Programa MBA Executivo Programa MBA Executivo

MBA Executivo

Na UFPE é um curso de Pós-Graduação Lato sensu, que se diferencia por ser um produto de educação executiva, desenvolvido para profissionais com formação superior em qualquer área, interessados em ampliar suas competências com foco na prática executiva, seja em empresas, instituições públicas ou organizações do terceiro setor. Sua proposta é oferecer aos participantes uma experiência de aprendizagem executiva, combinando conteúdo acadêmico de alto nível, ministrado por professores formados em conceituadas instituições nacionais e internacionais com a troca de experiências práticas entre os profissionais em sala de aula, promovendo assim a integração com o mercado.

 

Desde 1996, o Programa MBA Executivo da UFPE vem contribuindo para o aprimoramento profissional de mais de 1.500 executivos dos diversos segmentos de negócios e de instituições públicas.

 

O Programa MBA Executivo é vinculado ao Departamento de Ciências Administrativas (DCA), o qual situa-se no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE. Possui integração com diversos campos do conhecimento, voltados à atividade da Gestão, como Administração, Ciências Contábeis, Economia.

 

 

 

Público Alvo

Profissionais com nível superior em qualquer área de formação acadêmica, que já exerçam ou possuam potencial para exercer funções gerenciais em empresas, instituições públicas e organizações do terceiro setor.

 

Duração dos cursos

Os cursos têm duração de aproximadamente 16 meses de aula e 3 meses para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A carga horária mínima do programa é de 360 horas, com turmas iniciando no primeiro e no segundo semestres.

 

Metodologia

Para assegurar a apresentação de conteúdo teórico alinhado com a prática profissional, os cursos se desenvolvem através de aulas expositivas, empregando o método de estudo de caso, discussões, dinâmicas de grupo, seminários e palestras.

 

Sistema de avaliação

Como critérios de avaliação são considerados a nota obtida nas avaliações - provas, trabalhos individuais e em grupo exigindo-se nota final igual ou superior a 7,0 (sete) por disciplina e 7,0 (sete) no Trabalho de Conclusão de Curso, que é exigido como parte dos requisitos para obtenção do certificado. Além disso, exige-se do participante a frequência mínima de 75% da carga horária de cada disciplina.

 

Documentos exigidos para a inscrição

  • Formulário de Inscrição preenchido;
  • 1 foto 3x4;
  • Taxa de Inscrição;
  • Histórico Escolar;
  • Cópia de Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso de Graduação ou comprovação ao se tratar de aluno concluinte de curso;
  • Cópia Cédula de Identidade (RG);
  • Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Cópia do Comprovante de residência;
  • Currículo atualizado e devidamente comprovado.

 

Processo seletivo

A seleção é constituída de análise de currículo e de entrevista, considerando a formação acadêmica e a experiência profissional do candidato, bem como sua motivação e disponibilidade de tempo para desenvolver os trabalhos exigidos pelo curso.

 

Importante

A UFPE poderá alterar a data de início do programa ou mesmo cancelá-lo, se não for alcançada uma quantidade suficiente de alunos que permita a cobertura dos seus custos. Neste caso o aluno receberá a devolução dos valores já pagos. A universidade também poderá substituir professores, modificar o conteúdo ou ementa das disciplinas do programa com o objetivo de melhorá-lo, sem que isto signifique uma redução na carga horária total ou um aumento no valor do investimento pelo aluno.