Edital concede bolsas no exterior a alunos de doutorado da UFPE

Os programas de pós-graduação devem submeter propostas até o dia 22 de fevereiro.

A Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) publicou o edital de concessão de bolsas para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os programas de pós-graduação stricto sensu (PPGs) devem submeter propostas em resposta ao Edital Propesq nº 01/2019 - Concessão de Bolsas PDSE/Capes até o dia 22 de fevereiro. Os estudantes precisam apresentar as suas candidaturas aos PPGs, conforme cronograma estabelecido pelo próprio programa, para participar da seleção.

“A partir desta edição do PDSE, a Capes deixa a cargo das universidades a distribuição interna de cotas aos programas de pós-graduação. Por isso, e também para possibilitar um melhor alinhamento com o Plano de Internacionalização da UFPE, a Propesq vai nomear uma comissão geral para avaliar as candidaturas com base nos países e universidades de destino, entre outros critérios”, explicou o chefe do Setor de Bolsas de Pós-Graduação da Propesq Paulo Nunes.

A Propesq vai distribuir, por meio do edital, 348 mensalidades da modalidade da bolsa a estudantes matriculados em cursos de doutorado acadêmico da instituição. O número de mensalidades conferido a cada estudante equivale à duração, em meses, do seu estágio no exterior. O estágio pode ter de 6 a 12 meses conforme seu plano de pesquisa. O cronograma no exterior deve ter início, no mínimo, em agosto e, no máximo, em novembro de 2019.

As bolsas do programa na UFPE seguem as regras desse edital, do Edital nº 41/2018 da Capes e do Regulamento para Bolsas no Exterior, anexo à Portaria Capes nº 289/2018, ou atos normativos subsequentes. Para conferir os documentos relacionados ao edital, acesse a página de Bolsas da Propesq. A divulgação da lista de aprovados está prevista para o dia 28 de fevereiro.

Setor de Bolsas de Pós-graduação/Propesq
bolsaspg.propesq@ufpe.br