Programa de Pós-Graduação em Geografia

Destaques Destaques

Voltar

Nota Oficial com Respostas Públicas aos Questionamentos formulados sobre este Processo Seletivo para Corpo Discente do PPGEO - Turmas 2019

Veja aqui as respostas à dúvidas apresentadas ao PPGEO sobre o Processo Seletivo para Corpo Discente do PPGEO - Turmas 2019.

A Comissão de Seleção e Admissão, nos termos do Edital de Seleção de Corpo Discente - Turmas 2019 (Mestrado e Doutorado), por meio desta nota, vem responder publicamente aos questionamentos formalizados pelos candidatos e demais interessados no processo seletivo:

ADENDO IMPORTANTE: TODOS os e-mails com as dúvidas recebidos são triados e ordenados por temas durante o horário de funcionamento da Secretaria do PPGEO. As dúvidas semelhantes são compiladas em uma só e encaminhadas para a Banca Examinadora. Quando respondidos pela Banca Examinadora, as respostas são ordenadas pela Secretaria do PPGEO, também durante o horário de funcionamento da Secretaria do PPGEO, e devidamente publicadas nesta Nota Oficial. O Envio de múltiplos e-mails pelo mesmo candidato, com as mesmas dúvidas, somente atrapalha e atrasa o processo de triagem e organização das dúvidas a serem respondidas, e atrasa todas as respostas. Pedimos a colaboração e agradecemos pela compreensão.

