Memória FDR Memória FDR

PROJETO MEMÓRIA ACADÊMICA DA FACULDADE DE DIREITO DO RECIFE

 

Projeto Memória Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife propõe contribuir com a política de preservação do patrimônio cultural da Faculdade de Direito do Recife (FDR). Em sua primeira etapa de execução (2016), concentrou esforços em torno de documentos que reúnem a memória acadêmica e histórica da FDR depositada no acervo da Coleção Especial da Biblioteca do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Pernambuco. Em seu segundo ano de atuação (2017), deu continuidade às ações do ano precedente e colaborou nas comemorações dos 190 anos de criação dos cursos jurídicos, com a realização de eventos abertos ao público.

Atualmente, o projeto dá continuidade às atividades que visam a dar acesso a parte do acervo histórico da Faculdade de Direito do Recife por meio da realização de ações de conservação, inventário, catalogação e digitalização das obras auxiliares ao ensino jurídico na Faculdade de Direito do Recifenos séculos XIX e início do XX. Além disso, promove eventos de divulgação do legado histórico e cultural da Faculdade, como minicursos, palestras e encontros temáticos. 

Com a execução do projeto, a Universidade Federal de Pernambuco e a Faculdade de Direito do Recife esperam cumprir com parcela de sua responsabilidade legal e social de disponibilização, acesso e conservação do bem público e da memória documental, histórica e cultural da mais antiga escola jurídica do Norte do Brasil, levando ao acesso de todos de parte da memória acadêmica, intelectual e histórica que o curso jurídico exerceu ao longo dos seus mais de 190 anos de atividades em nosso País.
 

Depositária da coleção de obras raras e valiosas da Universidade Federal de Pernambuco a Biblioteca, desde a sua criação em 1830, muito tem contribuído para a formação do cenário jurídico e intelectual brasileiro. Muitas foram as personalidades que frequentaram as suas salas de aula, entre outros tantos juristas, filósofos, poetas e políticos. Dentre os títulos de livros já catalogados na Biblioteca merece destaque “Lista geral dos bachareis e doutores que tem obtido o respectivo grau na Faculdade de Direito do Recife: desde sua fundação em Olinda, no anno de 1828, até o anno de 1931” que encontra-se digitalizada e disponível para acesso remoto no Repositório Institucional da UFPE.

 

Enquanto atividade extensionista, o Projeto Memória FDR também busca integrar e articular atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito do acervo histórico do Arquivo da Faculdade de Direito do Recife, colocando em prática os conhecimentos teóricos e acadêmicos adquiridos pelos discentes, em perspectiva interdisciplinar e enfatizando a sensibilização quanto ao direito humano à informação e ao conhecimento da nossa memória histórica institucional. 

Nesse sentido, o projeto contribui, através do envolvimento interdisciplinar entre discentes da Universidade Federal de Pernambuco, com a preservação e acesso público à parte dos acervos bibliográfico e arquivístico históricos da Faculdade de Direito do Recife.

Como potencial de impacto do projeto, tem-se a divulgação mundial na plataforma digital da UFPE, com os dados obtidos da digitalização, conservação do acervo histórico com o devido tratamento e mapeamento, além da logística preventiva contra a perda indeterminada de elementos históricos capazes de revelar não apenas o processo de nacionalização do Direito brasileiro, como também aspectos da história social e cultural do país vivenciados no âmbito da Faculdade.