Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE)

Startup E.Aí Tecnologias Inteligentes é selecionada para Missão de Imersão do Ciclo Chicago

Atuando na área de inovação em saúde e biotecnologia, a startup é incubada no Polo Tecnológico e Criativo (Polo Tec) da UFPE

E.Aí Tecnologias Inteligentes, incubada no Polo Tecnológico e Criativo (Polo Tec) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi a única startup pernambucana aprovada para a Missão de Imersão do Ciclo Chicago no Startout Brasil, programa de internacionalização gratuito que apoia a inserção de startups brasileiras nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo. A proposta da startup, que atua na área de inovação em saúde e biotecnologia, é garantir a segurança das pessoas em ambientes livres de vírus, bactérias e fungos por meio da desinfecção robótica inteligente. O mentor é o professor José Gilson de Almeida Teixeira Filho, do Departamento de Ciências Administrativas.

Quinze startups foram selecionadas para a Missão de Imersão do Ciclo Chicago, que terá uma missão presencial na cidade americana de 13 a 18 de novembro. De acordo com a Startout Brasil, o programa é voltado para empreendedores brasileiros de negócios tecnológicos, que desejam realizar uma imersão no ecossistema de empreendedorismo norte-americano e expandir seus negócios para Chicago. O programa selecionará startups brasileiras já estabelecidas, que estejam faturando ou que tenham recebido algum tipo de investimento. É necessário também que as empresas tenham 100% da equipe dedicada ao negócio e que demonstrem capacidade de se expandir internacionalmente sem comprometer suas operações no país.

ROBÔ - O Robô de Desinfecção Inteligente, produto da E.Aí Tecnologias Inteligentes, tem as seguintes características: emprega Radiação Ultravioleta (UV-C) com eficácia de 99,99% no combate aos microrganismos para desinfectar superfícies e o ar dos ambientes; não deixa resíduos no ar e em superfícies do ambiente; possui um conjunto de sensores com métodos avançados de Inteligência Artificial; detecta a presença humana no ambiente e interrompe o funcionamento para garantir a segurança das pessoas; é capaz de se deslocar de forma inteligente e autônoma. Os microrganismos combatidos são: Staphylococcus aureus, Bacillus subtilis, Pseudomonas aeruginosa, Klebisiela pneumoniae e Escherichia coli e Candida albicans.

POLOTEC - O Polo Tecnológico e Criativo da UFPE, também chamado de Polo Tec, é o ambiente industrial, tecnológico e criativo da Universidade, caracterizado pela presença dominante de startups de base tecnológica que possuam vínculo operacionais com as pesquisas na UFPE, com recursos humanos, laboratórios e equipamentos organizados e com predisposição ao intercâmbio entre o ecossistema de inovação universitário para consolidação, marketing e comercialização de novas tecnologias, em consonância com a Lei de Inovação Tecnológica (lei 10.973/04). Seu objetivo é estimular a criação e consolidação de startups desenvolvidas na Universidade e fortalecer a geração de negócios relacionados a pesquisas científicas.

E.Aí Tecnologias Inteligentes

contatoweb@eai.tec.br