DÚVIDAS SOBRE INSCRIÇÕES

  1. PERGUNTA: Considerando que o item 2.5.1 lista como documentos Diploma de conclusão do Curso de Mestrado ou declaração de já ter cumprido os créditos e estar em fase final de dissertação, os alunos que já concluíram o Mestrado e estão aguardando Diploma podem apresentar certificado de Colação de Grau como comprovante de Conclusão do Mestrado?
    • RESPOSTA: Qualquer documento oficial da instituição onde o título foi obtido que comprove que o candidato já tenha alcançado ou superado o cumprimento dos créditos e a fase final da dissertação (p. ex. declaração de ter defendido a dissertação e esta ter sido aprovada) servirá como comprovação de provável concluinte.
  2. PERGUNTA: Na falta do documento Registro Geral (RG), é possível realizar a inscrição com uso de Carteira Nacional de Habilitação (CNH)?
    • RESPOSTA: Sim, é possível realizar a inscrição com qualquer Documento Oficial com Foto de validade Nacional, a exemplo da CNH, Registro Geral (RG, comumente conhecido como Carteira de Identidade), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Carteira de Órgão ou Conselho de Classe (OAB, CRM, CRP. Etc.), Certificado Militar, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, Passaporte, Carteiras expedidas por órgão público que por Lei Federal valem como identidade. Recomendamos, a quem os decida usar, que identifiquem o órgão emissor e a data de emissão do documento que estiverem utilizando.
  3. PERGUNTA: Preenchi dados do Formulário com erro ou imprecisão (nome da mãe, número do Título de Eleitor, RG, CPF, Endereço, etc.). (3.1) Como faço para realizar uma retificação da inscrição? (3.2) Quais as consequências?
    • RESPOSTA 3.1: Ler item 2.3 do Edital.
    • RESPOSTA 3.2: Aguarde a Homologação das Inscrições.
  4. PERGUNTA: Sou lactante e não há no edital informação a respeito dos direitos da mulher que amamenta. Gostaria de saber como informar sobre a minha condição?
    • RESPOSTA: O Formulário Eletrônico de Inscrição tem um campo onde você pode informar esta situação, para garantir que providenciemos as devidas condições para a realização da sua prova.
  5. PERGUNTA: Gostaria de saber quais informações devem está (sic) contida na cópia da folha de identificação do currículo lattes (item 2.5.1, c))?
    • RESPOSTA: Nesta fase inicial, não estão sendo solicitadas informações detalhadas do escopo do currículo, e sim a página principal do Lattes onde consta a foto, data de atualização, resumo e formação, para verificação de que o candidato possui cadastro ativo no Currículo Lattes.
  6. PERGUNTA: Gostaria de saber se é possível fazer a inscrição mesmo que a atualização do Lattes tenha sido em um tempo inferior a 3 meses.
    • RESPOSTA: Leia atentamente o Edital, item 2.5.1, c).
  7. PERGUNTA: Quando realizei minha inscrição para o processo seletivo, preenchi todos os campos obrigatórios disponíveis no Formulário eletrônico, mas, (7.1) não foi disponibilizado campo para envio de Currículo Lattes e do Diploma de Graduação e/ou o campo para escolha do código de vaga professor-orientador, conforme item 2.2.1 e ANEXO III. (7.2) Como posso complementar a documentação obrigatória e evitar prejuízo na homologação de minha inscrição?
    • RESPOSTA 7.1: Devido a um problema técnico, os campos referentes ao envio desses documentos/informação ficaram ocultos para os candidatos. O problema foi corrigido assim que descoberto.
    • RESPOSTA 7.2: Os candidatos que fizeram suas inscrições no período em que o formulário estava sem esses campos disponíveis não serão prejudicados. Serão contactados pelo e-mail que informaram na inscrição e terão prazo hábil para enviar esses documentos pela via que lhes será devidamente disponibilizada.
  8. PERGUNTA:  (8.1) Não encontrei o modelo da declaração quitação com a Justiça  Eleitoral do modelo que vocês colocam para seguir o exemplo (sic). (8.2) Posso substituí-lo por Certidão da Justiça Eleitoral?.
    • RESPOSTA 8.1: Conforme apresentado em edital, o Modelo de Declaração de Quitação Eleitoral está no site do PPGEO (www.ufpe.br/posgeografia). Naturalmente, como esse formulário é utilizado para outros contextos além da seleção, ele está no campo genérico a que é pertinente na página do PPGEO: Documentos e Formulários.
    • RESPOSTA 8.2: Por força do Decreto 9.092/2017, da Presidência da República, o Serviço Público Federal (de que faz parte a UFPE) não pode mais exigir esta certidão, podendo no máximo pedir declaração e/ou dados necessários para que possamos obter a certidão diretamente no órgão emissor. No entanto, caso o candidato possa e deseje enviar diretamente a Certidão Eleitoral, em muito estará contribuindo para agilizar o trabalho administrativo no órgão que dele dependa.
  9. PERGUNTA: Gostaria de informar que fiz minha inscrição, porém quando finalizei descobri que não tinha opção para enviar documentação de reservista.
    • RESPOSTA: Isso é um bom sinal. Leia atentamente o item 2.5 do edital e seus subitens.
  10. PERGUNTA: Gostaria de saber se o documento comprovatório de conclusão de curso pode ser emitido pelo respectivo departamento ou necessita ser emitido pelo corpo discente da UFPE?
    • RESPOSTA: Será aceito qualquer documento válido, desde que reconhecido pela instituição onde o curso esteja sendo ou tenha sido concluído, emitido por funcionário ou servidor habilitado para este fim.
  11. PERGUNTA: Quero saber como proceder para obter a tal folha de identificação do curriculum Lattes para realizar a inscrição na seleção de mestrado.
    • RESPOSTA: Você acessa o seu perfil no Currículo Lattes e gera o documento.
  12. PERGUNTA: Prezados, fiz minha inscrição, preenchi tudo que foi solicitado, quando enviei as informações a tela não exibiu minhas respostas (apareceu deformada), os campos alguns em branco, outros com varias letras juntas aleatoriamente, parecendo código, no final do formulário disse que eu ia receber um e-mail com a confirmação de envio dos dados, porém até o momento não recebi, tentei fazer outra inscrição, mas o sistema disse que já estava cadastrado.
    • RESPOSTA: Pode ter havido problema com sua conexão ou com seu browser na hora de exibir a sua confirmação, pois a inscrição foi recebida corretamente, com os dados pertinentes. Se seu e-mail foi informado corretamente, a ele foi enviado e-mail com confirmação de sua inscrição e os dados preenchidos.
  13. PERGUNTA: Ao selecionar os itens referentes à comprovação de conclusão da graduação e o currículo lattes, não fica evidente o item correspondente ao edital (no caso o item 2.5.1.), abrindo margem para interpretações. Assim, ao realizar a complementação da inscrição, inseri o currículo Lattes de acordo com o item marcado. Ao consultar o edital, especificamente no item 2.5.1. notei que trata-se da cópia da folha de apresentação deste mesmo currículo. Assim, como já frisado, fica aberto a questionamentos por parte dos inscritos. Neste sentido, gostaria de saber sobre a possibilidade de correção da complementação da inscrição uma vez que já ocorrera falha no sistema de inscrições.
    • RESPOSTA: A inscrição (bem como cada fase e etapa da seleção) é regida pelo Edital como um todo, e nele se pauta. Desse modo, conforme itens 1.2 e 2.3 do edital, a resposta é NÃO. O formulário de complementação foi liberado com a clara e expressa intenção de corrigir um problema técnico que poderia prejudicar quem fez as inscrições sem campos disponíveis, e não para favorecer quem porventura tenha realizado sua inscrição sem conhecer o edital.
  14. PERGUNTA: Srs, tive problemas com a homologação da inscrição. Fiz o procedimento exigido, enviei meus documentos no formulário de inscrição e vi que meu nome CPF consta como INDEFERIDO. O que posso fazer?
    • RESPOSTA: Ver item 5 do edital e respectivos subitens.
  15. PERGUNTA: Sres. da Comissão Examinadora, realizei o pagamento da Taxa de Inscrição, mas, por alguma razão (eu não concluí minha inscrição, minha inscrição foi indeferida, etc.) eu não estou participando do processo seletivo. O que posso fazer para obter Ressarcimento da Taxa de Inscrição?
    • RESPOSTA: Não há previsão de Ressarcimento de Taxa de Inscrição no Edital de Processo Seletivo para Admissão Discente - Turmas 2019 - Mestrado e DoutoradoA Comissão de Seleção, com base no item 8.7 do Edital, decide pelo não ressarcimento de Taxa paga, quando a não inscrição ou não continuidade do candidato no processo seletivo ocorrer em decorrência responsabilidade alheia a sua própria organização do evento.

