O Programa O Programa

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB), oferecido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi recomendado em 1994 (Doutorado) e 2004 (Mestrado) pelo Conselho Técnico - Científico (CTC) da CAPES.

O PPGCB representa no Nordeste uma referência indispensável à formação de recursos humanos altamente qualificados em Ciências Biológicas e tem como missão a consolidação do potencial científico e tecnológico regional. O PPGCB tem como tarefa principal produzir profissionais aptos para atuarem nas áreas de ciências biológicas e afins, capazes de contribuir, a partir da formação recebida, para o processo de modernização do País. Desta forma, busca-se acompanhar as diretrizes da política brasileira, que procura o estabelecimento de uma nova trajetória de desenvolvimento e a superação de desequilíbrios internos e externos. Neste processo, o fortalecimento de áreas intensivas em conhecimento, como a Biologia e suas interfaces, é essencial para o futuro do País.

Destaque 

O Programa presenciou uma significativa evolução (2010-20012), tanto no que refere à adequação e atualização da sua proposta quanto à formação e composição do corpo docente e consolidação da sua produção intelectual, internacionalmente destacada. A partir de 2009, priorizaram-se ações que valorizam a inserção internacional dos docentes e discentes, a qual tem sido claramente ressaltada nas avaliações da CAPES. Portanto, todas as ações propostas, alinhadas com o desafio de desenvolvimento sustentado do país e minimização das desigualdades Regionais, visaram acompanhar o crescimento da Área de Ciências Biológicas I.  O Programa finalizou o triênio (2010-2012) com 22 Docentes Permanentes e 07 Docentes Colaboradores, com uma relação Núcleo Permanente/Núcleo Colaborador de 82,76%; na sua grande maioria bolsista de produtividade do CNPq (95 %). A Inserção Social e Impacto Regional é um item muito forte do Programa, destacando-se a integração e cooperação com outros Programas e Centros de Pesquisa e Desenvolvimento Profissional, relacionados à Área de Conhecimento do Programa. A sua visibilidade é muito boa, considerando que o programa recebe alunos de todas as partes do País e do exterior. As atividades do Programa resultam em impacto (ações de extensão) e educacional (produção de materiais técnicos e didáticos).