Notícias Notícias

Voltar

Defesa de Dissertação de Mestrado n.º 10 em 2019

“ASPECTOS SISTEMÁTICOS E PALEOECOLÓGICOS DOS MOLUSCOS GASTRÓPODES E BIVALVES DA FORMAÇÃO MARIA FARINHA, DANIANO DA BACIA DA PARAÍBA, PEDREIRA POTY PERNAMBUCO, NE DO BRASIL”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Defesa de Dissertação de Mestrado n.º 10 em 2019

 

Aluno(a): Rafael de Miranda Tavares

 

Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Alcina Magnólia da Silva Franca

 

Coorientador(a): Dr.ª Priscilla Albuquerque Pereira (PNPD/CAPES - PPGEOC/CTG/UFPE)

 

Título: “ASPECTOS SISTEMÁTICOS E PALEOECOLÓGICOS DOS MOLUSCOS GASTRÓPODES E BIVALVES DA FORMAÇÃO MARIA FARINHA, DANIANO DA BACIA DA PARAÍBA, PEDREIRA POTY PERNAMBUCO, NE DO BRASIL”

 

Data: 09/08/2019

 

Horário: 14h

 

Local: Sala de Projeções do Departamento de Geologia (sala 522), localizada no 5.º (quinto) andar do edifício escolar do Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade Federal de Pernambuco

 

Banca Examinadora:

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Alcina Magnólia da Silva Franca (Orientadora)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. Anderson da Conceição Santos Sobral (UNIT)

3.º Examinador(a): Dr.ª Ludmila Alves Cadeira do Prado (UFPE)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Édison Vicente Oliveira (PPGEOC/UFPE)

2.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Cynthia Lara de Castro Manso (UFS)

 

Resumo:

 

A Formação Maria Farinha representa um ambiente de plataforma rasa que passou por movimentos oscilatórios da linha de costa durante o início da Era Cenozoica, Período Paleógeno Andar Daniano, Bacia da Paraíba. Na Mina Poty, Paulista, PE, são observados os primeiros estratos da formação, bem como o topo da Formação Gramame (Maastrichtiano), com registro da passagem Cretáceo/Paleógeno (K/Pg). Neste trabalho, foram analisados aspectos sistemáticos, tafonômicos e paleoecológicos dos bivalves. gastrópodes e outros elementos da fauna que colonizaram o Mar Maria Farinha, após a grande crise que extingui cerca de 80% da vida marinha. A pesquisaenvolveu trabalhos de campo, de laboratório e levantamento bibliográfico e de fósseis da coleção paleontológica do Departamento de Geologia da Universidade Federal de Pernambuco (DEGEO–CTG–UFPE). Foram analisados 866 fósseis coletados na Mina Poty. A fauna estudada é composta pelas ordens de gastrópodes Sorbeoconcha, Caenogastropoda e Neogastropa: distribuídos em 7 (sete) famílias e 9 (nove) espécies, a saber:Serratocerithium buaquianum, Turritella soaresana, Campanile brasiliense, Cerithium Harttianum, Euspira parahybensis, Xenophora conchyliophora, Proadusta dalliana, Volutispina radula e Volutispina alticostata. A família Cerithidae com Serratocerithium buaquianumé predominante, embora as famílias Cerithidae e Neogastrópoda sejam mais diversificadas nos estratos da Formação Maria Farinha. Os bivalves estão representados pelas ordens Cardiida (família Cardiidae), Protobranchia (família Nuculanidae), (família Pholadomydae) e Ostreida (família Gryphaeidae) com as espécies: Granocardium soaresanum Nuculana swiftiana, Pholadomya parahybensis Gryphaeostrea trachyoptera,respectivamente. A análise da fauna de bivalves e gastrópodes das camadas basais da Formação Maria Farinha, bem como a fauna associada, composta principalmente por crustáceos, equinoides e nautiloides, mostra o predomínio de organismos bentônicos móveis e escavadores, de amplo espectro alimentar, com representantes pouco especializados na dieta, variando de herbívoros, carnívoros e necrófagos, grupos tolerantes à stress ambiental, em águas com poucos nutrientes. Essas características ecológicas dos grupos facilitaram a colonização dos ambientes de plataforma rasa após a crise K/Pg.

 

Palavras-chave: Epifauna; Tafonomia; Paleoambiente; Morfologia.