Sobre Sobre

O Laboratório de Etologia (LabEt) foi criado em 1991, como um dos laboratórios do Departamento de Zoologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desde então, os objetivos têm sido a pesquisa básica e aplicada, a formação de alunos na área do comportamento animal e, de uma maneira geral, a divulgação de tal ciência. Em termos de estudos, as áreas mais ativas são a da bioacústica, cognição e do bem-estar.

 

Uma boa parte dos nossos estudos é realizada em campo, principalmente em fragmentos de Mata Atlântica de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Contudo, também nos dirigimos para o semi-árido nordestino (Paraíba e Pernambuco) ou, ainda, para áreas remotas no Amazonas. Um outro local de nossas pesquisas é a região costeira dos estados nordestinos acima citados, onde habitam os tucuxis marinhos (golfinhos).

Atualmente, o LabEt está em cooperação com o Departamento de Biologia Cognitiva da Universidade de Viena, Áustria, e com o Departamento de Psicologia da Universidade da Califórnia (San Diego), além de contar com a participação de pesquisadores de outros centros de estudos do Brasil e do exterior.

O Prof. Dr. Antonio Souto coordena as atividades do LabEt.