Destaques Destaques

Voltar

Confira as novas edições do programa Opinião Pernambuco disponíveis no YouTube

Programas são exibidos na TVU e nas rádios Universitária FM e Paulo Freire AM

A exploração financeira da pessoa idosa, a importância da preservação dos territórios indígenas, TDAH em adultos e a violência contra os indígenas na ditadura militar foram os temas do programa de entrevistas que vai ao ar pela TVU, canal 11.1, e YouTube de segunda a sexta-feira às 19h40, e nas rádios Universitária FM 99,9 e Paulo Freire AM 820, às 8h30.

O Opinião Pernambuco abordou a exploração financeira da pessoa idosa. Administrar as finanças na velhice pode ser uma dificuldade; ainda mais dentro de casa. O programa recebeu Irene Cardoso, promotora criminal do Idoso da Capital, e Simone Tourino, professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação, Envelhecimento e Serviço Social.

As terras indígenas cobrem uma porção significativa da Amazônia brasileira e são fundamentais para a reprodução física e sociocultural dos povos nativos. Os benefícios e serviços prestados por essas áreas ao clima e desenvolvimento sustentável, contudo, ainda são pouco reconhecidos. O Opinião Pernambuco discutiu a importância da preservação dos territórios indígenas. Apresentado por Valdir Oliveira, o programa recebeu Juliana Siqueira-Gay, gerente de projetos do Instituto Escolhas, e Sarapó Pankararu, coordenador executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo.

É relativamente comum conhecer ao menos ter ouvido falar de crianças e adolescentes diagnosticados com o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Existe, porém, uma quantidade relevante de adultos que manifestam a condição e precisam conviver com difíceis consequências na vida afetiva, profissional e social. O TDAH em adultos foi tema no Opinião Pernambuco. Apresentado por Josimar Parahyba, o programa recebeu a psicóloga Maíra Roazzi.

Ainda hoje sabemos muito pouco sobre os crimes cometidos pela ditadura contra as populações indígenas. O mais importante documento de denúncia sobre esses crimes – o “Relatório Figueiredo” – foi produzido pelo próprio Estado brasileiro e ficou desaparecido por 44 anos. Encontrado quase intacto, por pesquisadores independentes, em 2013, o documento mostra que matanças de tribos inteiras, torturas e toda sorte de crueldades foram cometidas contra indígenas no País. Na semana em que é celebrado o Dia do Índio, o Opinião Pernambuco lembrou a violência contra os indígenas na ditadura militar. Apresentado por Stella Maris, o programa recebeu o jornalista Rubens Valente, autor do livro “Os Fuzis e as Flechas: História de Sangue e Resistência Indígena na Ditadura”.

Data da última modificação: 28/04/2022, 16:25