Visor de contenido web Visor de contenido web

 

                                              

El Programa de Posgrado en Matemática y Educación Tecnológica tiene como objetivo brindar a los estudiantes de posgrado un conocimiento profundo en el área de Matemática y Educación Tecnológica, que les permita alcanzar un alto nivel de competencia matemática y técnico-profesional y desarrollar una sólida e integral visión de la Educación Matemática y Tecnología.

O Edumatec tem como foco prioritário a educação matemática e tecnológica, baseado no desenvolvimento do ensino e da pesquisa a partir da relação entre educação, ciência e tecnologia, tomando os processos de ensino-aprendizagem nesta área como seu campo de inserção. A partir desta relação, os estudos se concentram na didática da matemática, na educação tecnológica e nos processos de ensino aprendizagem tanto na matemática como na ciência, tendo como base o conhecimento que aí se produz e seus desdobramentos para a educação da população.

O curso de Mestrado Acadêmico em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE foi homologado pelo CNE (Portaria MEC 458, DOU de 11/04/2008 – Parecer CES/CNE 28/2008,10/04/2008), tendo sua primeira turma iniciado em março de 2008. Em julho de 2014 foi aprovado o curso de Doutorado, tendo iniciado sua primeira turma em agosto do mesmo ano.

O Edumatec vem atendendo estudantes de diferentes regiões do país e, mais especificamente, a região nordeste, na qual existem poucos programas de Pós Graduação na área. Os estudantes apresentam perfis bem diferenciados, vindo de diferentes licenciaturas, da mesma forma que seu corpo docente também apresenta profissionais da Educação, Psicologia, Licenciados em Matemática, Filósofos entre outros, o que permite diferentes olhares sobre um mesmo objeto de estudo.

O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco tem como objetivo:

  1. Formar profissionais que atendam, quantitativa e qualitativamente, à expansão do ensino superior na área de Educação Matemática e Tecnológica;
  2. Preparar pesquisadores que desenvolvam pesquisa em Educação Matemática e Tecnológica;
  3. Colocar o mestrando e o doutorando em contato com novas tendências do ensino de matemática e do uso de tecnologias na educação;
  4. Formar profissionais que contribuam com a escola Básica e o Ensino Superior brasileiro.
  5. Intercâmbios com outras instituições de ensino e pesquisa no país e no exterior.

El Programa cuenta con 3 líneas de investigación:

  1. Didáctica de las Matemáticas – Modelización de fenómenos didácticos en el aula; estudio de los conocimientos movilizados por estudiantes y profesores en formación inicial o continua; educación rural; estudio de situaciones de enseñanza y aprendizaje relacionadas con los dominios de la geometría, cantidades y medidas, estadística, álgebra, números y operaciones.
  2. Educación Tecnológica – Evaluación, diseño y desarrollo de entornos virtuales y software para la enseñanza y el aprendizaje de Matemáticas; la Educación a Distancia como apoyo al aprendizaje colaborativo y en red; Cultura digital e inclusión social de docentes y estudiantes; Narrativas digitales y mediaciones interculturales.
  3. Procesos de Enseñanza-Aprendizaje en Educación Matemática: Investigación sobre el desarrollo sociopsicológico, sociocognitivo y epistemológico de los sujetos considerando el proceso de enseñanza-aprendizaje de las Matemáticas y las Ciencias en el ámbito de la educación infantil, los grados iniciales de la educación primaria y Educación de Adultos.

O Edumatec possui, ainda, 11 (onze) grupos de pesquisa registrados no CNPQ (listados na aba Grupos e pesquisa ou clicando neste link) os quais envolvem alunos do mestrado e doutorado, além de ex alunos e alunos de fora do Programa. Ressalta-se os inúmeros projetos de cooperação internacional efetivados por esses grupos de pesquisa