O Programa O Programa

Apresentação

A Ergonomia é uma disciplina de caráter científico que objetiva melhorias das condições de trabalho e lazer do ser humano a partir da otimização de diversos aspectos: produtos, máquinas, equipamentos, ferramentas, ambientes físicos, ambiente espacial, sistema de informação e comunicação, operacionalização de tarefas e organização do trabalho. São seus princípios cuidar para a manutenção da saúde física, saúde mental, dignidade e prazer no trabalho.

O Mestrado Profissional em Ergonomia oferecido pelo Centro de Artes e Comunicação da UFPE é o primeiro mestrado em ergonomia no Brasil. Foi estruturado e construído com o objetivo de formar profissionais pós-graduados que tenham como diferencial a atuação no campo de ação da Ergonomia a partir da promoção da excelência das ações ergonomizadoras diante de condições adversas na relação do sistema humano-tarefa-máquina.

O curso de mestrado profissional apresenta-se dentro de um modelo inovador, reconhecido pela CAPES, que garante ao egresso a possibilidade de atuar no meio acadêmico como docente, atuar em empresas de diversas naturezas e poder ingressar em programas de doutoramento no Brasil e no exterior.

O Mestrado Profissional em Ergonomia é voltado para o profissional que busca aplicar os conhecimentos adquiridos na solução de problemas normalmente encontrados no mercado de trabalho. Para isto, o aluno contará com a orientação de um corpo de docentes doutores, com experiência na área de ergonomia e atuação no mercado, para a produção de uma dissertação com foco num tema relacionado à área de concentração escolhida.

Informações gerais

Público-alvo

Administradores, arquitetos, designers, enfermeiros, engenheiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, médicos, psicólogos e profissionais de áreas afins.

Local

Departamento de Design, Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.

Horário

Finais de semana, a cada quinzena, com carga horária de 15 horas, sendo as aulas ministradas às sextas-feiras, das 14 as 21h e, aos sábados, das 9 as 17h.

 

Objetivos Principais

Objetivos principais do Mestrado Profissional em Ergonomia da UFPE:

[i] Formar e capacitar profissionais qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos, visando atender as demandas no campo de ação da Ergonomia - através de seu objeto de estudo, objetivos e métodos – de forma a poderem intervir em ações ergonomizadoras diante de condições adversas na relação do sistema humano-tarefa-máquina.

[ii] Formar e capacitar profissionais qualificados para transferir conhecimento para a sociedade, atendendo a demandas específicas na área de ergonomia, com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local, pela melhoria das condições de trabalho, satisfação e qualidade de vida do trabalhador.

[iii] Formar e capacitar profissionais qualificados para promover a articulação integrada da formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, visando melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas por meio da solução de problemas ergonômicos.

[iv] Formar e capacitar profissionais qualificados para contribuir no agregamento de competitividade e aumentar a produtividade em empresas e/ou organizações públicas e privadas a partir da redução dos custos humanos associados à carga física e cognitiva do trabalho minimizando as demandas oriundas de incidentes, acidentes e doenças ocupacionais.