Voltar

Projeto do Mês: Alcançando distâncias por meio da ciência

Foto: Thatiane Forão

Apresentação dos professores e alunos sobre o Projeto de Extensão MiniFoguetes, no CTG, 22 de novembro de 2019

 

Em meados do final de 2017, uma iniciativa encabeçada por Edmar Soares, naquela época graduando do curso de Engenharia Eletrônica da UFPE e alguns colegas de curso, deu abertura para posterior formulação do Projeto de Extensão MiniFoguetes UFPE. Originado do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), o MiniFoguetes, que tem como nome fantasia Asa Branca, coordenado pelos professores Marcus de Araújo e Gilson Jerônimo da Silva Junior, do departamento de Engenharia Mecânica e do departamento de Eletrônica, respectivamente, caracteriza-se como único projeto de extensão da UFPE destinado ao estudo de tecnologia aeroespacial. 

Por meio do projeto, os alunos aliam conhecimentos obtidos em sala de aula às atividades práticas de desenvolvimento de engenharia, assim como desenvolvem a aptidão para gestão de equipes multidisciplinares, o trabalho em equipe e a formulação de projetos de engenharia. Mediante a isso, os alunos recebem incentivo para a produção de conhecimento acadêmico, de acordo com o andamento do projeto, por meio de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e Trabalhos de Iniciação Científica, podendo resultar em apresentações em congressos regionais e nacionais. 

Como é o caso de Victor Assunção, aluno de Engenharia Mecânica e participante do projeto, que está desenvolvendo uma pesquisa de iniciação científica sobre o uso de material cerâmico para ser usado na propulsão de força em satélites, uma alternativa mais barata e menos perigosa de ser manuseada do que a utilizada hoje.

O MiniFoguetes promove a participação ativa de alunos graduandos e pós-graduandos, assim como de professores e também de antigos estudantes da Instituição na produção de drones, microssatélites, protótipos de foguetes e o estudo de seus subsistemas. Os alunos extensionistas são divididos em subgrupos de acordo com os seus temas de interesses, mas interagindo entre si durante o desenvolvimento das atividades.

O projeto divulga os conceitos tecnológicos e os resultados obtidos ao longo da prática para alunos de ensino médio e à comunidade acadêmica em geral, por meio da participação em eventos como a Feira de Profissões da UFPE. Há também a produção de pequenos drones de baixo orçamento para fins educativos, levados pelo projeto para escolas e universidades, possibilitando a aproximação entre os conhecimentos produzidos na Instituição e a sociedade.

 

Foto: Tathiane Forão

Drone de baixo orçamento apresentado em escolas e universidades

 

Assim, o MiniFoguetes visa promover a tecnologia aeroespacial para além do âmbito da UFPE, pois tem como um dos principais propósitos a participação da equipe extensionista na Competição Brasileira Universitária de Foguetes (COBRUF).

A Associação COBRUF é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve projetos aeroespaciais com foco educacional no Brasil, figurando a maior cooperação tecnológica entre grupos de graduação. Tornando, assim, relevante a participação dos extensionistas na competição universitária, considerada uma das mais avançadas e modernas do mundo. 

Na edição deste ano, que foi adiada para 2020, com a fase não presencial em janeiro e a fase presencial em março, o projeto irá apresentar três produtos desenvolvidos: o Anunciação, um minissatélite de baixo orçamento, o Batendo na Porta do céu, um protótipo de foguete com meta de alcance de até 2 mil metros de altura e o La Belle de Jour, um drone projetado para usos didáticos. 

 

Foto: Thatiane Forão

Drone La Belle de Jour

 

O minissatélite Anunciação foi o vencedor, este ano, da competição nacional de patches promovida pela COBRUF. Os patches são slogans das missões espaciais, neste caso, a missão Anunciação. Neles são apresentados o nome da missão e a entidade envolvida, exibindo ilustrações que representam o projeto em questão, além de mensagens de esperança e referências locais dos países envolvidos na missão.

 

Patche da missão Anunciação

 

O projeto recebe apoio de algumas empresas que fornecem aos extensionistas licenças gratuitas de software, mas não possui parceria com nenhuma instituição privada envolvendo uma contrapartida financeira. Por isso, os professores ressaltam a necessidade de editais de fomento que possam subsidiar os custos do projeto, pois, atualmente, tem sido mantido com recursos próprios de professores ou de alunos. No entanto, sua importância acadêmica, profissional e social no desenvolvimento de tecnologia aeroespacial a nível nacional e outras áreas do conhecimento tem se tornado cada vez mais aparente. Como é o caso da utilização de dados coletados, por meio dos produtos desenvolvidos, na área de meteorologia. 

Contudo, para além do mérito do projeto acadêmica, profissional e socialmente, há nele, também, um caráter pessoal. “Sempre sonhei com espaço. Eu sempre assistia na Sessão da Tarde um filme chamado ‘Céu de Outubro’, que era um menino que o pai dele trabalhava numa mina e ele sonhava em lançar foguetes. E participar do Asa foi uma oportunidade de realizar parte dos meus sonhos de criança”, afirma Thiago Souza, estudante de Engenharia Mecânica.

Com caráter interdisciplinar, o projeto prevê a participação de alunos de diversas áreas do conhecimento, como: Química, Publicidade e Propaganda e das várias engenharias. Conforme observado, o Projeto de Extensão MiniFoguetes, escolhido como projeto deste mês, tem um papel ativo na motivação dos alunos na produção de ciência, promovendo mudanças significativas em suas vidas.

 

Foto: Thatiane Forão

Alunos de graduação e pós-graduação participantes do Projeto de Extensão Minifoguetes

 

O professor Marcus de Araújo estendeu o convite aos interessados em participar do projeto: “nós gostaríamos de convidar todos os alunos da Universidade Federal de Pernambuco, mesmo alunos de fora da universidade, que queiram participar, integrar o projeto. Podem nos procurar, estamos abertos em receber a todos”. 

Confira mais fotos do projeto em nossa galeria clicando aqui.

 

Mais Informações
Projeto de Extensão MiniFoguetes (Asa Branca)
E-mail: rdasabranca@gmail.com
Facebook: Asa Branca Rocket Design
Instagram: @asabranca_rd

Data da última modificação: 28/11/2019, 12:17