Notícias Notícias

Voltar

Nota de pesar - falecimento do Professor Vamireh Chacon

 

O Projeto Memória Acadêmica presta suas condolências em razão do falecimento do cientista político, professor, escritor e jurista, Vamireh Chacon, ocorrido no último dia 18 setembro de 2023, na Capital Federal.

Professor Vamireh Chacon nasceu no Recife, em 01 de fevereiro de 1934, onde se bacharelou em Direito na Faculdade de Direito do Recife no ano de 1956. Três anos depois, em 1959, obteve seu doutorado na FDR com nota máxima.

Em 1960, foi estudar na América do Norte. No ano seguinte, retornou ao Recife e passou a lecionar a disciplina de Economia Política na Faculdade de Direito do Recife, tornando-se lente catedrático em 15 de março de 1967. Em 1976, transferiu-se para a Universidade de Brasília, onde lecionou História Política do Brasil e recebeu o título de professor emérito. 

Ao longo de sua profícua carreira, escreveu mais de 30 obras, e integrou o Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, a Academia Pernambucana de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico de Pernambuco. Foi também professor visitante em universidades da França, Alemanha, Inglaterra e Portugal.

Para saber mais, acesse a aba de biografias disponíveis aqui no site.