Orientações em Acessibilidade Orientações em Acessibilidade
ATENDIMENTO EM ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO EDUCACIONAL (AAIE)
Formulário online para solicitação de atendimento em acessibilidade: formulário de solicitação
O que é o Atendimento em Acessibilidade e Inclusão Educacional (AAIE) do NACE?
O Atendimento em Acessibilidade e Inclusão Educacional - AAIE é um serviço disponibilizado pelo Núcleo de Acessibilidade - NACE da UFPE e desenvolvido no campus Recife por uma equipe multiprofissional (02 pedagogas, 01 psicóloga, 01 fonoaudióloga e 02 assistentes sociais) que, em conjunto com o corpo docente e demais setores institucionais, é responsável por identificar barreiras para aprendizagem e acessibilidade em todas as suas dimensões (atitudinal, comunicacional, arquitetônica, instrumental, sociais, entre outras), selecionando ambientes favoráveis ao desenvolvimento adequado das atividades acadêmicas para cada estudante assistido.
Quem pode solicitar o AAIE?
O AAIE poderá ser solicitado por estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual ou múltiplas), Transtorno do Espectro do Autismo - TEA, Altas Habilidades/Superdotação, Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, Transtornos Específicos da Aprendizagem e mobilidade reduzida.
Como posso solicitar o primeiro atendimento com a Equipe de AAIE do campus Recife e quais documentos devo apresentar?
Para solicitar o primeiro atendimento, o estudante deverá preencher o formulário de solicitação. O primeiro atendimento ao estudante pela equipe de AAIE apenas será realizado mediante apresentação de laudo clínico que comprove a deficiência e/ou NEE alegada. O laudo deve ser anexado ao formulário no momento do preenchimento.
O atendimento presencial será agendado conforme disponibilidade da equipe. A confirmação do agendamento, com informações sobre a data e horário do atendimento, será realizada através dos meios de contato indicados pelo estudante no formulário, em um prazo de até 5 dias úteis.
Quais os encaminhamentos realizados pela Equipe de AAIE?
Durante o primeiro atendimento, composto por uma avaliação das principais necessidades educacionais específicas, a equipe, a partir das demandas trazidas pelo estudante atendido, irá elaborar um conjunto de orientações legais e didático pedagógicas que serão posteriormente encaminhadas à coordenação de curso, para que repassem ao corpo docente. A depender do caso, outros encaminhamentos poderão ser tomados, a fim de proporcionar uma vivência no campus o mais acessível e inclusiva possível.
Quais os principais serviços oferecidos pela equipe de AAIE?
- Orientações em acessibilidade e inclusão educacional voltadas ao ensino e aprendizagem e direcionadas aos docentes e coordenações de curso;
- Orientações para adequação de materiais didático-pedagógicos;
- Acompanhamento da adaptação acadêmica dos discentes ao Ensino Superior;
- Encaminhamentos aos setores parceiros específicos (Núcleo de Atenção à Saúde do Estudante (NASE), Clínicas-escolas, Núcleos de Estudos e Assessoria Pedagógica (NEAP), entre outros);
- Sensibilizações em acessibilidade e inclusão voltadas para docentes, discentes e servidores;
- Articulações entre os diversos setores institucionais e demais encaminhamentos que forem considerados necessários;
- Orientações sobre direitos das pessoas com deficiência e/ou NEE, bem como sobre os serviços e recursos sociais disponíveis.
Já sou acompanhado pela equipe, como solicito um novo atendimento?
Caso já seja acompanhado pelo NACE e necessite de atendimento presencial, este deve ser previamente agendado através do e-mail inclusao.nace@ufpe.br.
Também estamos disponíveis no telefone (81) 2126-3002.
Sou estudante/servidor do CAA ou do CAV, como devo proceder?
A solicitação de atendimento para estudantes e servidores fora do campus Recife deve ser realizada diretamente com os Núcleos de Acessibilidade de cada centro.
