FAGES - Núcleo de Família, Gênero e Sexualidade FAGES - Núcleo de Família, Gênero e Sexualidade

O FAGES é um grupo multidisciplinar de pesquisadores, professores, profissionais e estudantes, dedicado à realização de discussão, pesquisa, ações, cursos, capacitações e assessorias que contribuem para o conhecimento e promovem os direitos múltiplos da população em relação a estes temas.
 

Como atividades o FAGES realiza:

Encontros: o núcleo organiza seminários e promove encontros mensais debatendo temas apresentados como pesquisas concluídas e em andamento e relatos sobre ações e experiências de membros do próprio grupo e de palestrantes convidados.

Pesquisas e Assessorias: o grupo faz pesquisas individuais e de grupo nas três linhas - família, gênero e sexualidade, com apoio de órgãos diversos realizando convênios, assessorias e outras prestações de serviços. Estas servem como base para apresentações, publicações e propostas de ações.

Publicações e Divulgações: FAGES edita a série "família e gênero" da revista Anthropológicas, do PPG em Antropologia da UFPE, com uma periodicidade anual prevista. Também colabora na edição de coletâneas temáticas, e preparou um livro de resumos de pesquisas e publicações dos membros de FAGES e folders informativos sobre as pesquisas. A produção de dissertações de mestrado é muito significativa, e a de doutorado está em expansão. Esta produção está disponibilizada no homepage de FAGES.

Cursos e Capacitações: o grupo participa em cursos de capacitação em família, gênero, cidadania, saúde, educação e sexualidade, e oferece uma série de outros cursos e oficinas para indivíduos e para instituições governamentais e particulares.

Articulação Interinstitucional: FAGES tem base no programa de antropologia da UFPE, e também atua no núcleo de saúde pública da UFPE. Os seus membros participam em conselhos federais e estaduais, na coordenação de associações e grupos temáticos diversos, e em áreas afins.