O Programa O Programa

Resumo Histórico

O programa teve início em nível de Mestrado, sendo implantado em 1973 pelo Prof. Salomão Kelmer. Por quase duas décadas, o curso evoluiu com conceitos B e A avaliados pelo conselho Federal de Educação. Em 1989, após uma visita do Prof. Luiz Ramos (UNIFESP) - credenciado pela CAPES para avaliação dos cursos de Pós Graduação em nível de mestrado da UFPE, foi criado o curso de Doutorado em Medicina, abrangendo os cursos de Mestrado em cirurgia, em Pediatria, em Anatomia Patológica e em Medicina Tropical.

Após entrevistar todos os professores de Pós-graduação da área médica do HC- UFPE, por sugestão do Prof. Osvaldo Luiz Ramos ao Magnífico Reitor - Prof. Éfren de Aguiar Maranhão - foi designado Coordenador do curso de Doutorado em Medicina o Prof. Edmundo Machado Ferraz, e o Prof. José Lamartine de Andrade Aguiar, Vice-coordenador.

O Curso de Doutorado em Medicina funcionou de 02-06-1992 (Data da primeira Ata de Reunião do Colegiado) a 31-12-1999 (Data de ultima Ata), formando 34 Doutores nas áreas de conhecimento de Cirurgia, Pediatria, Anatomia Patológica, Neuropsiquiatria e Medicina Tropical, credenciando, portanto, uma massa crítica de Doutores que permitiu a reabertura dos Programas de Mestrado e Doutorado nas áreas de Cirurgia, Pediatria, Anatomia Patológica, Neurociências. Em 10-12-1999, foi defendida a primeira tese de Doutorado do Programa de Pós Graduação em Cirurgia, tendo sido defendidas e aprovadas, desde essa data, 67 Mestres e 56 Doutores.
 
Objetivo:
 
O Programa de Pós Graduação em Cirurgia tem como objetivo a formação de Mestres e Doutores nas linhas de pesquisa orientadas pelos docentes pesquisadores das Disciplinas Cirúrgicas, com ênfase, principalmente, na Cirurgia Experimental.

Vale ressaltar que o Núcleo de Cirurgia experimental foi fundado em 1951 pelo Prof. Eduardo Wanderley Filho, funcionando ininterruptamente até a data atual. Este Núcleo visa, também, a integração com outros laboratórios de pesquisas da UFPE, que mantém interface com nossas linhas de pesquisa, procurando engajar alunos de PIBIC nas pesquisas, além de alunos de Pós-Graduação oriundas de outras áreas de conhecimento que agregam atividades em nossas linhas de investigação clínica e experimental.

Ainda como objetivo, perseguimos o aprimoramento científico, baseado em metodologia, estruturado em evidências e na busca de qualidade, visando a qualificação e a capacitação para o ensino e para a pesquisa na preparação de Docentes para a UFPE.