NACE CAV - Fone: (81) 3114-4172 / e-mail: acessibilidade.cav@ufpe.br
NACE CAA - Fone: (81) 2103 - 9173 / email: coordenacao.naceaa@ufpe.br
ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE ATIVIDADES
DE TRADUÇÃO/INTERPRETAÇÃO DA LIBRAS REALIZADAS PELO NACE
E-mail para solicitação de intérpretes: interpretes.nace@ufpe.br
O que é a Libras?
A Libras é a Língua Brasileira de Sinais, língua natural da comunidade surda brasileira, reconhecida pela Lei Federal Nº 10.436/2002, regulamentada pelo Decreto nº 5.626/2005.
Quem é o profissional tradutor e intérprete de língua de Sinais?
É o profissional que atua na mediação da acessibilidade comunicacional entre pessoas surdas sinalizadoras e pessoas ouvintes não fluentes na língua de sinais. A profissão foi regulamentada no Brasil pela Lei nº 12.319/2010.
Em que situações solicitar o serviço do tradutor intérprete da língua de sinais na UFPE?
A acessibilidade comunicacional é direito adquirido por pessoas com deficiência, que se estende da Constituição da República de 1988 até a Lei Brasileira de Inclusão nº 13.146/2015.
A promoção da cultura da acessibilidade é dever de todos!
Ao organizar ações educacionais, culturais, promoção de saúde, desportivas, de negócios, sociais, inclua em sua planilha de custos a acessibilidade comunicacional para pessoas surdas sinalizadoras, por meio do tradutor intérprete da língua de sinais.
O NACE coloca-se à disposição da comunidade UFPE como parceiro na promoção da acessibilidade assessorando e orientando nas mais diferentes ações, assim como, na oferta de serviços de tradução e interpretação da Libras.
Entrem em contato conosco!
1. AULAS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO: interpretação dos conteúdos, ministrados em sala de aula, das disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação da UFPE que tiverem discentes e/ou docentes surdos envolvidos. Estas aulas serão prioridade sobre as demais atividades de tradução/interpretação da UFPE, excetuando-se ações institucionais definidas pelo NACE.
- Prazo mínimo para solicitação do serviço: 30 (trinta) dias de antecedência para acompanhamento durante todo o período.
- Prazo mínimo para solicitação do serviço: 1 (uma) semana de antecedência para acompanhamento em apenas uma hora/aula.
2. ATIVIDADES DE PESQUISA VINCULADAS OU DESENVOLVIDAS À/NA GRADUAÇÃO OU PÓS-GRADUAÇÃO: interpretação das orientações, apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, dos exames de qualificação e defesa de dissertações e teses, dentre outras atividades desta natureza.
- Prazo mínimo para solicitação do serviço: 15 (quinze) dias de antecedência.
3. ATIVIDADES DE EXTENSÃO: interpretação dos conteúdos em sala de aula de cursos de extensão, de reuniões e palestras relacionadas à extensão universitária que tiverem discentes e/ou docentes surdos envolvidos.
- Prazo mínimo para solicitação do serviço: 1 (uma) semana de antecedência, para carga horária até 20h.
- Prazo mínimo para solicitação do serviço: 4 (quatro) meses de antecedência, para carga horária acima de 20h.
4. PROCESSOS SELETIVOS DE PÓS-GRADUAÇÃO: tradução/interpretação das etapas de processos seletivos de pós-graduação da UFPE sempre que houver candidatos surdos.
- Prazo mínimo para solicitação do serviço: 1 (uma) semana de antecedência.
5. REUNIÕES INSTITUCIONAIS DA UFPE: interpretação das reuniões institucionais da UFPE sempre que houver participante surdo.
- Prazo mínimo para solicitação do serviço: 3 (três) dias de antecedência.
6. EVENTOS ORGANIZADOS/PROMOVIDOS PELA UFPE: interpretação de eventos organizados/promovidos pela UFPE quando houver participante surdo.
- Prazo mínimo para solicitação do serviço: 4 (quatro) meses de antecedência.
