Curso de Enfermagem - Bacharelado (CCS)
O curso de Enfermagem habilita o estudante para desenvolver as funções: assistencial, administrativa e de pesquisa.
O currículo, voltado para a formação da Enfermagem enquanto prática social, propõe trabalhar competências para: assistir ao indivíduo, família, comunidade e grupos sociais, fundamentado numa metodologia científica sistematizada, instrumentalizando o aluno para atuar como membro ativo e efetivo da equipe, nos diversos níveis de assistência e em diferentes campos dos serviços de saúde; participar do processo decisório e implementar ações administrativas, em instituições de nível federal, estadual ou municipal, bem como em diferentes escalões da rede privada dos serviços de saúde; participar de entidades, ações e movimentos intrínsecos à área, que visem a melhoria das condições de vida da população e da profissão e, desenvolver pesquisas buscando construir o saber da profissão.
- Vinculação: Departamento de Enfermagem
- Localização do Curso: Centro de Ciências da Saúde
- Vagas oferecidas no Vestibular: 80 (40 na 1ª Entrada e 40 na 2ª Entrada)
- Turno(s): Manhã/Tarde
- Carga Horária: 4.500 horas
- Duração do Curso: Mínima - 10 semestres / Máxima – 16 semestres
O curso de Bacharelado em Enfermagem da UFPE foi criado pelo Decreto Estadual nº. 1702, de 25 de junho de 1947. Seu reconhecimento definitivo foi dado pelo Decreto-lei Federal nº 34539, de 10 de novembro de 1953. Em 1961, após oito anos de funcionamento, a Escola de Enfermagem foi transformada em estabelecimento Federal de Ensino, pela Lei Federal n3875, de 30 de janeiro de 1961, integrando a Universidade do Recife, como unidade autônoma subordinada diretamente à reitoria.
Atualmente o curso oferece 40 vagas por semestre, sendo crescente a sua procura, especialmente nos últimos cinco anos, alcançando nos exames vestibulares da Universidade uma média de 19,3 candidatos por vaga, colocando-se entre os cinco cursos mais concorridos.
Além do curso de bacharelado a UFPE oferece também o Curso de Licenciatura em Enfermagem juntamente com o Centro de Educação.
Formar o profissional qualificado para o exercício da Enfermagem com competências e habilidades que incluam os aspectos técnico-científicos, ético-políticos e sócio-educativos, assegurando a integralidade da atenção à saúde e a qualidade e humanização do atendimento prestado aos indivíduos, famílias e comunidades.
“Livre e solenemente, em presença de Deus e desta Assembléia, juro: dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade; respeitar a dignidade e os direitos da pessoa humana; exercer a Enfermagem com consciência e fidelidade; guardar os segredos que me forem confiados; respeitar a vida desde a concepção até depois da morte; não praticar atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica do ser humano; atuar junto à equipe de saúde para o alcance da melhoria do nível de vida da população; manter elevados os ideais da minha profissão, obedecendo aos preceitos da ética, da legalidade e da moral, honrando seu prestígio e suas tradições”.
Enfermeiro capaz de atuar nos diversos cenários de trabalho com os inúmeros olhares do saber, de forma humanizada, crítica e reflexiva, que atenda as necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde e assegure a integralidade e a qualidade do atendimento ao indivíduo família e comunidade.
- Atenção à saúde: o profissional enfermeiro deve assegurar que sua prática seja realizada de forma sistematizada, integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da autonomia, da ética/bioética e da humanização, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;
- Tomada de decisões: o trabalho do enfermeiro deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, do processo de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, o mesmo deve possuir competências e habilidades inerentes às atribuições do Enfermeiro para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas e na lei do exercício profissional;
- Comunicação: o enfermeiro deve ser acessível e manter a confidencialidade das informações a eles confiadas na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de tecnologia de comunicação e informação;
- Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, o enfermeiro deverá estar apto a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da equipe de trabalho e comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, criatividade, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
- Administração e gerenciamento: o enfermeiro deve estar apto a fazer o gerenciamento e administração do processo de trabalho dentro do princípio de gestão participativa, incluindo a gestão de pessoas e gestão da assistência de enfermagem, assim como dos recursos físicos e materiais e de informação, sendo capaz de atuar como empreendedor, gestor, empregador ou líder na equipe de saúde;
- Educação permanente: o enfermeiro deve ser capaz de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, deve aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.
- Instituições hospitalares gerais e especializadas, desenvolvendo a assistência curativa, assegurando a prevenção das complicações e seqüelas, bem com a recuperação do indivíduo em sua integralidade.
- Serviços de Saúde Pública, Unidades Básicas de Saúde na assistência, planejamento, execução, avaliação e gerenciamento dos serviços.
- Nos ambulatórios das Secretarias de Saúde do Estado e do Município e da rede particular, favorecendo a continuidade dos tratamentos.
- Nas instituições de ensino de Enfermagem, compreendendo a rede oficial (pública e privada), assegurando o processo de formação de recursos humanos nas diversas categorias da equipe de enfermagem ( nível técnico e superior).
- Centro de convivências e creches, favorecendo a manutenção da saúde da criança, adolescente e famílias.
- Instituições de longa permanência na atenção à saúde do idoso.
- Empresas em geral, assegurando a saúde do trabalhador.
- Organizações não governamentais, desenvolvendo o trabalho de enfermagem na assistência individual e coletivo das populações.
- Serviços de atendimento domiciliar, home care, garantindo a atenção à saúde do individuo e família.
- Clínicas de enfermagem, como profissional autônomo, em atividades assistenciais, consultoria, assessoria e auditoria, terapias alternativas.
- Pesquisa científica de enfermagem: elaboração, acompanhamento e realização de projetos, que vão direcionar a qualidade da prática profissional e da qualidade de vida da população.
O envelhecimento da população tende a aumentar a procura pelo especialista em saúde da terceira idade para atuar em hospitais, clínicas e casas de repouso ou como autônomo. Oncologia, hemodiálise, UTI, ortopedia e neurologia são áreas em franca expansão. O Programa Saúde da Família também tem criado postos de trabalho para os enfermeiros em todo o Brasil. Como a política de saúde do governo federal tem dado maior ênfase aos investimentos na prevenção de doenças (desnutrição, doenças sexualmente transmissíveis, tratamento de gestantes, hipertensão e outras), nos últimos anos, os formados têm atuado principalmente na área de promoção da saúde e na emergência.
É oferecida aos graduandos e graduados em enfermagem de forma opcional, desde que cumpridas as disciplinas específicas à formação do licenciado para o ensino profissionalizante em enfermagem. O curso é desenvolvido em parceria entre o Centro de Educação e o Departamento de Enfermagem.