Notícias Notícias

Voltar

Exame de Qualificação ao Doutorado n.º 2 em 2024

“GEOQUÍMICA DOS ELEMENTOS MAIORES, MENORES E TRAÇOS DE SEDIMENTOS DE UMA ESCAVAÇÃO DE UM TANQUE NA ÁREA DE FAZENDA NOVA, NORDESTE DO BRASIL”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Exame de Qualificação ao Doutorado n.º 2 em 2024

 

Aluno(a): Rodrigo Ranulpho da Silva

 

Orientador(a): Dr.ª Virgínio Henrique de Miranda Lopes Neumann

 

Coorientador(a): Dr. Édison Vicente Oliveira (UFPE) e Dr. Gelson Luís Fambrini (UFPE)

 

Título da pré-tese: “GEOQUÍMICA DOS ELEMENTOS MAIORES, MENORES E TRAÇOS DE SEDIMENTOS DE UMA ESCAVAÇÃO DE UM TANQUE NA ÁREA DE FAZENDA NOVA, NORDESTE DO BRASIL”

 

Data: 08/03/2024

 

Horário: 14h

 

Local: videoconferência através do Google Meet: https://meet.google.com/ujy-cvdj-zjs

 

Banca Examinadora:

 

Presidente:

 

Dr. Virgínio Henrique de Miranda Lopes Neumann (Orientador)

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Dr. Alex Souza Moraes (UFRPE)

2.º Examinador(a): Dr. João Adauto de Souza Neto (PPGEOC/CTG/UFPE)

3.º Examinador(a): Dr. Jorge Luiz Lopes da Silva (UFAL)

4.º Examinador(a): Dr. Ygor Jacques Agra Bezerra da Silva (UFRPE)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Dr. Marcelo Metri Corrêa (UFAPE)

2.º Examinador(a): Dr. Valdir do Amaral Vaz Manso (PPGEOC/CTG/UFPE)

 

Resumo:

 

Os sedimentos ocorrentes no tanque escavado no município de Fazenda Nova, PE foram estudados com o intuito de definir sobre o intemperismo, a origem e a proveniência desses materiais. Este estudo teve como objetivo fazer a descrição litoestratigráfica dos níveis identificados e caracterizar a geoquímica (elementos maiores, menores e traços) mineralogia e geocronologia dos sedimentos coletados numa trincheira de 1,5m de lados e 1,65m de profundidade, assim como compreender sua proveniência, trabalhando com a questão entre a relação dos sedimentos depositados nos tanques e sua origem do granito da Suíte Intrusiva Itaporanga. Foram coletadas 10 amostras que foram submetidas a quatro tipos de análises: Estudo das lâminas petrográficas (23), Espectroscopia de Reflectância (ER, em 11 amostras), Difratometria de Raios-X (DRX, em 10 amostras), Fluorescência de Raios-X (FRX, em 11 amostras) e Luminescência Opticamente Estimulada (LOE, em 4 amostras). As análises de ER e DRX apresentaram resultados semelhantes: a caulinita, goethita e hematita. As amostras analisadas pelo método de LOE na base do perfil são as mais antigas e foram relacionadas aos intervalos de tempo entre 45.058,00 ± 3.093,00 anos (R1.2) e que corresponde ao nível de calcrete conglomerático (com fragmentos de ossos da megafauna de mamíferos). Constatou-se que os sedimentos da metade para o topo do perfil são mais recentes (R1.4 = 7.078,00 ± 401,00; R1.6 = 4.194,00 ± 223,00; R1.7 = 3.823,00 ± 339,00), com a diferença de idade da mais antiga para as mais novas em torno de 38.000 a 42.000 anos. Há um outro nível de calcrete granular do meio para o topo do perfil (R1.6). Ambos os níveis de calcretes são de origem pedogenética. Os resultados da FRX indicaram as concentrações de conteúdo carbonático nos níveis de calcrete, com maior expressão no calcrete em 0,30m (nível R1.2) assim como no nível superior em 1,0m (nível R1.6), e nos demais níveis foi observado maiores concentrações de elementos químicos relacionados ao material siderófilos e terrígeos, sugerindo uma influência maior pedogenética. A petrografia, ERD e os índices geoquímicos corroboram para uma maior influência de intemperismo químico em profundidade e nos níveis carbonáticos, já nos níveis mais próximos à superfície ocorre menor atividade intempérica, sendo neste maior influência pedogenética. As análises geoquímicas nos níveis amostrados indicam uma grande deposição de sedimentos no tanque, uma forte influência do granito na composição mineralógica e os processos de alteração e transformação dos minerais e respectivos elementos químicos, tanto litológico quanto pedológico.

 

Palavras-chave: Sedimentos Pleistocênicos; Luminescência Opticamente Estimulada;

Origem e Proveniência