OBSERVAÇÕES
a. A presença da pessoa surda para que sejam disponibilizados os serviços de interpretação é condição essencial para a atuação do Tradutor Intérprete de Língua de Sinais – TILS;
b. As solicitações por serviços de tradução/interpretação devem ser feitas mediante preenchimento de formulário, disponível na página do NACE/UFPE e com a antecedência mínima referente a atividade a ser traduzida/interpretada. Eventos com inscrições realizadas no momento do credenciamento deverão constar tal informação, estando passível da disponibilidade de horário do TILS;
c. Não é competência do TILS realizar serviços de monitoria, orientação, revisão ortográfica, formatação de trabalhos acadêmicos e afins. Sua atuação está restrita a tradução e interpretação da língua portuguesa para Libras e vice-versa;
d. No âmbito educacional (aulas de graduação e pós-graduação), o tempo máximo de espera do TILS pela chegada da pessoa surda é de 20 minutos. Caso ela não tenha chegado dentro desse prazo, o TILS dará a atividade por encerrada. Nas demais atividades (eventos, palestras, reuniões, etc), o tempo máximo de espera será um quarto da duração total da atividade, do mesmo modo, dará a atividade por encerrada;
e. Por atuarem em áreas distintas e com conteúdos diversos, os tradutores intérpretes de Libras devem dispor de tempo para estudo e preparação para desenvolverem suas atividades profissionais, o que implica na necessidade de receberem antecipadamente os materiais que serão apresentados durante sua atuação, bem como, estarem cientes dos conteúdos que traduzirão em todas as situações;
f. Os TILS trabalham com revezamento, geralmente, com trocas a cada 20 minutos interpretados, por sua função exigir intensa concentração e grandes esforços físicos e mentais. O que significa que, para interpretações que durem mais de uma hora, haverá a necessidade de, ao menos, dois TILS;
g. Após a conclusão do trabalho, a parte solicitante do serviço de tradução/interpretação de Libras deverá emitir certificado de participação para o TILS ou declarações de participação nos casos em que a atividade traduzida/interpretada não possibilite emissão de certificados;
h. Em caso de cancelamento da atividade solicitada, o NACE/UFPE deverá ser informado imediatamente para que o TILS possa ser remanejado para outras atividades;
i. As solicitações feitas fora dos prazos poderão ser atendidas, excepcionalmente, mediante análise pelo NACE.
LABORATÓRIO DE ACESSIBILIDADE
Solicitações de digitalização de material devem ser enviadas para o e-mail: atendimento.labc@ufpe.br
Demais solicitações: coordenacao.labc@ufpe.br
O Núcleo Setorial de Acessibilidade do CAA tem por finalidade auxiliar o Núcleo de Acessibilidade da UFPE - NACE no atendimento aos discentes, docentes e técnicos administrativos em educação do CAA, com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, transtorno funcional específico da aprendizagem, altas habilidades/superdotação e redução de mobilidade quanto ao seu acesso e permanência com qualidade na UFPE, mediante a efetivação de ações que visem eliminar barreiras atitudinais, arquitetônicas, comunicacionais, metodológicas, instrumentais, programáticas que restringem a participação e o desenvolvimento acadêmico e profissional.
E-mail: coordenacao.nacecaa@ufpe.br
Compete ao Núcleo Setorial de Acessibilidade do CAV:
- Atuar em consonância com as diretrizes emanadas do Núcleo de Acessibilidade da UFPE;
- Promover a inclusão, a permanência e o acompanhamento de pessoas com deficiência e necessidades específicas, nos diversos níveis de ensino oferecidos por este Campus;
- Articular-se intersetorialmente frente às diferentes ações já executadas a nível Central;
- Promover novas ações voltadas às questões de acessibilidade e inclusão educacional, nos eixos da infraestrutura; comunicação e informação; ensino, pesquisa, inovação, extensão e cultura;
- Oferecer Atendimento Educacional Especializado (AEE), a partir de uma equipe multidisciplinar, voltado para seu público-alvo;
- Constituir parcerias com entidades governamentais e sociedade civil organizada, cujos objetivos tenham relações diretas com as suas finalidades;
- Colaborar na formulação das propostas de ações estratégicas na área da inclusão educacional e acessibilidade.
E-mail: acessibilidade.cav@ufpe.br