Evento ocorreu em outubro, durante o evento Hacktudo – Festival de Cultura Digital, no Rio de Janeiro
A equipe Munix, composta pelos estudantes Marina Paixão (Expressão Gráfica), Natalie Chaves (Design) e Uanderson Ricardo (Engenharia da Computação) da UFPE, conquistou o 2º lugar entre as 107 equipes inscritas no Hackathon Bemobi, que ocorreu em outubro, durante o evento Hacktudo – Festival de Cultura Digital, no Rio de Janeiro. Essa é a segunda vez dos estudantes na competição. No ano passado, a equipe também participou do Hackathon OLX, através do evento Hacktudo, conquistando o 3° lugar com a solução “OLX 360°”.
O desafio de 2024, focado na empresa de finanças e pagamentos Bemobi, consistia em desenvolver uma solução para otimizar o atendimento ao cliente na empresa, visando a redução de problemas com pagamentos e na comunicação proativa com o usuário. Em apenas um fim de semana, a equipe desenvolveu o protótipo da sua solução, que garantiu uma posição entre as dez equipes finalistas na segunda fase da competição.
A “Bemore” é um conjunto de soluções desenvolvidas pela equipe, que utiliza IA Generativa para simplificar e otimizar pagamentos recorrentes. Com ferramentas como o chatbot Beemo, o suporte via WhatsApp e uma plataforma unificada, ela melhora a comunicação, previne erros e torna o atendimento mais acessível e eficiente para clientes e empresas. No total, a solução “Bemore” foi desenvolvida por completo em duas semanas com Marina e Natalie, responsáveis pelo design, enquanto Uanderson se encarregou do desenvolvimento do código. Entretanto, o trio desempenhou um papel ativo em todas as etapas, da pesquisa e ideação à experiência do usuário e pitch.
Como resultado de seus esforços e criatividade, eles conquistaram o pódio pelo segundo ano consecutivo, desta vez, em 2º lugar. Isso exemplifica o poder de uma equipe multidisciplinar, capaz de combinar conhecimentos de diferentes áreas para criar soluções inovadoras em conjunto. Os estudantes afirmam que consideram hackathons uma ótima oportunidade de colocar em prática aquilo que aprendem na faculdade e participam com frequência de outras competições.
“Estamos muito felizes por alcançarmos o segundo lugar no Hackathon Bemobi e esperamos que nossa solução possa ajudar na experiência dos clientes da empresa. É sempre muito divertido poder participar dessas competições com nossa equipe Munix, pois já temos bastante sinergia e funcionamos bem como um time multidisciplinar. Após um ano juntos participando de algumas competições, o segundo lugar nesse hackathon foi um reconhecimento muito importante para nós como equipe, pois validou nossa evolução desde o 3° lugar no ano passado e nos deu um novo desafio: conquistar o primeiro lugar no próximo hackathon do evento Hacktudo, em 2025”, conta a equipe Munix.
Para saber mais sobre a solução desenvolvida pela equipe Munix, assista à apresentação do protótipo da primeira fase. O pitch da solução no Hackathon Bemobi está disponível no YouTube.