Informes Informes

Voltar

Nace cria guia de orientações em acessibilidade para o semestre 2020.3

O Núcleo de Acessibilidade (Nace) preparou um Guia com a finalidade de oferecer suporte à comunidade acadêmica nas questões pertinentes à acessibilidade e à inclusão educacional durante o período dos Estudos Continuados Emergenciais – ECE, os quais serão constituídos por atividades didáticas síncronas e assíncronas, planejadas, ofertadas e realizadas por meio da utilização de ferramentas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Compreendemos os desafios enfrentados por pessoas com deficiência e/ou necessidades específicas e o quanto eles foram potencializados neste momento de pandemia. Sabemos das lutas por acesso no âmbito educacional e da expectativa por um retorno às aulas que respeitasse as condições das pessoas e a situação de emergência pública que estamos vivenciando. Neste contexto, reiteramos o compromisso de apoiar e promover a acessibilidade e inclusão dos discentes, técnico-administrativos e docentes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e, para isso, sugerimos a construção de um processo dialógico em busca da garantia de acesso e da permanência com qualidade da comunidade acadêmica durante o período dos ECE. 

A elaboração desse material contou com a participação de todos os profissionais do Nace, além daqueles que atuam e pesquisam as questões da inclusão e acessibilidade em outras unidades da UFPE, mas também da comunidade externa.

Disponibilizamos o material em duas versões: colorida e preto e branco (para contraste na leitura acessível). O enfoque do guia está na orientação atitudinal para promoção da inclusão. Destacamos que o guia dispõe de soluções acessíveis e com audiodescrição nas imagens. O guia será traduzido, posteriormente, para a Língua Brasileira de Sinais - Libras.

Acreditando que estamos vivendo um momento de grande transformação social, este guia nos servirá de orientação para ofertar à comunidade acadêmica da Universidade Federal de Pernambuco um caminho mais includente. 

Para acessar o Guia, basta clicar em dos links disponíveis abaixo:

Guia do Núcleo de Acessibilidade - Semestre Suplementar 2020.3 (versão colorida)

Guia do Núcleo de Acessibilidade - Semestre Suplementar 2020.3 (versão preto e branco)

 

Atenção

O Guia do Núcleo de Acessibilidade passará por atualização este ano e a nova edição será publicada em breve. Devido às alterações ocorridas nos e-mails de alguns serviços e setores que foram citados no Guia atual, acesse os e-mails válidos de todos os serviços e setores do Núcleo dos campi de Recife, Vitória e Agreste disponíveis no site do NACE. 

Data da última modificação: 24/03/2023, 17:52