Histórico Histórico

O Grupo de Eletrônica de Potência e Acionamentos Elétricos (GEPAE) foi fundado no Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2001 pelo Professor Francisco de Assis dos Santos Neves com a missão de realizar pesquisa, desenvolvimento e inovação em eletrônica de potência e suas aplicações.

O GEPAE possui o compromisso de despertar o interesse dos alunos de graduação e pós para a pesquisa acadêmica nas áreas de sistemas fotovoltaicos, sistemas eólicos, qualidade de energia, sincronização com a rede, microrredes, projetos e controle de conversores de potência e desenvolvimento de técnicas de modulação por largura de pulsos.

 

Infraestrutura Infraestrutura

A infraestrutura do GEPAE tem crescido nos últimos anos, graças ao apoio de órgãos de fomento como CAPES, CNPq e Facepe, bem como de recursos oriundos de projetos de pesquisa e desenvolvimento realizado junto a empresas do setor elétrico (P&D Aneel).

O GEPAE dispõe de dois laboratórios principais. O laboratório computacional, com 20 estações de trabalho nos quais alunos de graduação, mestrado e doutorado podem realizar simulações computacionais e escrever textos científicos. Todos os membros do GEPAE possuem acesso on-line ao Portal de Periódicos da CAPES, além do banco de dados da IEEEXplore e Scopus. A UFPE também disponibiliza um conjunto de ferramentas Office para todos os estudantes vinculados aos cursos de graduação e pós-graduação. Todos os alunos de pós-graduação vinculados ao GEPAE possuem computadores individualizados, ligados em rede, cujas configurações são constantemente atualizadas.

O laboratório experimental possui cerca de 200 m2 de área construída onde estão dispostas oito bancadas horizontais, além de diversas bancadas verticais, para o desenvolvimento de plataformas experimentais. Ao longo de todo o laboratório experimental, há terminais de alimentação trifásicos 380V, 60Hz, além de tomadas monofásicas de uso geral e ponto de rede. O laboratório dispõe de diversos equipamentos para seus pesquisadores, incluindo: osciloscópios digitais Tektronics e Yokogawa, sistemas de prototipagem rápida (RCP) da dSPACE, máquinas de solda, fontes programáveis lineares e chaveadas c.c. e c.a., analisador de energia Fluke, fonte emuladora de painéis fotovoltaicos, conjuntos motores-geradores para emulação de sistemas eólicos, multímetros Fluke true RMS, varivolts monofásicos e trifásicos, kits DSP da Texas Instruments, inversores convecionais da Semikron, WEG e Siemens, além de conjuntos de cargas resistivas e indutivas para testes diversos.

O laboratório conta, também, com 24 painéis fotovoltaicos instalados sobre o teto do laboratório com uma potência disponível de 1,4 kW, projetado especialmente para pesquisas científicas na área de energia solar fotovoltaica. O sistema foi projetado para possibilitar a configuração de diferentes arranjos de conexões, que é interessante para testes de sistemas fotovoltaicos com configurações alternativas (série, paralelo, série-paralelo).

Desta forma, o grupo disponibiliza uma ampla infraestrutura adequada para seus alunos e pesquisadores, bem como para receber alunos e pesquisadores de outras instituições.

Números Números

Desde 2001, o GEPAE foi responsável por mais de 50 defesas de mestrado e doutorado, dezenas de projetos de pesquisa (Capes, CNPq e Facepe) e de de inovação tecnológica (P&D Aneel) e centenas de artigos em revistas e congressos nacionais e internacionais.

Atualmente, o GEPAE conta com 10 professores permanentes e mais de 30 alunos de graduação e pós-graduação vinculados às diversas áreas de pesquisa.