O Programa O Programa

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas PPGCB da Universidade Federal de Pernambuco foi criado em 1994, inicialmente apenas em nível Doutorado, com o objetivo de atender a uma grande demanda de estudantes de vários estados da Região Nordeste que buscavam complementar a sua formação acadêmica e técnico-científica no âmbito das Ciências Biológicas e áreas afins. Em 2004, foi criado o curso de Mestrado, iniciativa que muito contribuiu para a consolidação definitiva do PPGCB como referência regional na formação de recursos humanos altamente qualificados nas áreas de concentração e linhas de pesquisa do programa. O PPGCB tem mantido, desde a sua gênese, o foco na formação multidisciplinar dos seus egressos, objetivo que tem sido alcançado graças à disponibilização de uma grade diversa de disciplinas obrigatórias e eletivas e de um ambiente acadêmico propício ao desenvolvimento de pesquisas científicas inovadoras, interdisciplinares e contextualizadas com os desafios demandados a partir do crescimento econômico da Região Nordeste verificado nas últimas décadas.

 

O PPGCB tem contribuído em muito com o seu pioneirismo para a disseminação de conhecimentos dos temas diretamente vinculados às Ciências Biológicas. Atualmente, é um dos dois programas da área de Ciências Biológicas I e da Região Nordeste com nota 5 na avaliação quadrienal 2013-2016 da CAPES (juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Bioinformática da UFRN). Vários egressos do PPGCB atuam como docentes e/ou pesquisadores em diversas instituições de ensino e pesquisa do país (EMBRAPA, UFPE, UFRPE, UPE, UFPI, UFPB, UFRN, UFBA, UFAL, IPA, FIOCRUZ, CETENE, CEUMA, entre várias outras), sendo alguns, inclusive, bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Estes egressos também atuam como membros dos núcleos permanentes de outros Programas de Pós-Graduação da Região Nordeste, evidenciando o notável potencial nucleador do PPGCB.

 

Desde a divulgação do último relatório de avaliação quadrienal (2013-2016) da CAPES, o PPGCB vem buscando dar continuidade às ações gerenciais positivamente reconhecidas pela CAPES, ao mesmo tempo em que busca equacionar as lacunas identificadas. O programa visa, em essência, estar em estreita sintonia com o Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2011-2020), que estabelece que a busca contínua da excelência em padrões internacionais é um elemento essencial para o aprimoramento do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

 

O PPGCB tem como principal objetivo a qualificação multidisciplinar, em alto nível científico, de pesquisadores independentes e inovadores, capazes de formular, planejar e desenvolver projetos de pesquisa, que visem o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos, mediante a valorização da competência técnico-científica instalada em Pernambuco e demais estados nordestinos, materializada através das importantes colaborações nacionais e internacionais mantidas pelos docentes do Programa.