Informes Informes

Evento na UFPE celebra 20 anos do projeto Municípios Saudáveis

Iniciativa promove interação entre a UFPE e municípios de Pernambuco

“Eu me sinto muito feliz e honrado por ter participado do processo de nascimento do conceito de municípios saudáveis e por verificar que, em 20 anos, isso teve continuidade e uma sustentabilidade. Vamos fortalecer ainda mais esse laço que a gente criou em 20 anos para mais 20 anos.” As palavras foram proferidas pelo professor Motoyuki Yuasa, do Departamento de Pesquisa em Saúde Global da Juntendo University, do Japão, na abertura do XVIII Encontro da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis e Seminário 20 Anos de Municípios Saudáveis no Nordeste do Brasil, Cooperação Brasil-Japão Para Melhoria da Qualidade de Vida e Desenvolvimento Sustentável. O evento ocorre hoje (5), até as 17h, no auditório do Centro de Ciências Médicas (CCM), no Campus Recife da UFPE.

Foto: Luiza Cabral

Ampliação de articulação foi debatida no encontro

A Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis tem a proposta de promover uma maior interação nos municípios membros e entre eles, abrindo espaços para a ação conjunta da população com o poder público local. “Estamos em um momento de reconstrução, de união e de esperança. Gostaria de, em nome dos prefeitos aqui presentes, homenagear e agradecer a participação e a confiança de todos os municípios que participam da rede”, disse a diretora do Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social (Nusp), Socorro Freire.

Durante sua fala, Socorro adiantou o projeto para transformação do Nusp em instituto. “Concretizando-se essa proposta, teremos um locus que poderá abrigar as diversas vertentes afeitas à promoção da saúde, que vai potencializar essa articulação internamente, entre os diversos departamentos da UFPE e para fora, com os nossos parceiros nacionais e internacionais”, explicou ela.

“O projeto Municípios Saudáveis tem uma sinergia com o esforço da Universidade Federal de Pernambuco em aumentar sua capilaridade nos municípios. Atualmente, a gente tem convênio com mais de 160 municípios, um indicador que mostra o esforço da Universidade para alcançar a população do estado. A gente não é apenas uma universidade federal de Pernambuco, mas uma universidade federal para Pernambuco”, afirmou Breno Araújo, assessor da Reitoria, que representou o reitor Alfredo Gomes no evento. “Além de celebrar, as falas aqui tiveram esse sentimento de que a gente tenha vida longa para o Projeto Municípios Saudáveis, e que a gente possa ter resultados ainda melhores. E, sem dúvida, teremos resultados ainda melhores pelos próximos anos”, completou Breno.

A mesa de abertura do evento contou ainda com a participação da diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Cinthia Kaline; do cônsul-geral do Japão no Recife, Hiroaki Sano; e de Regiane Rezende, representante da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas); entre outras autoridades. Contou ainda com participação, em vídeo, do representante chefe da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), Masayuki Eguchi.

O XVIII Encontro da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis e Seminário 20 Anos de Municípios Saudáveis no Nordeste do Brasil é uma realização da UFPE e do Nusp, com apoio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e da Associação Nordestina de Ex-Bolsistas e Estagiários no Japão (Anbej). O primeiro momento do encontro, realizado hoje pela manhã, está disponível no canal da UFPE no YouTube. As atividades da tarde podem ser acompanhadas por meio do link.

Data da última modificação: 06/09/2023, 15:29

Contatos Contatos