Orientações em Acessibilidade Orientações em Acessibilidade
ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE ATIVIDADES
DE TRADUÇÃO/INTERPRETAÇÃO DA LIBRAS REALIZADAS PELO NACE
E-mail para solicitação de intérpretes: interpretes.nace@ufpe.br
O que é a Libras?
A Libras é a Língua Brasileira de Sinais, língua natural da comunidade surda brasileira, reconhecida pela Lei Federal Nº 10.436/2002, regulamentada pelo Decreto nº 5.626/2005.
Quem é o profissional tradutor e intérprete de língua de Sinais?
É o profissional que atua na mediação da acessibilidade comunicacional entre pessoas surdas sinalizadoras e pessoas ouvintes não fluentes na língua de sinais. A profissão foi regulamentada no Brasil pela Lei nº 12.319/2010.
Em que situações solicitar o serviço do tradutor intérprete da língua de sinais na UFPE?
A acessibilidade comunicacional é direito adquirido por pessoas com deficiência, que se estende da Constituição da República de 1988 até a Lei Brasileira de Inclusão nº 13.146/2015.
A promoção da cultura da acessibilidade é dever de todos!
Ao organizar ações educacionais, culturais, promoção de saúde, desportivas, de negócios, sociais, inclua em sua planilha de custos a acessibilidade comunicacional para pessoas surdas sinalizadoras, por meio do tradutor intérprete da língua de sinais.
O NACE coloca-se à disposição da comunidade UFPE como parceiro na promoção da acessibilidade assessorando e orientando nas mais diferentes ações, assim como, na oferta de serviços de tradução e interpretação da Libras.
Entrem em contato conosco!
1. AULAS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO: interpretação dos conteúdos, ministrados em sala de aula, das disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação da UFPE que tiverem discentes e/ou docentes surdos envolvidos. Estas aulas serão prioridade sobre as demais atividades de tradução/interpretação da UFPE, excetuando-se ações institucionais definidas pelo NACE.
- Prazo mínimo para solicitação do serviço: 30 (trinta) dias de antecedência para acompanhamento durante todo o período.
- Prazo mínimo para solicitação do serviço: 1 (uma) semana de antecedência para acompanhamento em apenas uma hora/aula.
2. ATIVIDADES DE PESQUISA VINCULADAS OU DESENVOLVIDAS À/NA GRADUAÇÃO OU PÓS-GRADUAÇÃO: interpretação das orientações, apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, dos exames de qualificação e defesa de dissertações e teses, dentre outras atividades desta natureza.
- Prazo mínimo para solicitação do serviço: 15 (quinze) dias de antecedência.
3. ATIVIDADES DE EXTENSÃO: interpretação dos conteúdos em sala de aula de cursos de extensão, de reuniões e palestras relacionadas à extensão universitária que tiverem discentes e/ou docentes surdos envolvidos.
- Prazo mínimo para solicitação do serviço: 1 (uma) semana de antecedência, para carga horária até 20h.
- Prazo mínimo para solicitação do serviço: 4 (quatro) meses de antecedência, para carga horária acima de 20h.
4. PROCESSOS SELETIVOS DE PÓS-GRADUAÇÃO: tradução/interpretação das etapas de processos seletivos de pós-graduação da UFPE sempre que houver candidatos surdos.
- Prazo mínimo para solicitação do serviço: 1 (uma) semana de antecedência.
5. REUNIÕES INSTITUCIONAIS DA UFPE: interpretação das reuniões institucionais da UFPE sempre que houver participante surdo.
- Prazo mínimo para solicitação do serviço: 3 (três) dias de antecedência.
6. EVENTOS ORGANIZADOS/PROMOVIDOS PELA UFPE: interpretação de eventos organizados/promovidos pela UFPE quando houver participante surdo.
- Prazo mínimo para solicitação do serviço: 4 (quatro) meses de antecedência.
