Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE)

Um futuro mais inovador para Pernambuco

Pedro Valadão Carelli
Pró Reitor de Pesquisa e Inovação da UFPE
e José Roberto Ferreira Guerra
Diretor de Inovação e Empreendedorismo da UFPE

Publicado em: 14/11/2023 03:00 Atualizado em: 14/11/2023 06:45- Diário de Pernambuco

Neste 14 de novembro de 2023, celebramos a terceira edição da “Vitrine da Inovação” na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), promovida pelo nosso Polo Tecnológico e Criativo (Polo TeC). Este evento marca uma trajetória que tem dado novo significado para a universidade na promoção da inovação e no retorno e impacto sociais das pesquisas aqui realizadas.

As universidades públicas são as principais geradoras de conhecimento científico no Brasil, responsáveis por mais de noventa por cento da produção científica nacional. O principal gargalo para que resultados de pesquisa gerem inovação e extrapolem os muros das universidades é o avanço e a consolidação da transferência de tecnologia, voltada estrategicamente para a melhoria da vida da nossa população, ou seja, uma pauta de inovação em prol da sociedade.

Sob a liderança do Reitor Prof. Alfredo Gomes e do Vice-reitor Prof. Moacyr Araújo, em 2020, foram criados a Pró-reitora de Pesquisa e Inovação (PROPESQI) e o Polo TeC, que tem por missão da criação de startups inovadoras, principalmente lideradas por estudantes ou egressos dos nossos cursos de pós-graduação. Em três anos de operação, acumulamos 44 projetos de startups em fase de pré-incubação, incubação ou já graduadas. Este projeto visa criar uma geração de jovens cientistas-empreendedores que desenvolvam empresas inovadoras desde sua origem, contribuindo para aprimorar e fortalecer o setor produtivo do país. As startups embarcadas na UFPE possuem como diferencial a união da inovação com a pesquisa científica, uma vez que todas elas possuem uma mentoria técnica com pelo menos um laboratório, grupo de pesquisa e/ou pesquisador(a) dando suporte ao desenvolvimento desses empreendimentos.

A partir do sucesso do Polo TeC nos últimos anos, conseguimos aprovar um projeto junto à FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) com recursos (aproximadamente R$ 10 milhões de reais) para a implantação de futuro Parque Tecnológico da UFPE no Edifício Celso Furtado (Antiga sede da SUDENE), que foi doado para a universidade em 2022. Este projeto está alinhado com as atuais prioridades de financiamento da FINEP, do BNDES e do Governo Federal para favorecer a criação de ambientes de inovação (incubadoras, polos e parques tecnológicos) em todo o país. O Parque Tecnológico da UFPE será um ambiente de inovação que além da incubação de startups contará ainda com laboratórios de inovação aberta, laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de empresas, residência tecnológicas, bem como irá permitir o “soft landing” de startups internacionais que queiram se implantar em Recife inseridas em um ambiente de inovação. O Parque Tecnológico da UFPE terá como foco de atuação as temáticas da transição energética, da saúde, da bioeconomia e da sustentabilidade. Esses temas estão atrelados tanto à expertise científica estabelecida na Universidade, como com as áreas prioritárias de desenvolvimento tecnológico das agências e órgãos de fomento do Governo Federal.

Para os próximos anos também está previsto o fortalecimento da interiorização da inovação com a implementação do Centro de Inovação do Agreste (CIAPE) no Campus Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru, igualmente financiado pela FINEP com o mesmo propósito de gerar inovação a partir da pesquisa científica realizada na universidade. A UFPE, tendo gestado o Porto Digital duas décadas atrás, dá este novo passo para se agregar ainda mais ao ecossistema de inovação de Pernambuco e contribuir para o desenvolvimento do nosso estado.
Data da última modificação: 16/11/2023, 16:48

Contatos Contatos