O Programa O Programa

O Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal da Paraíba (PPGAV UFPE/UFPB), Homologado pelo CNE (Port MEC 1045, de 18/08/10, DOU 19/08/10, seç 1, p 10), oferece o Curso de Mestrado em Artes Visuais.

Seus principais objetivos são a formação de pesquisadores e a qualificação de recursos humanos especializados na área de Artes Visuais com autonomia em sua área de concentração e capacidade para planejar, desenvolver e executar atividades relacionadas à pesquisa, ensino e extensão, com abertura para a interdisciplinaridade e transversalidade.

Ensino das Artes Visuais é a área de concentração do Programa que conta com um corpo de docentes qualificado. 

A trajetória do PPGAV mostra uma crescente melhoria da qualidade do curso oferecido, seja por meio da ampliação quantitativa e qualitativa do quadro de professores ou pela repercussão dos trabalhos produzidos por docentes e alunos apresentados em importantes eventos da área, locais, regionais, nacionais e internacionais.

O Curso de Mestrado em Artes Visuais PPGAV UFPE/UFPB funciona desde 2010, com entradas anuais. O curso é ofertado gratuitamente e o acesso é feito mediante processo seletivo público. Dispõe de bolsas da CAPES e da PROPESq/UFPE e as oferece, orientando-se por critérios estabelecidos pelas agências e/ou pelo Colegiado do PPGAV.

Os objetivos institucionais do Programa são:

a) formar pesquisadores que atendam, quantitativa e qualitativamente, à expansão da pesquisa ensino na área de Artes Visuais;

b) qualificar recursos humanos especializados na área de Artes Visuais;

c) capacitar docentes e pesquisadores para planejar, desenvolver e executar atividades relacionadas à pesquisa, ensino e extensão; 

d) estimular a produção de conhecimentos relevantes para a história, teoria, processos de criação e ensino das Artes Visuais.

O PPGAV é, antes de tudo, um programa acadêmico de formação para a pesquisa e tem como área de concentração o Ensino das Artes Visuais.