Perguntas frequentes Perguntas frequentes

1. Como a Ouvidoria da UFPE poderá ajudar?
A Ouvidoria atua como canal de participação social da população em relação ao órgao na qual está situada. As Manifestação à Ouvidoria por uma lado, atendem demanda da população e, por outro lado, qualificam os serviços disponibilizados pela UFPE. 

2. Quem pode apresentar demandas para a Ouvidoria da UFPE?
Qualquer pessoa da comunidade universitária, ou da comunidade externa, que tenha interesse relacionado à UFPE.

3. Que tipos de conteúdo podem ser encaminhados à Ouvidoria da UFPE?
Serão recebidas as seguintes Manifestações: reclamações, denúncias, críticas, sugestões, solicitações, elogios e acesso a informação.

4.  Como posso cadastrar uma Manifestação?
A Plataforma Fala.BR é o canal oficial para cadastrar uma Manifestação. Coordenada pela CGU, a Fala.BR reúne Ouvidorias de todos órgãos públicos em nível federal. O acesso deverá ser feito pelo link: http://falabr.cgu.gov.br.

5. E é possível fazer uma Manifestação anônima?

Sim a Plataforma Fala.BR nomeia essa Manifestação como Comunicação. Neste caso, a Ouvidoria não tem como se comunicar com a pessoa autora do conteúdo cadastrado e ela não acompanha os encaminhamentos envolvidos. A identificação da pessoa que fez a manifestação possibilita o seu acompanhamento, pois receberá notificações por e-mail. A identidade da pessoa que cadastra a Manifestação pode ficar oculta (pseudonimizada), se for interesse dela. 

6. Como fazer contato com a Ouvidoria da UFPE para atendimento presencial?

Para evitar confronto de atendimento, você deve agendar atendimento presencial na agenda da Ouvidoria-Geral. Nesse momento você pode escolher, se o atendimento será presencial ou remoto, pelo Meet.

7. Quando devo procurar a Ouvidoria da UFPE?
A Ouvidoria deverá ser procurada somente quando forem esgotadas as tentativas de solução da demanda, junto às Unidades administrativas competentes da UFPE. O acesso deverá ser feito pelo link: http://falabr.cgu.gov.br.