvalho
Coorientadora: Cássia Docena
Período: 01/03/2019 - 13/11/2020
37. Henrique Victor Campos de Moura
Título: H2ELMINTOS: Aplicativo Educacional com Base na Metodologia SAMR no Ensino de Helmintoses Veiculadas pela Água
Orientadora: Walma Nogueira Ramos Guimarães
Coorientadora: Patrícia Rego Barros Filizola
Período: 01/03/2019 - 19/11/2020
38. João Bosco Pereira de Morais
Título: Reeducando Através das Plantas: um Estudo do Cultivo de Hortaliças na Penitenciária Feminina de Abreu e Lima - PE
Orientador: Bruno Severo Gomes
Período: 01/03/2019 - 26/11/2020
39. Andréa Maria da Silva
Título: Jogo de Tabuleiro Sobre o Efeito Estufa como tema Transversal no Ensino dos Gases
Orientador: Paulo Euzébio Cabral Filho
Período: 01/03/2019 - 04/12/2020
40. Nemo Augusto Móes Côrtes
Título: IN-PLANTAR: Aplicativo como proposta educativa na implantação de horta escolar agroecológica
Orientadora: Walma Nogueira Ramos Guimarães
Coorientadora: Valéria Sandra de Oliveira Costa
Período: 01/03/2019 - 11/12/2020
41. Adriana de Arruda Franco
Título: Ludicidade, Memória e Aprendizagem: Tempo de Decomposição dos Resíduos Sólidos no Meio Ambiente
Orientador: Otacilio Antunes Santana
Período: 01/03/2019 - 17/12/2020
42. David de Carvalho Barbalho
Título: Uso do Jogo “Quiz da Trilha Ambiental” como Metodologia Ativa de Ensino e Aprendizagem em Educação Ambiental
Orientador: Bruno Severo Gomes
Período: 01/03/2019 - 22/12/2020
43. Luciana Martins das Chagas
Título: Web-currículo: eBook interativo na formação docente para o Ensino das Ciências Ambientais
Orientadora: Walma Nogueira Ramos Guimarães
Período: 01/03/2019 - 28/12/2020

AutoAvaliação
AutoAvaliação
A) Comissão de AutoAvaliação (2020-2024)
Laura Mesquita Paiva (Titular)
Otacilio Antunes Santana (Titular)
Valéria Sandra de Oliveira Costa (Titular)
Kátia Aparecida da Silva Aquino (Suplente)
Paulo Euzébio Cabral Filho (Suplente)
Thais Emanuelle Monteiro dos Santos Souza (Suplente)
B) Regimento lnterno Complementar
Em atualização (em breve)
C) Planejamento Estratégico - PROFCIAMB/UFPE (2021-2024)
Metas Estratégicas [Aprovada em Reunião Colegiada | 13 de outubro de 2020]
D) Meta Individual de Produção Docente (2021-2024)
Metas Estratégicas [Aprovada em Reunião Colegiada | 13 de outubro de 2020]
E) Acomanhamento de Egresso (2021-2024)
Currículos: Lattes/CNPq, ORCID, LinkedIn
Produção: Scholar Google
Indução a Participação a Seminário Intra e Inter PROFCIAMB