Doutorado Doutorado

Descrição do Currículo

O programa do doutorado tem a duração de 48 meses, devendo o doutorando cumprir um mínimo de 37 créditos (22 em disciplinas obrigatórias e 15 em disciplinas eletivas). As disciplinas obrigatórias são únicas para ambas às áreas de concentração, sendo a escolha das disciplinas eletivas direcionada para a área de concentração a qual o aluno está vinculado.

A estrutura curricular é constituída por disciplinas que aprofundam o conhecimento e o treinamento no método epidemiológico, com ênfase na capacitação para utilização de métodos de análises estatísticas e epidemiológicas mais refinadas, treinamento para utilização das ferramentas computacionais. Aprofundam também o conhecimento nos fundamentos da educação e nas bases teóricas das práticas educativas em saúde. A prática docente é realizada em uma disciplina eletiva “Iniciação à Pesquisa Científica” com alunos do terceiro período do curso de medicina, sendo transmitidas informações teórico-práticas voltadas para a elaboração de um projeto de pesquisa.

O treinamento em pesquisa é ampliado sendo oferecidas as disciplinas: Bioestatística Avançada, Métodos de Investigação Epidemiológica, Metodologia da Pesquisa Científica II, Seminários Avançados de Pesquisa II, Construção e Validação do Instrumento de Pesquisa, Revisão Sistemática e Metanálise, Seminários Avançados em Educação e Saúde, Tecnologia da Informação em Educação e Saúde, Prática e reflexão no/do processo de coleta e análise de dados em pesquisas qualitativas em educação e saúde.

O problema de pesquisa que dá sustentação à tese deve trazer uma contribuição original e um maior aprofundamento dos aspectos metodológicos. Até o final do primeiro ano do curso o aluno deve apresentar uma revisão da literatura sobre o objeto de estudo e realizar a qualificação do projeto de tese e no primeiro semestre  do quarto ano a tese deve ser submetida à qualificação. A tese deve constar de no mínimo um capítulo de revisão da literatura, capítulo de métodos, dois artigos originais e capítulo de considerações finais.