Destaques Destaques

Voltar

Giro Nordeste recebe o multifacetado artista Antonio Nóbrega

O brincante e estudioso pernambucano é o entrevistado da vez no mês que o país reverencia Momo

O Giro Nordeste traz para sua roda de conversa no sábado (03) um dos mais incansáveis defensores e estudiosos da cultura popular nordestina, o artista pernambucano Antonio Nóbrega. No bate-papo, o musicista, dançarino, ator e brincante discorre sobre o contexto da cultura popular no país. O programa é exibido pela TVU (canal 11.1) todos os sábados, às 20h, com reapresentação na terça, às 21h.

Com mais de 50 anos dedicados à cultura popular, Antonio Nóbrega conta que sua trajetória musical começou aos oito anos, com o violino, e mudou completamente ao ser convidado para participar do grupo idealizado por Ariano Suassuna na década de 1970. “Esse momento é um divisor de águas pra mim, porque eu não só comecei a tocar no Quinteto Armorial, como também comecei a me interessar por aprender literalmente através do corpo, da voz, da execução dos instrumentos, o mundo cultural popular”.

Nóbrega completa: “E aqui estou, tentando um pouco reunir esses dois universos da minha vida: o mundo cultural popular e também aquele mundo outro que ficou lá atrás, da chamada cultura erudita. Meu trabalho reflete um pouco essa justaposição entre o mundo da cultura ocidental, hegemônica no Brasil, e o mundo da cultura popular”.

Na sequência, o brincante e estudioso da cultura popular faz um rápido apanhado sobre como se deu a junção e criação da corrente cultural popular no Brasil. Em seguida, ele afirma que “a gente precisa agora tentar repensar em relação a essa dicotomia [cultura erudita versus cultura popular], que elas não podem prefigurar a cultura brasileira dentro desse ambiente inclusive oposicional porque são elementos complementares”.

Durante a entrevista, ao falar sobre a consciência de representatividade de seu trabalho, o multiartista se emociona ao refletir o que representa suas danças e canções: “É um passo, é um grito, uma voz no sentido de tratar mais fraternalmente esse país nosso, que não é só dividido politicamente, mas é dividido culturalmente. E é um vazio muito grande em relação a se entender uma cultura que foi muito espezinhada e que ainda não é compreendida”.

O Giro Nordeste é uma produção da TVE Bahia em parceria com emissoras públicas de rádio e televisão do Nordeste.

Data da última modificação: 02/02/2024, 15:57