O Programa O Programa

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) tem 40 anos de funcionamento e é o único na região Norte/Nordeste na área de Planejamento Urbano. Contribui para a qualificação de quadros técnicos e de docentes de universidades públicas e privadas, tanto em termos de ensino como no desenvolvimento de pesquisas, com especial destaque para as áreas de gestão da conservação do patrimônio cultural urbano, dos estudos do desenvolvimento urbano sustentável e das áreas periurbanas, da avaliação da paisagem e dos espaços públicos, de história e teoria das práticas urbanísticas nas cidades, dos estudos avançados da habitação, do empreendedorismo, dos instrumentos legais do planejamento urbano, da participação popular e da morfologia da arquitetura modernista.

O Programa oferece cursos regulares de pós-graduação stricto sensu, cobrindo os níveis de Mestrado e Doutorado. O Comitê de avaliação da CAPES avalia o Programa como Muito Bom (Conceito 5), colocando-o dentre os melhores em âmbito nacional. Isto o credencia a receber bolsas de mestrado e doutorado da CAPES, do CNPq e da FACEPE.

Proposta: A proposta do Programa utiliza uma abordagem interdisciplinar das questões urbanas e periurbanas, incentivando a discussão e a reflexão teórica e as práticas analíticas e de intervenção, por meio da aplicação de teorias, métodos e técnicas do planejamento da conservação integrada, da paisagem cultural, do desenho urbano e da gestão urbana.