Conteúdo aborda a prática docente de professores de Geografia da Educação Básica durante o período de isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19 em 2020
Recém-publicado o livro Geografia e prática docente remota: relatos durante a pandemia da Covid-19, sob organização da mestranda Janiara Almeida Pinheiro Lima, prefácio da Profa. Dra. Priscylla Karoline de Menezes, e contribuições de diversos autores.
A obra revela a prática docente de professores de geografia da educação básica durante o período de isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19 em 2020, em escolas públicas estaduais de Pernambuco, regulares e de referência, vinculadas à Gerência Regional Recife Norte.
Sinopse
Pensar a nossa prática e transformá-la em relatos de experiência foi uma maneira de compartilhar com outros professores o que vivenciamos e aprendemos nesse período, tanto sobre o ensino de Geografia, quanto em relação as aprendizagens relacionadas as metodologias e tecnologias digitais diversas. Relatar a nossa prática docente é um exercício valioso, pois, permite refletir sobre o que fazemos em sala de aula cotidianamente, seja ela virtual ou não. Provoca o constante exercício sobre a reflexão da nossa ação docente, seu propósito, alcance e importância. Olhar para nós e nossas práticas, nos faz lembrar da importância de aprender sempre, como nos lembra o patrono da Educação brasileira Paulo Freire, quando nos diz que somos seres inacabados e em constante transformação. Assim, este livro nos instiga para que sigamos nesse processo de transformação diária de nós e de nossas práticas, em busca de uma educação também transformadora, mesmo que por caminhos tortuosos e incertos.