 

DÚVIDAS SOBRE A ETAPA 1 (PROVAS ESCRITAS DE CONHECIMENTO E IDIOMA INGLÊS)

  1. PERGUNTA: Gostaria de me informar se o candidato de outro estado, que não residi (sic) no estado de Pernambuco, e  que tem interesse em fazer a prova de seleção 2019 para doutorado, se há alguma possibilidade do programa permitir essa realização de prova em uma outra instituição Federal?
    • RESPOSTA: A UFPE, precisamente o PPGEO, não dispõe atualmente de convênios ou acordos com outras instituições para a realização da prova fora do local estipulado no Edital.
  2. PERGUNTA: Após leitura do edital do processo seletivo ano letivo 2019 percebi que um dos livros citados na bibliografia, SÁ, A. j; CORREA, A. C. de B. (Orgs) Regionalização e analise Regional: Perspectivas e Abordagens Contemporâneas. 1. Ed. Recife: Ed. Universitária, 2006. para leitura não está disponível para acesso (vendas, bibliotecas,...). Por gentileza vocês vão disponibilizar?
    • RESPOSTA: O livro está disponível para acesso: clique aqui
  3. PERGUNTA: Eu queria saber se posso ter acesso ao local da prova com a carteira de trabalho, por que aconteceu um imprevisto e fiquei sem a identidade.
    • RESPOSTA: Confira o Item 8.2 do Edital.
  4. PERGUNTA: (4.1) Gostaria de saber qual o procedimento para solicitar uma cópia das minhas provas para o curso de doutorado 2019, como também, (4.2) o espelho de correção da banca.
    • RESPOSTA 4.1: A obtenção de cópia das provas não é permitida. Vale registrar que fotografias são cópias e, deste modo, também não serão autorizadas. É possível pedir vistas da prova, e conferi-la direta e pessoalmente na Secretaria do PPGEO, com a devolução deste documento imediatamente após a consulta.
    • RESPOSTA 4.2: O espelho da correção da banca já está disponível na página do PPGEO, na seção "Seleção".
  5. PERGUNTA: (5.1) Seria possível retificar o pedido de recurso? (5.2) No caso solicitei acesso ao espelho e a prova porém faltou solicitar a recontagem da minha nota de inglês.
    • RESPOSTA: Em todos os Formulários referentes ao atual Processo Seletivo, como requisito para a a submissão do formulário, o candidato confirma as informações e por elas se responsabiliza. Deste modo, uma vez submetidos os formulários, não é mais permitido realizar alterações.
    • RESPOSTA 5.2: Segundo item 5 do Edital, cabe recurso de nulidade e de recontagem da nota. Para os outros objetivos listados, leia a Pergunta 4 sobre a Etapa 1, logo acima, e respectivas respostas.

 

DÚVIDAS SOBRE A ETAPA 2 (ANÁLISE DO PRÉ-PROJETO)

  1. PERGUNTA: Gostaria de saber se o pré-projeto de pesquisa  deve conter o nome do candidato ou não?
    • RESPOSTA: O Pré-Projeto não deverá ser Assinado. No dia das provas, foram disponibilizados códigos de identificação para os candidatos, para que as suas provas sejam corrigidas incognitamente. Esses códigos serão utilizados na identificação dos trabalhos, para envio dos Pré-Projetos, com a mesma finalidade de garantir a correção pela banca sem a identificação dos alunos.
  2. PERGUNTA: O projeto pode ter como proposta intervir na realidade ou sugerir a modificação de um quadro socioespacial dado?
    • RESPOSTA: A definição do objeto de pesquisa e suas decisões teorico-metodologicos é de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato. Cabe ao candidato seguir o roteiro de elaboração (estrutura) conforme item 3.2.3.7 do Edital.
  3. PERGUNTA: A respeito do item 3.2.3.7 do edital referente aos elementos contidos no projeto a letra A onde se encontra Título; Tema ambos são considerados como a mesma coisa ou são item solicitados separadamente?
    • RESPOSTA: Houve um problema com o Editor de Texto na geração do arquivo PDF, mas, o Título e o Tema são itens independentes.

