Informes Informes

Voltar

Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) promove mesa redonda “Negritude sem identidade”- Participação do professor Érico Andrade

 

 

 Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) promove, no dia 20 de setembro, a mesa redonda “Negritude sem identidade”. O evento faz parte do Seminário em Rede, realizado por meio do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional da Fundaj e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Identidades (PPGECI/ UFRPE/FUNDAJ). O bate papo ocorrerá na Sala Calouste Gulbenkian, localizada no campus Gilberto Freyre, em Casa Forte, das 13h30 às 17h. Aberto ao público, não é necessário fazer inscrição para participar. 

“Esse tema é resultado do trabalho do professor Érico Andrade. Vamos fazer um debate sobre o pensamento de Érico, que trata da questão da identidade colonial que foi imputada a corpos negros. Ele busca quebrar certos paradigmas ligados à identidade colonial. É uma discussão que envolve negritude, corpos negros, desconstrução de identidades coloniais”, explicou a professora e pesquisadora da Fundaj, Cibele Barbosa da Silva Andrade, responsável pela organização e mediação do seminário. 

A discussão envolvendo corpos negros, desconstrução de identidades colonais vai reunir nomes de referência dentro desse debate. Participam do seminário os professores Wanderson Flor (UNB), Alexandro de Jesus (UFPE), e  Ana Cláudia Rodrigues (UFPE).

“Esse seminário foi pensado dentro das comemorações dos 20 anos da Lei 10.639, que promoveu a obrigatoriedade do ensino de história africana e afro-brasileira nas escolas. Vai acontecer uma série de seminários, sendo esse o primeiro. Vai ser um debate muito estimulante, voltado para a temática de corporeidade, colonialidade e a negritude como resistência”, afirma a professora Cibele Barbosa.

Data da última modificação: 20/09/2023, 09:13