O Programa O Programa

O Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD), da Universidade Federal de Pernambuco, oferece os Cursos de Mestrado e de Doutorado em Administração. O Programa foi criado em 1995 com a oferta de mestrado e em 2000 iniciou-se o curso de doutorado.

A área de concentração em Administração reflete a natureza central da proposta do programa. O interesse em contribuir para a formação de recursos humanos que possam atuar nos mais diversos tipos de organização, e em especial a formação para o ensino e pesquisa nos diferentes campos de investigação dessa ciência social. A área de concentração contempla duas linhas de pesquisa: Gestão Organizacional e Organização e Sociedade. Cada linha é composta por três Campos Temáticos incorporados a partir de 2016, que derivam do desdobramento das duas grandes linhas de pesquisa do Programa. Cada campo reúne um conjunto de eixos temáticos, reflexões teórico-conceituais e abordagens privilegiadas no Propad, que se traduzem, no nosso cotidiano, em espaços de diálogo (núcleos de estudos e pesquisas, seminários e reuniões diversas, disciplinas ofertadas, projetos de pesquisa) e em diversificadas atividades para trocas entre docentes e discentes. Atualmente contamos com seis campos que estão detalhados no link linhas de pesquisa.

A trajetória do Propad nestes mais de vinte anos de existência reflete a qualidade dos cursos oferecidos, seja por meio da ampliação quantitativa e qualitativa do quadro de professores ou pela repercussão dos trabalhos produzidos por docentes e alunos apresentados em importantes eventos, nacionais e internacionais, da área. Convênios internacionais estão estabelecidos e o programa de Pós-doutorado teve início em 2008.

Objetivos do Programa

  • Formar docentes que atendam, quantitativa e qualitativamente, à expansão do ensino na área de administração;
  • Preparar pesquisadores para o desenvolvimento teórico-empírico no campo da administração;
  • Capacitar docentes e pesquisadores para atuarem no campo da administração, com o propósito de Aperfeiçoar e melhorar o gerenciamento e produtividade das organizações públicas e privadas; e
  • Estimular a produção de conhecimentos relevantes para a teoria e prática administrativas.

Sobre os cursos

Os cursos são ofertado gratuitamente e o acesso é feito mediante processo seletivo público. Dispõe de bolsas da Capes e do CNPq e as oferece, orientando-se por critérios estabelecidos pelas agências e/ou pelo Colegiado do Programa.

O curso de mestrado tem duas terminalidades em progressão. Uma é formar a capacidade de reflexão e pesquisa em administração, base para o trabalho em qualquer instituição de ensino superior nesta área; a outra refere-se aos alunos que demonstrarem especial vocação para pesquisa, constitui-se preparação e iniciação ao doutorado, que, então, lhe reconhecerá todos os créditos.

O curso de doutorado visa formar pesquisadores com forte embasamento metodológico e profundo conhecimento de seu tema de interesse acadêmico, ambos fundamentais para o desenvolvimento de estudos na área de ciências administrativas.

Infraestrutura Acadêmica

ProgAP
O Programa de Apoio à Publicação - ProgAP, tem como propósito oferecer subsídios informacionais aos alunos e professores do Programa, de modo a facilitar suas atividades de pesquisa e a publicação de seus trabalhos. O ProgAP realiza palestras informativas sobre a elaboração de trabalhos científicos, auxilia no uso do Manual Normalizado, para elaboração de Dissertação e Teses e oferece informações úteis aos pesquisadores.

Salas de aula
As salas de aula do curso de mestrado são climatizadas e dispõem de recursos audiovisuais modernos. As cadeiras são anatômicas e estofadas proporcionando o conforto necessário aos alunos e docentes para o melhor aproveitamento das atividades acadêmicas.

Salas de estudo dos alunos
Os alunos dispõem de duas salas para estudo individual e em grupo ao lado do Laboratório de Informática, que agora, remodeladas e acolhedoras, oferecem espaço adequado para a dedicação aos estudos.

Laboratório de Informática
Além de dois laboratórios no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), equipados com 40 (quarenta) micro-computadores ligados à Internet, o Propad dispõe, exclusivo para os alunos de pós-graduação, de um Laboratório de Informática com 18 micro-computadores ligados à rede Internet e de impressora. A rede de voz e dados (fibra ótica) cobre todas as dependências do Centro e todos os professores do PROPAD são atendidos em suas próprias salas com estes recursos computacionais.

Auditórios
O Centro de Ciências Sociais Aplicadas dispõe de um anfiteatro com capacidade para 100 pessoas, equipado com recursos audio-visuais, onde são, usualmente, realizadas as defesas de dissertação e onde ocorrem eventos acadêmicos. Dispõe igualmente de um auditório de 247 lugares, disponível para a realização de palestras e conferências.

Biblioteca
Os alunos e professores têm acesso ao acervo do sistema de bibliotecas da UFPE (aproximadamente 352.000 volumes), interligadas em uma base de dados comum. A Biblioteca Central está ligada a redes nacionais de bibliotecas, acessíveis on line para consultas, contando com o sistema Comut para requisição de textos via correio. No Centro de Ciências Sociais Aplicadas, edifício em que funciona o Programa, está a Biblioteca Setorial, com 45.000 volumes, tem coleção de 487 períodicos (114 de administração) dos quais 278 com subscrição corrente (59 de administração). A Universidade oferece acesso ao Portal de Periódicos da Capes e a bases de dados como o Proquest e o Web of Science, valiosos apoios ao trabalho de pesquisa de professores e alunos.