Notícias da Iniciação Científica Notícias da Iniciação Científica

Inscrições Pibic 2018-2019 começam nesta segunda-feira (26)

O programa tem o objetivo de despertar a vocação científica entre estudantes de graduação por meio da sua participação em projetos de pesquisa com a orientação de um professor.

O período de inscrições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UFPE 2018-2019 (Pibic) tem início nesta segunda-feira (26). Professores da UFPE têm até o dia 13 de abril para submeter projetos em resposta ao edital do programa através do Siga.

O Pibic tem o objetivo de despertar a vocação científica entre estudantes de graduação por meio da sua participação em projetos de pesquisa com a orientação de um professor. A duração da pesquisa na iniciação científica é de 12 meses, tendo, nesta edição, início em agosto deste ano e término em julho de 2019.

O estudante poderá participar do Pibic na condição de bolsista e receber uma bolsa de R$ 400 por 12 meses ou como voluntário.

CRITÉRIOS – Para submeter projeto ao Pibic, o professor deve ter título de doutor ou de livre docente e ser vinculado à universidade. Já o estudante pode ser vinculado à UFPE ou a outra instituição, ser indicado pelo docente da UFPE e estar matriculado em curso de graduação. O aluno interessado em fazer iniciação científica deve procurar professores envolvidos com pesquisa nos departamentos do seu curso ou de sua área de interesse.

BENEFÍCIOS - Além do contato direto com pesquisas acadêmicas e o domínio do método científico, o que vai possibilitar ao aluno uma experiência mais completa na sua passagem pela graduação, o estudante que participa do programa pode, a depender do seu departamento, dispensar carga horária em disciplinas eletivas. A participação em iniciação científica também é considerada em concursos e seleções, a exemplo da pós-graduação.

O Pibic é um programa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) coordenado na UFPE pela Pró-reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq).

O estudante de outra instituição que for indicado por um professor da UFPE em um projeto de iniciação científica em resposta ao Edital Pibic 2018-2018 deve preencher e entregar o formulário de aluno externo (baixe em .doc ou .pdf), necessário para a criação do perfil do estudante no Siga, o sistema de informação e gestão acadêmica da UFPE. O estudante externo tem até o dia 2 de abril para trazer à Propesq o documento.

Dúvidas frequentes

Data da última modificação: 23/03/2018, 14:39