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Histórico

No decorrer dos últimos vinte anos, vários grupos de professores da Universidade Federal de Pernambuco têm desenvolvido inúmeras ações na área da Educação Matemática e Tecnológica. Esses profissionais abrangeram um amplo leque de iniciativas de formação continuada de professores das redes públicas de ensino, em especial cursos de Extensão ou de Especialização, além de outros trabalhos de difusão científica em escolas do Ensino Básico. Esses, além disso, estabeleceram articulações com os educadores do país e do exterior, assegurando um intercâmbio acadêmico com frutos expressivos na pesquisa, na produção científica e na formação de pós-graduados. Agora, na Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica, eles se juntam compondo uma comunidade interdisciplinar a qual integra professores formados em matemática, psicologia, educação, informática, filosofia e história.

O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica tem por finalidade proporcionar, ao estudante graduado, um aprofundamento na área de Educação Matemática e Tecnológica, que lhe permita atingir alto padrão de competência Matemática e técnico-profissional e desenvolver uma visão sólida e abrangente da Educação Matemática e Tecnológica, além de instrumentos didáticos eficientes que lhe permitam ligar esses conhecimentos à prática docente ou ao desenvolvimento de tecnologias educativas. Busca-se também oferecer, dentro da Universidade, ambiente e recursos adequados para que se desenvolva a investigação nas áreas de Educação Matemática e Tecnológica, mais especificamente relativa ao estudo dos fenômenos cognitivos, psicológicos, pedagógicos e didáticos ligados ao processo de ensino-aprendizagem da matemática e do uso de tecnologias na educação.

O curso de Mestrado Acadêmico em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE foi recomendado com nota 3 pela CAPES em 2007 e homologado pelo CNE (Portaria MEC 458, DOU de 11/04/2008 – Parecer CES/CNE 28/2008,10/04/2008).

Este Programa de pós-graduação tem como foco prioritário a educação científica e tecnológica, baseado no desenvolvimento do ensino e da pesquisa a partir da relação entre educação, ciência e tecnologia, tomando os processos de ensino-aprendizagem nesta área como seu campo de inserção. A partir desta relação, os estudos se concentram na didática da matemática, na educação tecnológica e nos processos de ensino aprendizagem tanto na matemática como na ciência, tendo como base o conhecimento que aí se produz e seus desdobramentos para a educação formal e não-formal da população.

O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco tem por finalidades:


a) proporcionar, ao estudante graduado, um aprofundamento na área de Educação Matemática e Tecnológica, que lhe permita atingir alto padrão de competência Matemática e técnico-profissional e desenvolver uma visão sólida e abrangente da Educação Matemática e Tecnológica, além de instrumentos didáticos eficientes que lhe permitam ligar esses conhecimentos à prática docente ou o desenvolvimento de tecnologias educativas;

b) oferecer, dentro da Universidade, ambiente e recursos adequados para que se desenvolva a investigação nas áreas de Educação Matemática e Tecnológica, mais especificamente relativa ao estudo dos fenômenos cognitivos, psicológicos, pedagógicos e didáticos ligados ao processo de ensino-aprendizagem da matemática e do uso de tecnologias na educação.


São os seguintes os objetivos específicos do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica:


a) formar profissionais que atendam, quantitativa e qualitativamente, à expansão do ensino superior na área de Educação Matemática e Tecnológica;

b) preparar pesquisadores que desenvolvam pesquisa em Educação Matemática e Tecnológica;

c) colocar o mestrando e o doutorando em contato com novas tendências do ensino de matemática e do uso de tecnologias na educação;

d) desenvolver reflexão e propor caminhos que auxiliem o enfrentamento das grandes questões e desafios colocados pelo uso dos computadores e outras tecnologias no ensino.