Notícias Notícias

Voltar

Defesa de Dissertação de Mestrado n.º 6 em 2019

“AS ROCHAS (META) MÁFICAS-ULTRAMÁFICAS EO A PALEOARQUEANAS NA PORÇÃO CENTRAL DO DOMÍNIO RIO GRANDE DO NORTE: PETROLOGIA, GEOQUÍMICA E GEOCRONOLOGIA DAS ROCHAS MAIS ANTIGAS NA AMÉRICA DO SUL”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Defesa de Dissertação de Mestrado n.º 6 em 2019

 

Aluno(a): Frank Gurgel Santos

 

Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Valderez Pinto Ferreira

 

Coorientador(a): Prof.ª Dr.ª Anelise Losangela Bertotti (UFPE)

 

Título: “AS ROCHAS (META) MÁFICAS-ULTRAMÁFICAS EO A PALEOARQUEANAS NA PORÇÃO CENTRAL DO DOMÍNIO RIO GRANDE DO NORTE: PETROLOGIA, GEOQUÍMICA E GEOCRONOLOGIA DAS ROCHAS MAIS ANTIGAS NA AMÉRICA DO SUL”

 

Data: 02/08/2019

 

Horário: 14h

 

Local: Sala de Reunião do PPGEOC/CTG/UFPE (sala 326), localizada no 3.º (terceiro) andar do edifício escolar do Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade Federal de Pernambuco

 

Banca Examinadora:

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Valderez Pinto Ferreira (Orientadora)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. Mário Tavares de Oliveira Cavalcanti Neto (IFRN)

3.º Examinador(a): Prof. Dr. Marcos Antonio Leite do Nascimento (UFRN)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Alcides Nóbrega Sial (PPGEOC/UFPE)

2.º Examinador(a): Dr. Vladimir Cruz de Medeiros (CPRM)

 

Resumo:

 

A Província Borborema (PB) está localizada na parte nordeste da Plataforma Sul Americana e apresenta uma montagem bastante complexa, onde as expressivas zonas de cisalhamento delimitam os seus domínios. A área de estudo encontra-se no Domínio Rio Grande do Norte, que é composto por um embasamento gnáissico-migmatítico atribuído ao Complexo Caicó, além de xistos e paragnaisses das formações Seridó e Jucurutu do Grupo Seridó. Associado a essas, ocorrem rochas máficas-ultramáficas (serpentinitos, anfibólio-xistos e anfibolitos) que são o objeto principal do estudo e se apresentam sob a forma de corpos lenticulares dispersos por aproximadamente 30 quilômetros, seguindo o trend regional. Os serpentinitos ocorrem como corpos alongados em exposições relativamente pequenas, em contato com os xistos, paragnaisses e ortognaisses. Eles consistem em serpentina xenoblástica (75-99%) que se apresenta substituindo os minerais ferromagnesianos primários (olivina e/ou piroxênio) do protólito. Os anfibólio-xistos e anfibolitos são esbranquiçados (tremolita), acinzentados (talco) ou mesmo esverdeados (actinolita), dependendo do mineral dominante. As rochas apresentam altos teores de MgO, Ni, Cr2O3 e muito baixos teores de TiO2, Na2O e Ba, e são composicionalmente similares às encontradas em greenstone belts arqueanos em todo o mundo. O alto teor de MgO reflete forte controle mineral, como a olivina e/ou piroxênio. Os dados isotópicos de U-Pb (SHRIMP) em grãos de zircão indicam idades concordantes de 3526 ± 5Ma para o serpentinito da Mina Serra Verde e 3747 ± 12Ma para o serpentinito da Mina Oiticica. A caracterização petrográfica, química e a idade Eo a Paleoarqueana encontradas nas rochas estudadas são muito relevantes para esta parte da PB e assim propomos que estas rochas máficas-ultramáficas façam parte de um greenstone belt arqueano desmembrado.

 

Palavras-chave: Arqueano; Província Borborema; Rochas máficas-ultramáficas; Petrologia; Geoquímica; Geocronologia.