Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE)

Lançada chamada pública interna para o Programa de Formação de Startups e Acesso ao Polo Tecnológico e Criativo da UFPE

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (Dine), lançou a chamada pública interna Seleção de Propostas para o Programa de Formação de Startups e Acesso ao Polo Tecnológico e Criativo da UFPE (Polo TeC). O período de inscrições começa nesta sexta-feira (29) e segue até o dia 31 de janeiro de 2024.

Essa chamada pública interna é voltada para estudantes da graduação, pós-graduação stricto sensu, bem como de pós-doutorado e egressos da instituição com até cinco anos de formados, que tenham interesse em desenvolver “projetos inovadores, criativos e sociais, com foco na maturação e desenvolvimento de startups no âmbito universitário”. Serão disponibilizados infraestrutura, mentorias, capacitação e networking para que as ideias sejam transformadas em negócios.

As áreas de interesse da UFPE para essa chamada pública são: Inovação em saúde e biotecnologia; Energia, petróleo e gás e biocombustíveis; TIC, economia criativa e cultura; Materiais, nanotecnologia e fotônica; Engenharias e tecnologia 4.0; Meio ambiente, biodiversidade e água; Humanas, desenvolvimento social e urbano; e Ciências do mar, oceanografia e risco ambiental.

As propostas devem ser submetidas por meio do formulário eletrônico disponível no site do Polo TeC. O processo de seleção é organizado em três etapas: análise documental (eliminatória), avaliação do pitch (eliminatória) e avaliação da proposta de projeto (classificatória).

Os projetos aprovados no Demoday da disciplina Projetão UFPE ou em editais de apoio a projetos inovadores e startups passarão por um processo seletivo simplificado, sendo automaticamente pré-selecionados para a etapa de avaliação da proposta.

Há dez vagas disponíveis na modalidade pré-incubação e seis vagas disponíveis para a modalidade incubação. No edital nº 09/2023 Propesqi, que foi publicado no Boletim de Serviço nº 222 da UFPE, é disponibilizada a descrição do que caracteriza cada uma dessas modalidades, entre outros detalhes relativos ao processo seletivo e à própria realização das atividades.

Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (Dine)

(81) 2126-8959 (Telefone e WhatsApp)
polotec@ufpe.br

Data da última modificação: 05/01/2024, 09:40