OBSERVAÇÕES
a. A presença da pessoa surda para que sejam disponibilizados os serviços de interpretação é condição essencial para a atuação do Tradutor Intérprete de Língua de Sinais – TILS;
b. As solicitações por serviços de tradução/interpretação devem ser feitas mediante preenchimento de formulário, disponível na página do NACE/UFPE e com a antecedência mínima referente a atividade a ser traduzida/interpretada. Eventos com inscrições realizadas no momento do credenciamento deverão constar tal informação, estando passível da disponibilidade de horário do TILS;
c. Não é competência do TILS realizar serviços de monitoria, orientação, revisão ortográfica, formatação de trabalhos acadêmicos e afins. Sua atuação está restrita a tradução e interpretação da língua portuguesa para Libras e vice-versa;
d. No âmbito educacional (aulas de graduação e pós-graduação), o tempo máximo de espera do TILS pela chegada da pessoa surda é de 20 minutos. Caso ela não tenha chegado dentro desse prazo, o TILS dará a atividade por encerrada. Nas demais atividades (eventos, palestras, reuniões, etc), o tempo máximo de espera será um quarto da duração total da atividade, do mesmo modo, dará a atividade por encerrada;
e. Por atuarem em áreas distintas e com conteúdos diversos, os tradutores intérpretes de Libras devem dispor de tempo para estudo e preparação para desenvolverem suas atividades profissionais, o que implica na necessidade de receberem antecipadamente os materiais que serão apresentados durante sua atuação, bem como, estarem cientes dos conteúdos que traduzirão em todas as situações;
f. Os TILS trabalham com revezamento, geralmente, com trocas a cada 20 minutos interpretados, por sua função exigir intensa concentração e grandes esforços físicos e mentais. O que significa que, para interpretações que durem mais de uma hora, haverá a necessidade de, ao menos, dois TILS;
g. Após a conclusão do trabalho, a parte solicitante do serviço de tradução/interpretação de Libras deverá emitir certificado de participação para o TILS ou declarações de participação nos casos em que a atividade traduzida/interpretada não possibilite emissão de certificados;
h. Em caso de cancelamento da atividade solicitada, o NACE/UFPE deverá ser informado imediatamente para que o TILS possa ser remanejado para outras atividades;
i. As solicitações feitas fora dos prazos poderão ser atendidas, excepcionalmente, mediante análise pelo NACE.
ATENDIMENTO EM ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO EDUCACIONAL (AAIE)
Formulário online para solicitação de atendimento em acessibilidade: CLIQUE AQUI.
O que é o Atendimento em Acessibilidade e Inclusão Educacional (AAIE) do NACE?
O Atendimento em Acessibilidade e Inclusão Educacional - AAIE é um serviço disponibilizado pelo Núcleo de Acessibilidade - NACE da UFPE e desenvolvido no campus Recife por uma equipe multiprofissional (02 pedagogas, 02 psicólogos, 01 fonoaudióloga e 01 assistente social) que, em conjunto com o corpo docente e demais setores institucionais, é responsável por identificar barreiras para aprendizagem e acessibilidade em todas as suas dimensões (atitudinal, comunicacional, arquitetônica, entre outras), selecionando ambientes e formas de trabalho favoráveis ao desenvolvimento adequado das atividades acadêmicas e laborais para cada estudante e servidor (técnico-administrativo e docente) assistido.
Quem pode solicitar o AAIE?
O AAIE poderá ser solicitado pelo estudante ou servidor (docente e técnico-administrativo) com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual ou múltiplas), transtornos globais do desenvolvimento (Transtorno do Espectro do Autismo - TEA), altas habilidades e transtornos ou dificuldades secundárias de aprendizagem que esteja regularmente matriculado ou lotado no campus Recife.
Como posso solicitar o primeiro atendimento com a Equipe de AAIE do campus Recife e quais documentos devo apresentar?
A solicitação do primeiro atendimento pode ser feita por meio do preenchimento deste FORMULÁRIO (clique aqui) ou presencialmente em nosso setor, que fica localizado no segundo andar da Biblioteca Central (BC), com funcionamento de segunda a sexta-feira, entre 8h e 20h. O primeiro atendimento ao estudante ou servidor pela equipe de AAIE apenas será realizado mediante apresentação de laudo clínico consubstanciado, com descrição do grau de limitação e/ou comprometimento referentes à deficiência e/ou NEE alegada(s). O laudo deve ser enviado para o e-mail inclusao.nace@ufpe.br. No primeiro atendimento o estudante ou servidor deverá apresentar o documento original. O atendimento será agendado conforme disponibilidade da equipe. A confirmação do agendamento, com informações sobre a data e horário do atendimento, será realizada através dos meios de contato indicados no formulário, em um prazo de até 2 dias úteis.
Quais os encaminhamentos realizados pela Equipe de AAIE?
