News News

Back

UFPE define quantitativo de vagas, pesos e notas mínimas para o Processo Seletivo Sisu 2024

Serão oferecidas 7.012 vagas em 105 cursos presenciais de graduação, nos três campi da Universidade

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai ofertar 7.012 vagas em 105 cursos presenciais de graduação nos campi Recife, Caruaru e Vitória no Processo Seletivo UFPE | Sisu 2024. Além do quantitativo de vagas, a Universidade estabeleceu os pesos e notas mínimas para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 que serão utilizadas na seleção e reafirmou os critérios de inclusão regional para os candidatos que tenham cursado o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais em Pernambuco. As resoluções que tratam desses três assuntos foram aprovadas na reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) realizada no último dia 24. Elas foram publicadas no Boletim Oficial da UFPE n.º 183. 

Serão oferecidas 5.522 vagas para o Campus Recife; 1.060 para o Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru; e 430 vagas para o Centro Acadêmico de Vitória (CAV), em Vitória de Santo Antão. Metade das vagas será reservada para o sistema de cotas. Será assegurada a reserva de, no mínimo, uma vaga por curso aos candidatos de escola pública autodeclarados pretos, pardos e indígenas e às pessoas com deficiência (PcD).

Não participarão do Processo Seletivo UFPE | Sisu 2024 os cursos presenciais de Música/Canto – bacharelado, Música/Instrumento – bacharelado, Música/licenciatura, Dança/licenciatura, Intercultural Indígena/licenciatura e Letras-Língua Brasileira de Sinais Libras/licenciatura, que serão regidos por resolução específica. 

PESOS E NOTAS MÍNIMAS – Para efeito de classificação, a nota final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso na UFPE será obtida a partir da média ponderada das notas da prova objetiva e da redação, conforme os pesos de cada prova estabelecidos pela Universidade. Para cada curso oferecido pela UFPE, os candidatos serão classificados por ordem decrescente da nota final do Processo Seletivo UFPE | Sisu 2024. Será considerado eliminado do processo seletivo o candidato que obtiver, em qualquer prova, nota inferior à pontuação mínima definida pela Universidade.

INCLUSÃO REGIONAL – A UFPE reafirma o Argumento de Inclusão Regional para todos os cursos presenciais dos campi Vitória e Caruaru e também para o curso de Medicina do Campus Recife. A iniciativa tem como objetivo estimular o ingresso à Universidade dos estudantes que cursaram o Ensino Médio no Estado de Pernambuco.

Ele funcionará da seguinte forma: acréscimo de 10% à nota final do Enem para os candidatos aos cursos de Vitória e Caruaru que tenham cursado e concluído todo o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais localizadas nas mesorregiões do Agreste e Zona da Mata pernambucanos; acréscimo de 5% para os candidatos ao curso de Medicina do Campus Recife que tenham cursado e concluído todo o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais em Pernambuco e para os candidatos aos cursos de Vitória e Caruaru que tenham cursado e concluído, no mínimo, 2/3 do Ensino Médio em escolas regulares e presenciais das mesorregiões da Zona da Mata e do Agreste pernambucanos; e o acréscimo de 3% para os candidatos ao curso de Medicina do Campus Recife que tenham cursado, pelo menos, 2/3 do Ensino Médio em escolas regulares e presenciais do Estado.

O acréscimo terá efeito apenas classificatório, não sendo levado em conta na análise do atendimento de eventuais critérios eliminatórios. Os candidatos que forem possíveis beneficiários tanto do Argumento de Inclusão Regional como do Sistema de Cotas deverão optar, no ato da inscrição, por uma das ações afirmativas, não sendo permitida a aplicação cumulativa.

ABI ENGENHARIAS – A Área Básica de Ingresso (ABI) Engenharias, forma de entrada unificada em 11 cursos de Engenharia do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE no Campus Recife, não será ofertada no Sisu 2024. Dessa forma, os cursos que faziam parte desse grupo apresentarão suas vagas de forma específica aos candidatos, como uma opção direta, da mesma maneira que é feita pelos demais cursos da UFPE no momento da escolha no Sisu. A extinção da ABI Engenharias foi aprovada pela Câmara de Graduação e Ensino Básico (CGEB) da UFPE, no dia 12 de setembro deste ano

Date of last modification: 27/10/2023, 14:39