Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE)

Asset Publisher Asset Publisher

Back

UFPE e Sebrae assinam acordo de cooperação para fomentar empreendedorismo

Evento foi realizado na sexta-feira (2), no Gabinete do Reitor

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Pernambuco (Sebrae-PE) firmaram, na sexta-feira (2), um acordo de cooperação técnica, científica e cultural com a finalidade de fomentar o empreendedorismo universitário, gerar empreendimentos inovadores e auxiliar a gestão dos mecanismos de geração de empreendimentos vinculados ao Ambiente Promotor de Inovação da UFPE.

Foto: Luíza Cabral Saraiva

Dirigentes das duas instituições buscam fortalecer parceria existente 

“Estamos muito felizes com esta oportunidade de fortalecer laços com o Sebrae-PE e a possibilidade de construir novas iniciativas. Precisaremos de apoios para o projeto amplo de ocupação do Edifício Celso Furtado”, afirmou o reitor Alfredo Gomes, referindo-se à instalação de iniciativas ligadas ao Polo Tecnológico e Criativo da UFPE (Polo Tec) na antiga sede da Sudene.

A solenidade organizada para a assinatura do documento pelo reitor Alfredo Gomes e pela diretora técnica do Sebrae-PE, Josiana Rocha, reuniu alguns representantes das duas partes do acordo no Gabinete do Reitor. O grupo conversou sobre projetos que estão sendo realizados na Universidade e temas como empregabilidade e aplicação do conhecimento gerado com as pesquisas acadêmicas no enfrentamento dos desafios que se apresentam para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.

Pela UFPE, participaram do encontro o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Pedro Carelli; o diretor de Inovação e Empreendedorismo, José Roberto Ferreira Guerra; a coordenadora substituta de Empreendedorismo e Incubação, Simone de Lira Almeida; a coordenadora de Propriedade Intelectual, Antonieta Lynch de Moraes; e o analista de Inovação Ederson Melo. Já o Sebrae também foi representado pelo diretor-superintendente Murilo Guerra e pelos analistas Maria da Conceição Moraes e Thiago Suruagy.

“A UFPE e o Sebrae têm uma colaboração fantástica há muitos anos. Vejo este acordo como uma renovação do trabalho que vinha sendo feito e que foi fundamental para o Polo Tec”, avaliou o pró-reitor Pedro Carelli.

O diretor José Roberto Ferreira Guerra completou: “Desde 2020, quando fizemos o lançamento dos primeiros editais, até hoje, quando vemos o amadurecimento do Polo Tec. O Sebrae esteve presente em todos os momentos. Este acordo consolida esta relação”.

TERMOS DO ACORDO – Com vigência de 60 meses a partir da data de assinatura do termo e recursos humanos e materiais custeados pelas duas partes do acordo, esta cooperação entre a UFPE e o Sebrae poderá ocorrer na forma de “intercâmbio de conhecimentos, experiências e informações técnico-científicas; desenvolvimento de cursos, programas, projetos e eventos de interesse comum, no campo do ensino, da pesquisa, inovação e extensão universitária; intercâmbio de técnicos e membros pertencentes às instituições para atuarem nas atividades acordadas; uso conjunto do auditório e laboratórios de ambas as instituições e outros espaços internos”.

À Universidade, caberá atuar como incubadora dos empreendimentos atendidos, vinculados por meio de editais do Polo Tec; articular junto à comunidade acadêmica atividades para formação de empreendedorismo; articular junto aos empreendedores vinculados ao Polo Tec a participação em atividades para suporte à formação de startups em conjunto com o Sebrae e realizar a gestão do programa de incubação da UFPE.

Ao Sebrae, caberá propor ações conjuntas que contribuam efetivamente com o objeto deste acordo; disponibilizar as metodologias desenvolvidas pelo Sebrae para o alcance do objeto deste acordo, conforme as normas de contratação; disponibilizar os técnicos da Unidade de Negócios Inovadores para contribuir com o objeto deste acordo; contribuir para a execução do programa de incubação da UFPE e contribuir para a conexão dos negócios graduados com seus mercados prioritários.

Date of last modification: 19/02/2024, 14:30

Web Content Display Web Content Display

José Roberto Ferreira Guerra
Diretor de Inovação e Empreendedorismo
Simone de Lira Almeida
Coordenadora de Empreendedorismo e Incubação
+55 (81) 3879-5861
Antonieta Lynch de Moraes
Coordenadora de Propriedade Intelectual
Geraldo Leite Maia Júnior
Coordenador Transferência de Tecnologia

Web Content Display Web Content Display

Geyce Petuba
Secretária /Assistente em Administração
Jôuldes Matos Duarte
Auxiliar em Administração
Júlio Vinícios Rocha
Assistente em Administração
Ana Carolina Borba
Assistente em Administração
Siddartha Gautamma
Assistente em Administração
Fanny V. de Paula
Administradora
Paulo Francisco Neto
Assistente em Administração
Suzanna Sandes
Analista de Tecnologia da Informação

cedida para outro órgão