Servidor em foco Servidor em foco

Voltar

Progepe divulga resultados de pesquisa sobre Qualidade de Vida no Trabalho

A pesquisa foi realizada via questionário on-line, com servidores dos três campis da UFPE

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe) da UFPE, por meio da Diretoria de Qualidade de Vida (DQV), divulgou, hoje (20), os resultados da pesquisa de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho na Universidade. A pesquisa foi realizada no ano de 2021, via questionário on-line, com servidores dos três campis da UFPE, entre técnicos administrativos e docentes, e contou com 900 respostas. O resultado da pesquisa pode ser consultado aqui. 

O objetivo foi avaliar a qualidade de vida no trabalho na Universidade Federal de Pernambuco e avaliou seis dimensões: condições de trabalho, organização no trabalho, relações socioprofissionais, reconhecimento e crescimento profissional, elo trabalho-vida social e estilo de vida, com foco em alguns hábitos como a prática de atividades físicas.

Houve um leve predomínio do sexo feminino, 59,44%, nas respostas; com o masculino representando 40,56%. Os técnicos foram 53%, enquanto os docentes chegaram a 47%. Nenhuma dimensão avaliada ficou numa zona de mal-estar dominante, tendo as dimensões condições de trabalho, organização no trabalho e relações socioprofissionais ficado numa zona de bem-estar moderado.

Os resultados serviram como base para o desenvolvimento de projetos e ações na temática de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho pela Progepe. Atualmente, a DQV possui três projetos de extensão que trabalham a temática: Te.Ser.MenteRoda de Conversa e Saúde Mental e Educação

Visando o incentivo das práticas já atuantes nessa temática na UFPE, no ano de 2022 foi lançado um edital de fomento financeiro aos projetos de promoção à saúde e qualidade de vida no trabalho da instituição, sendo selecionados sete projetos, alguns com atividades já iniciadas como o Projeto Hiperdia, para pacientes hipertensos e diabéticos atendidos no Nass-UFPE; as Práticas Integrativas e Complementares (Pics) na qualidade de vida no trabalho no Centro Acadêmico de Vitória (CAV) e as Pics como instrumento de humanização aos trabalhadores do Hospital das Clínicas da UFPE.

Mais informações
Coordenação de Qualidade de Vida/DQV/Progepe

qualidade.vida@ufpe.br

Data da última modificação: 20/04/2023, 16:27