O Museu O Museu

Apresentamos brevemente a atual formação do museu, sua objetivos, missão, metas e equipe

Apresentação

Criado em 1965, o Museu de Minerais e Rochas é um espaço voltado para a difusão do saber cientifica, da memória universitária, da cultura das geciências, os promovendo através de atividades de lazer.  Seu Patrimônio Cultural é formado por acervos de diferentes tipologias, mas o acervo geológico, constituido de mais de 5000 amostras catalogadas, é o grande destaque para o visitantes.

Ainda possuimos uma diversidade de equipamentos e instrumentos que formam o acervo de Ciência e Tecnologia, agregados à partir do ano de 2007. Em complemento, no ano de 2015, o Museu de Minerais e Rochas começou a ação de salvaguarda e pesquisa em antigos documentos pertencentes ao atual Departamento de Geologia.

Devido ao seu Patrimônio Cultural, o Museu de Minerais e Rochas pode ser enquadrado nas tipologias de Museu de Ciência de Ciências Naturais; de Ciência e Tecnologia; Imagem e do som e documental. Porém, pela enfâse dada aos acervos geológicos, é prudente enquadrá-lo como Museu de Ciências Naturais.

Estrutura Física

Sua atual estrutura física é formada por dois ambientes: O Espaço de exposição (O Museu própriamente dito) e o Laboratório de conservação e documentação.

Nestes dois ambientes mantemos a Reserva Técnica do MMR. A Reserva Técnica do acervo geológico está localizada nas gavetas das vitrines encontradas no Espaço de exposição. A Reserva Técnica dos demais acervos fica localizada no Laboratório de conservação e documentação.

Missão

Ser um museu de excelência em pesquisa, formação e preservação de acervos que divulgue a história e a variedade que as Geociências e da Cultura universitária.

Didática: O Museu de Minerais e Rochas é um espaço para aulas práticas para várias disciplinas, de graduação e de pós-graduação, destinadas ao curso de geologia, a cursos de outras unidades da UFPE, e ainda a outras instituições universitárias;

Científica: ser depositário de minerais e rochas utilizados em pesquisas desenvolvidas na própria instituição, e, de outras instituições de ensino e pesquisa;

Educativa: o Museu é ferramenta para educação informal atendendo aos alunos dos cursos do Ensino Fundamental e Médio, da Cidade de Recife, dos municípios do Estado de Pernambuco, bem como de outros estados brasileiros. É um espaço para estudantes universitários, pesquisadores, colecionadores e público em geral;

Divulgação: Colaborar para a difusão do conhecimento técnico-científico no apoio a exposições, a feiras de ciência, e outros eventos, promovidos por entidades diversas. Promover intercâmbios com museus do Brasil e de outros países.

Sócio-ambiental: incentivar, promover e utilizar vias para a melhoria e para o bem estar social e ambiental, realizando ações conscientização, harmonia, inclusão e participação social, ambiental e de saúde.

Objetivos

O Museu de Minerais e Rochas tem por objetivo se tornar o local de referência quanto ao estudo, pesquisa e conservação dos elementos que se referem às Geociências.

Valores

Amparada por valores éticos e democráticos, com respeito à sociedade e pela difusão de conhecimentos, o Museu de Minerais e Rochas busca, através de seus acervo, construir a memória cidadã do desenvolvimento das Geociências junto a comunidade acadêmica e em geral.

Metas

Suas metas são estabelecidas orientas à difusão e uso do conhecimento, prestando informações que satisfaçam a necessidades informacionais de seu público sobre as Geociências.

E para isso foca-se em:

  • Manter sua expografia atualizada e em sintonia com as demandas sociais;
  • Desenvolver recursos didáticos que facilitem a transmissão do conhecimento;
  • Estimular a difusão da cultura das geociências e universitária;
  • Proteger o Patrimônio Cultural Universitário.

Equipe atual

O Projeto Memória foi planejado pela Diretora do Museu de Minerais e Rochas no ano de 2016 e conta com o apoio de diversos parceiros, alguns listados abaixo:

 

Equipe do Museu de Minerais e Rochas

Professora Sandra de Brito Barreto - Diretora do MMR - Geológa (Lattes)

Adriano Edney Santos de Oliveira - Assistente em Administração - Museólogo (Lattes)

Allan Alcântara Paiva da Cunha (PROEXC) - Graduando em Geologia/UFPE

Mariana Clara de Brito Araújo (FACEPE) - Graduanda em Museologia/UFPE

Mariana Espindola (BOLSA DE INICIAÇÃO ACADÊMICA / UFPE / FACEPE) - Graduanda em Geologia/UFPE

Roberto Barros Magalhães Numeriano (FACEPE) - Graduando em Geologia/UFPE

Stephany de Albuquerque Santos (FACEPE) - Graduanda em Geologia/UFPE

 

Colaboradores Voluntários

Yelitza López Duque - Designer (Lattes)

Maria José Suênia Bernardo de Souza Silva- Graduanda em Geologia/UFPE

Antônio Barbosa da Silva Neto - Graduando em Geologia/UFPE 

Nayara Kelly de Miranda- Graduanda em Museologia/UFPE (Estagiária 2017.2)

Mariana Clara de Brito Araújo - Graduanda em Museologia/UFPE (Estagiária 2017.2)

Silvana Vanzo- Graduanda em Museologia/UFPE (Estagiária 2017.2)

Ronaldo Martins da Silva - Graduanda em Museologia/UFPE (Estagiária 2017.2)

 

Colaboradores Externos

Professora Emanuela Sousa Ribeiro - Curso de Museologia/UFPE (Lattes)

Professor Bruno de Melo de Araújo - Curso de Museologia/UFPE (Lattes)

Professor Marcus Granato - Museu de Astronomia e Ciências Afins (Lattes)

 

Parcerias

Para viabilizar as ações do MMR como mediação, visita à escolas, produção de trabalhos científicos, higienização do acervo e exposições, contamos com o auxilio das seguintes instituições

 

Data da última modificação: 27/09/2017, 10:53