Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE)

Notícias Notícias

Voltar

Startup incubada no Polo Tec da UFPE vence Prêmio Nacional do Turismo

A Biofábrica de Corais contribui com turismo regenerativo nos recifes de corais em Porto de Galinhas

Da assessoria da biofábrica

Biofábrica de Corais, incubada no Polo Tecnológico e Criativo – Polo Tec da UFPE, na área de Biotecnologia, e que une ciência e inovação para promover a restauração dos recifes de corais na praia de Porto de Galinhas, no município de Ipojuca (PE), venceu a edição de 2023 do Prêmio Nacional do Turismo, na categoria “Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas”. A cerimônia, promovida pelo Ministério do Turismo, aconteceu no último sábado (16), em  Brasília (DF), e evidenciou ações e profissionais de destaque no segmento turístico nacional. Na ocasião, Rudã Fernandes, CEO da Biofábrica de Corais, recebeu o prêmio das mãos de Ana Carla Lopes, secretária-executiva do Ministério do Turismo.

Foto: Divulgação

Rudã Fernandes, CEO da Biofábrica de Corais, recebe o prêmio

A empresa atua com o turismo regenerativo, ao qual os visitantes participam de ações de conservação e restauração do meio ambiente durante a sua visita ao destino turístico. A lógica buscada pela startup é desenvolver uma engrenagem que possibilite acelerar a restauração dos corais, engajando a comunidade e os turistas. “As experiências foram construídas de forma a unir a ciência que praticamos no ecossistema recifal às melhores práticas do turismo regenerativo. Estamos focados em mostrar que é possível interagir com a natureza e voltar para casa deixando para trás uma contribuição efetiva para melhorar o ambiente que encontramos”, afirma Rudã Fernandes, engenheiro de pesca e CEO da Biofábrica de Corais.

O programa de turismo regenerativo da Biofábrica de Corais conta com a participação de turistas e dos parceiros operacionais Porto Point Mergulho, Associação dos Jangadeiros de Porto de Galinhas e Filipe Cadena. 

Ao todo, a startup já resgatou e cultivou mais de 6 mil corais que estavam tombados no assoalho marinho das piscinas naturais de Porto de Galinhas. Um dos objetivos deste trabalho é ajudar as colônias de corais enfermas a se recuperarem nos berçários e, assim, poderem ser transplantados para novas áreas, a fim de recolonizar o ambiente e contribuir para a conservação recifal.

Trata-se de uma experiência multidisciplinar que integra todas as áreas de atuação da Biofábrica de Corais, ligadas à transplantação de corais, com o turismo. “O programa de turismo regenerativo é uma ferramenta para educar múltiplas audiências em relação à importância dos corais, enquanto financia-se a regeneração da natureza. Dessa forma, os turistas têm a oportunidade de contribuir com os pesquisadores e com a comunidade local para salvar os corais ao mesmo tempo que dão escala às atividades dos pesquisadores”, explica Rudã. 

Recentemente, a iniciativa também foi homenageada na categoria “Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas” no Encontro do Turismo de Pernambuco que aconteceu no dia 15 deste mês, no Terminal Marítimo de Passageiros, em Recife, e que foi promovida pela Secretaria de Turismo e Lazer do Estado de Pernambuco e pela Empetur com objetivo de reconhecer e evidenciar iniciativas sustentáveis realizadas no estado de Pernambuco. 

PRÊMIO NACIONAL DO TURISMO - Considerada a maior premiação do turismo brasileiro, o Prêmio Nacional do Turismo tem como propósito identificar, incentivar e compartilhar práticas bem-sucedidas no âmbito do turismo nacional. Ao reconhecer a relevância e a abrangência dessas práticas nos destinos brasileiros, bem como ao valorizar profissionais que se destacam de maneira criativa, inovadora e proativa, o prêmio visa impulsionar o desenvolvimento do turismo no país. 

A edição de 2023, intitulada “O Turismo Transformando Vidas”, celebra aqueles que contribuem para o crescimento e fortalecimento do turismo brasileiro, reconhecendo-o como um dos setores econômicos de maior potencial para a geração de empregos e renda no Brasil. Além disso, destaca-se o papel fundamental do turismo na promoção da inclusão social e na sustentabilidade ambiental. 

Mais do que um simples reconhecimento, a iniciativa busca disseminar e replicar as práticas premiadas em outros destinos brasileiros, visando a melhoria das condições turísticas em diferentes territórios. Acredita-se que esse reconhecimento não apenas homenageia os premiados, mas também incentiva o engajamento e a atuação contínua em prol do desenvolvimento do setor turístico no Brasil. 

Na edição deste ano, foram contempladas iniciativas excepcionais em dez categorias, e no que diz respeito aos profissionais, foram premiadas nove categorias, refletindo a diversidade e a qualidade das contribuições para o cenário turístico nacional.

Data da última modificação: 04/01/2024, 12:13

Contatos Contatos

José Roberto Ferreira Guerra
Diretor de Inovação e Empreendedorismo
Simone de Lira Almeida
Coordenadora de Empreendedorismo e Incubação
+55 (81) 3879-5861
Antonieta Lynch de Moraes
Coordenadora de Propriedade Intelectual
Geraldo Leite Maia Júnior
Coordenador Transferência de Tecnologia

Equipe Equipe

Geyce Petuba
Secretária /Assistente em Administração
Jôuldes Matos Duarte
Auxiliar em Administração
Júlio Vinícios Rocha
Assistente em Administração
Ana Carolina Borba
Assistente em Administração
Siddartha Gautamma
Assistente em Administração
Fanny V. de Paula
Administradora
Paulo Francisco Neto
Assistente em Administração
Suzanna Sandes
Analista de Tecnologia da Informação

cedida para outro órgão