Voltar

Minuto Musicac traz apresentações duas vezes por semana durante o distanciamento social

Apresentações musicais são lançadas toda terça e quinta-feira no Instagram, Facebook e YouTube

Toda quarta-feira, às 13h, há cerca de dois anos, o Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recebe uma apresentação musical no Auditório Evaldo Coutinho, no projeto de extensão Musicac, com professores, estudantes e convidados do Departamento de Música. Durante a pandemia, com a suspensão das atividades, surgiu a ideia de levar as apresentações, em versão resumida, para as mídias digitais e nasceu o Minuto Musicac, disponível no Instagram, Facebook e YouTube

De acordo com a professora Ana Carolina Couto, coordenadora do Minuto Musicac, a iniciativa começou quando diversos docentes começaram a receber convites informais para tocar on-line. Com o trabalho remoto, foi criada uma agenda de produção para reunir as apresentações de professores e alunos, com apoio dos técnicos de som e de um bolsista que edita os vídeos, publicados às terças e quintas-feiras. Cada participante seleciona o repertório de acordo com os recursos disponíveis em casa.

Para Carolina, o momento tem sido de trocas e aprendizagens – os técnicos de som elaboraram até um guia para que a captação de som e imagem no celular ganhe melhor qualidade. Os posts trazem ainda informações sobre as peças apresentadas. A docente explica que o projeto causou grande interesse nos estudantes e também uma reconexão com o instrumento neste momento. “Quem trabalha com arte pode ajudar a diminuir a angústia de ficar em casa”, ressalta.

Data da última modificação: 01/07/2020, 15:07