Grade Curricular Grade Curricular

 

Disciplinas obrigatórias: 14 créditos

Disciplinas eletivas: 16 créditos

 

Total de créditos para titulação: 30 créditos

DISCIPLINAS OFERTADAS PARA O PERÍODO LETIVO: OBRIGATÓRIAS

PPGERO 901 - Envelhecimento, saúde e interdisciplinaridade.

Carga Horária: 60

 

Créditos: 4

 

Ementa: Estudo do envelhecimento e da velhice: bases conceituais e filosóficas. A abordagem multidimencional e interdisciplinar na prática gerontológica. Estratégias de promoção, prevenção e recuperação da saúde do idoso. Longevidade e qualidade de vida: fatores determinantes e modelos de intervenção nos diferentes cenários do cuidar (atenção básica, média e alta complexidade, instituição de longa permanência e família).

PPGERO 902 - Gerontologia, sociedade e cultura.

Carga Horária: 60

 

Créditos: 4

 

Ementa: Aspectos teóricos, filosóficos, históricos e sociais da construção do processo de envelhecimento e da velhice. Análise das teorias sociológicas, antropológicas a luz dos conceitos gerontológicos. Velhice e Sociedade. Políticas públicas de proteção e inclusão social da pessoa idosa.

PPGERO 903 - Metodologia da Investigação Científica em Gerontologia.

Carga Horária: 45

 

Créditos: 3

 

Ementa:O pensamento científico. Os fundamentos do método científico e a pesquisa gerontológica. Desenvolvimento de habilidades de leitura crítica, interpretativa e de problematização. Técnicas de escrita: esboço, esquema, fichamento e síntese. Modalidades de divulgação científica: artigos, projetos e relatórios de pesquisa, resenha, informe científico e normatização. Características do método quantitativo e qualitativo. Tipos de estudos e análise de dados. Etapas para estruturação do projeto de pesquisa.

PPGERO 904 - Seminários de Pesquisa em Gerontologia.

Carga Horária: 45

 

Créditos: 3

 

Ementa: Realização de seminários de discussão sobre os projetos de dissertação com a participação de docentes/orientadores e mestrandos. Conhecimento das técnicas de argumentação à problemática da pesquisa para a capacitação do aluno à qualificação do projeto. Oficinas temáticas em Gerontologia com a participação de convidados.

DISCIPLINAS OFERTADAS PARA O PERÍODO LETIVO: ELETIVAS

PPGERO 905 - Envelhecimento: aspectos biológicos e fisiológicos

Carga Horária: 45

 

Créditos: 3

 

Ementa: Teorias do envelhecimento humano. Aspectos biológicos e fisiológicos do envelhecimento. Doenças prevalentes na velhice e fatores associados. As grandes síndromes geriátricas. Métodos de diagnóstico e reabilitação a luz da literatura nacional e internacional.

PPGERO 906 - Demografia e Epidemiologia do Envelhecimento

Carga Horária: 45

 

Créditos: 3

 

Ementa: Demografia e envelhecimento: aspectos teóricos e metodológicos. Impacto do envelhecimento no mundo e no Brasil. Características estruturais do envelhecimento. Principais causas de morbidade e mortalidade em pessoas idosas e fatores associados. Estudos epidemiológicos e Gerontologia.

PPGERO 907 - Bioética aplicada a Gerontologia

Carga Horária: 45

 

Créditos: 3

 

Ementa: Estudo das dimensões, princípios, objetivos e definições da Bioética e sua importância para a análise de determinados problemas éticos e sociais relativos ao campo de atividade dos profissionais da saúde, em especial considerando a questão do envelhecimento.

PPGERO 908 - Seminários Avançados em Gerontologia

Carga Horária: 45

 

Créditos: 3

 

Ementa: Oferecer aos alunos a oportunidade de partilhar, discutir e produzir conhecimento, participando de defesas de dissertação, teses, aulas, seminários de pesquisa e supervisão de bolsistas nos cursos de graduação, em situação de aprimoramento teórico-prático.

PPGERO 909 - Planejamento e Gestão de Serviços de Atenção ao Idoso

Carga Horária: 45

 

Créditos: 3

 

Ementa: Proporcionar o conhecimento sobre as bases do planejamento em saúde; perfil epidemiológico e demográfico: impacto nos indicadores de morbimortalidade e reflexos para a organização de serviços; método Altadir de Planejamento Popular – MAPP; a negociação como instrumento de gerência e avaliação em saúde.

PPGERO 911 - Cognição e Envelhecimento

Carga Horária: 45

 

Créditos: 3

 

Ementa: Fenômenos cognitivos do/no envelhecimento. Aspectos biológicos, psíquicos e sociais relacionados à cognição. Principais correntes teóricas do estudo da cognição. Ontogênese, filogênese e sociogênese: correlações com a cognição.

 

PPGERO 912 - Velhice, poder e relações de gênero.

Carga Horária: 45

 

Créditos: 3

 

Ementa: Estimular o debate e a pesquisa sobre as diferentes formas da velhice sob a perspectiva do envelhecimento como construção social. Aborda-se a diversidade de discursos construídos sobre a pessoa idosa, seus elementos ideológicos e as implicações nas relações de poder dando ênfase às especificidades da mulher e ao aprofundamento das desigualdades de gênero na velhice.

PPGERO 913 - Introdução à Bioestatística

Carga Horária: 60h

 

Créditos: 4

 

Ementa: Análise exploratória de dados com ênfase em apresentação tabular e gráfica. Utilização de medidas de resumo e dispersão - construção e interpretação. Conceitos gerais de amostragem, tipos de sorteios; probabilidade; distribuições de probabilidade discretas e contínuas, mais utilizadas em epidemiologia; distribuição amostral da média. Inferência estatística - estimação e testes de hipóteses. Noções de associação com exemplificação de principais medidas utilizadas em epidemiologia; noções de correlação, regressão linear e qui-quadrado.