O Programa O Programa

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECAM), do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, oferece, desde o primeiro semestre de 2010, o Curso de Mestrado Acadêmico. Em uma visão mais ampla, o Programa visa contribuir para o suprimento de uma evidente carência no âmbito regional, configurada pela necessidade de incrementação da produção tecno-científica e formação de recursos humanos com a qualificação exigida para enfrentar os desafios regionais, solucionando problemas de engenharia relacionados às estruturas, desenvolvimento de materiais e meio ambiente.

O Programa foi aprovado pela CAPES em dezembro de 2009, quando foi considerado como o padrão mínimo de qualidade exigido (conceito inicial 3). Conta com docentes qualificados e toda a infraestrutura do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) em Caruaru. O CAA foi criado em julho de 2005, e é parte integrante do Projeto de Interiorização da UFPE. O contexto regional no qual se insere o Campus do Agreste foi identificado a partir de uma análise apresentada pelo Plano Regional de Inclusão Social, realizado pela Agência FIDEM/CONDEPE, em 2003. Com base neste plano, verificou-se a distribuição da desigualdade socioeconômica do desenvolvimento do território de Pernambuco. A expectativa, que vem se confirmando com a consolidação do mais novo campus da UFPE, é que o mesmo venha atender a uma importante demanda de interiorizar o conhecimento científico e a inovação tecnológica, tendo como finalidade o fortalecimento e dinamização das cadeias produtivas e sociais desta região.

Na Região Nordeste, a UFPE desempenha um papel de grande importância enquanto Instituição que agrega pessoal qualificado com projetos de pesquisa inovadores e de alto impacto no desenvolvimento local. A demanda para seus cursos de pós-graduação abrange profissionais de vários Estados da Região e a absorção desses profissionais pelos setores público e privado vem se dando com regularidade.

Para realização das atividades de pesquisa, o PPGECAM conta com as instalações existentes no Núcleo de Tecnologia (NT) do CAA, que abriga as graduações em Engenharia Civil e Engenharia de Produção, e encontra-se instalado no Campus do Agreste. O NT possui como infraestrutura de apoio ao ensino, pesquisa e extensão: salas de aulas climatizadas; gabinetes para professores com computadores e acessórios; biblioteca setorial, ligadas à biblioteca central no Campus Recife; 1 laboratório multidisciplinar – Laboratório de Sistemas Construtivos - que atende as áreas de estruturas, construção civil e materiais; 4 laboratórios específicos voltados às pesquisas sobre meio ambiente – Laboratórios de Geotecnia, Recursos Hídricos, Saneamento e Transportes; 4 laboratórios de informática, dos quais um constitui laboratório de alto desempenho com cluster composto por 20 nós; 1 laboratório de física; 1 laboratório de química; etc.