DAI - Diretoria de Avaliação Institucional
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A Avaliação In Loco é um dos pilares do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Essa avaliação externa tem como objetivo assegurar a qualidade dos cursos de graduação e das instituições de educação superior no Brasil.
O processo de avaliação é fundamental para o credenciamento e recredenciamento institucional, bem como para a autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação. As visitas in loco analisam aspectos estruturais, pedagógicos e de gestão, com base em instrumentos específicos definidos pelo Inep, fornecendo subsídios técnicos para decisões da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC) e promovendo a melhoria contínua da educação superior no país.
Na Universidade Federal de Pernambuco, a Avaliação In Loco é coordenada pela Diretoria de Avaliação Institucional, responsável por acompanhar todas as etapas do processo avaliativo e oferecer o suporte necessário às unidades acadêmicas envolvidas. A atuação da Diretoria se baseia nos documentos norteadores elaborados pelo Inep, como os Instrumentos de Avaliação Institucional Externa (IAIE) e os Instrumentos de Avaliação de Cursos de Graduação (IACG), garantindo a efetividade e a qualidade das avaliações.
- Lei Sinaes - https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm
- Portaria da Avaliação in loco virtual - https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-265-de-27-de-junho-de-2022-410723410
Em construção
As avaliações in loco, conduzidas após a instrução prévia do processo pela Secretaria de Regulação da Educação Superior do Ministério da Educação (Seres/MEC), são executadas com base em instrumentos específicos.
Os Instrumentos de Avaliação Institucional Externa fornecem suporte para os processos de credenciamento, recredenciamento e mudança no tipo de organização acadêmica. Por sua vez, os Instrumentos de Avaliação de Cursos de Graduação dão respaldo às decisões sobre autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação — nos níveis de tecnólogo, licenciatura e bacharelado — nas modalidades presencial e a distância.
Para os procedimentos de credenciamento, recredenciamento e transformação institucional, os avaliadores utilizam o instrumento como base para analisar cinco eixos, os quais abrangem as dez dimensões previstas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Já nos casos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos, o instrumento permite examinar três dimensões principais: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e tutorial, e as condições de infraestrutura.
- Solicitações Frequentes
- Modelos
- Guia de boas prática da avaliação in loco virtual
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