Após análise e discussão do que foi relatado pelo estudante ou servidor, a equipe de multiprofissionais define algumas orientações legais e didático-pedagógicas que são encaminhadas à coordenação e corpo docente do estudante; e no caso de servidor, para a chefia imediata do setor, a fim de proporcionar uma vivência no campus o mais acessível e inclusiva possível.
Quais os principais serviços oferecidos pela equipe de AAIE?
Orientações em acessibilidade educacional voltadas ao ensino e aprendizagem e direcionadas aos docentes e coordenações de curso;
Orientações para adaptação de materiais didático-pedagógicos;
Disponibilização de Tecnologia Assistiva (TA) - apenas para estudantes em situação de vulnerabilidade econômica e mediante disponibilidade;
Orientação e articulação para assegurar acessibilidade comunicacional no campus (em palestras, eventos, meios de comunicação institucionais, mídia social, etc.), realizada em parceria com os setores envolvidos (Superintendência de Comunicação - Supercom, equipe de Tradutores e Intérpretes de Libras do NACE e Centro de Estudos Inclusivos - CEI/CE);
Acompanhamento do desempenho acadêmico dos discentes;
Encaminhamentos aos setores parceiros específicos (NASE, Clínicas-escolas, Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor - NASS, entre outros);
Sensibilizações em acessibilidade e inclusão voltadas para discentes e servidores;
Articulações entre os diversos setores institucionais e demais encaminhamentos que forem considerados necessários.
Já sou acompanhado pela equipe, como solicito um novo atendimento?
Um novo atendimento poderá ser solicitado através do e-mail inclusao.nace@ufpe.br Também estamos disponíveis no telefone (81) 2126-3002.
Sou estudante/servidor do CAA ou do CAV, como devo proceder?
A solicitação de atendimento para estudantes e servidores fora do campus Recife deve ser realizada diretamente com os Núcleos de Acessibilidade de cada centro.
NACE CAV - Fone: (81) 3114-4172 / e-mail: acessibilidade.cav@ufpe.br
NACE CAA - Fone: (81) 2103-9173 / email: coordenacao.naceaa@ufpe.br
Os possíveis prejuízos acadêmicos ou funcionais sofridos pelo estudante ou servidor ocorridos em período anterior à solicitação de atendimento e não comunicados ao setor, não poderão ter sua responsabilidade ou resolução a ele atribuído, cabendo à equipe a intervenção a partir da solicitação de atendimento formalizada.
LABORATÓRIO DE ACESSIBILIDADE
Solicitações de digitalização de material devem ser enviadas para o e-mail: atendimento.labc@ufpe.br
Demais solicitações: coordenacao.labc@ufpe.br
O Núcleo Setorial de Acessibilidade do CAA tem por finalidade auxiliar o Núcleo de Acessibilidade da UFPE - NACE no atendimento aos discentes, docentes e técnicos administrativos em educação do CAA, com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, transtorno funcional específico da aprendizagem, altas habilidades/superdotação e redução de mobilidade quanto ao seu acesso e permanência com qualidade na UFPE, mediante a efetivação de ações que visem eliminar barreiras atitudinais, arquitetônicas, comunicacionais, metodológicas, instrumentais, programáticas que restringem a participação e o desenvolvimento acadêmico e profissional.
E-mail: coordenacao.nacecaa@ufpe.br
Compete ao Núcleo Setorial de Acessibilidade do CAV:
- Atuar em consonância com as diretrizes emanadas do Núcleo de Acessibilidade da UFPE;
- Promover a inclusão, a permanência e o acompanhamento de pessoas com deficiência e necessidades específicas, nos diversos níveis de ensino oferecidos por este Campus;
- Articular-se intersetorialmente frente às diferentes ações já executadas a nível Central;
- Promover novas ações voltadas às questões de acessibilidade e inclusão educacional, nos eixos da infraestrutura; comunicação e informação; ensino, pesquisa, inovação, extensão e cultura;
- Oferecer Atendimento Educacional Especializado (AEE), a partir de uma equipe multidisciplinar, voltado para seu público-alvo;
- Constituir parcerias com entidades governamentais e sociedade civil organizada, cujos objetivos tenham relações diretas com as suas finalidades;
- Colaborar na formulação das propostas de ações estratégicas na área da inclusão educacional e acessibilidade.
E-mail: acessibilidade.cav@ufpe.br