 

DÚVIDAS SOBRE A ETAPA 3 (AVALIAÇÃO DO CURRICULUM VITÆ)

  1. PERGUNTA: No item '"DOCUMENTO" na tabela excel para preenchimento do currículo é solicitado que indique nesse campo o documento enviado! Gostaria de saber se essa indicação é numerada por ordem dos documentos comprobatórios que serão anexados ou por nome, exemplo: "declaração de concluinte do curso de mestrado"?
    • RESPOSTA: Leia atentamente o item 3.2.4 do Edital e subitens. O Formulário (planilha) também oferece instruções, em cada célula.
  2. PERGUNTA: Há uma planilha do Excel pronta para o preenchimento do currículo (Um modelo) ou qualquer modelo da mesma poder ser ser desenvolvido pelo candidato?.
    • RESPOSTA: Não há modelo, nem disponibilizamos planilhas preenchidas por outros candidatos. O edital, no item 3.2.4 e subitens, trata do preenchimento e envio da planilha e documentos de titulação. A planilha permite edição das exatas células que precisam ser preenchidas, nas quais são dadas as devidas instruções.
  3. PERGUNTA: No histórico emitido por minha instituição não está explícito a média do histórico acadêmico, apenas do coeficiente de rendimento acadêmico (CRA). Há alguma orientação de como eu devo fazer? Posso somar as notas das disciplinas para colocar na tabela e enviar o anexo (com o histórico) sem a média mesmo?
    • RESPOSTA: Conforme edital e anexos, o(a) candidato(a) deve calcular a média com base nas notas. Se as notas tiverem sido obtidas na forma de conceito, converter nos valores e limites expressos na tabela (Anexos IV e V).
  4. PERGUNTA: No campo "participação em atividades de campo": é considerada a participação como aluno ou apenas como professor? 
    • RESPOSTANeste item (E - Atividades de extensão), pontua-se atividade de campo relacionada a projeto de extensão regularmente cadastrado pelo órgão responsável. Atividade de campo relacionada a excursão didática de disciplina ou a pesquisa curricular não se enquadram neste item de pontuação.
  5. PERGUNTANo campo monitorias, é considerada declaração do professor responsável pela disciplina monitorada?
    • RESPOSTA: Não. A declaração deve ser emitida pela instância máxima responsável pela gestão institucional da monitoria. Na UFPE, deve ser emitida pela Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad). https://www.ufpe.br/proacad/monitoria
  6. PERGUNTA: No campo "Nome Completo do(a) Candidato(a)eu devo colocar meu código? 
    • RESPOSTA: O Formulário deve ser preenchido conforme indicado nos respectivos campos.
  7. PERGUNTA: No item Média do histórico escolar de Graduação em Geografia, o Provável Concluinte não tem ainda a média do curso todo. Deve ser inserida a média atual?
    • RESPOSTA: Sim.
  8. PERGUNTA: No ponto B - Experiência Profissional, onde há Outras Atividades (técnico em pesquisa, assistente de laboratório, etc.) atividades de Gestão Universitária (administrativo, coordenador, secretário) também estão incluídas nesse ponto?
    • RESPOSTA: Sim.

DÚVIDAS SOBRE RESULTADOS E MATRÍCULA

  1. PERGUNTA: Há uma linha, a L4, que tem apenas uma vaga, mas duas pessoas estão concorrendo, diferente de outras que têm mais vagas que candidatos. Dessa maneira, gostaria de saber se existe a possibilidade de remanejamento de vagas ou acréscimo de vaga nessa linha caso haja aprovação dos dois candidatos.
    • RESPOSTA: Leia atentamente os itens 6 e 7 do Edital e respectios subitens.

 

Data da última modificação: 25/10/2018, 17:05

Contato

Av. dos Funcionários, s/n, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH, andar 6, sala 604, CEP: 50740-550, Cidade Universitária, Recife-PE, Brasil

(81) 2126-8277
Prof. Dr. Francisco Kennedy Silva dos Santos
Coordenador
Prof. Dr. Alcindo José de Sá
Vice-Coordenador
Eduardo Antonio Amaral Pires Véras
Assistente em Administração
Pablo de Araújo Gomes
Assistente em Administração